Entre os dias 15 e 16 de agosto, o Sistema Costa Norte de Comunicação ministrou oficinas para 176 professores da rede municipal de ensino. O objetivo foi ensinar os docentes a produzir minidocumentários, que é o tema da 12ª edição do projeto Costa Norte Escola. Desta vez, os alunos de 1º a 5º ano do ensino fundamental e, também, da educação infantil, que compreende alunos de até 6 anos, produzirão minidocumentários com o tema: A relação da água com escola.
O diretor do Sistema Costa Norte de Comunicação Roberto Zeidan realizou cinco oficinas explicativas sobre produção de conteúdo e roteiro e técnicas de captação de imagens. "Senti que pra eles vai ser um desafio muito grande, mas é só reordenar algumas tarefas que todo mundo já faz, como filmar um filho ou, às vezes, uma aula. Há professores excelentes e muito empenhados e, no geral, todos são super interessados", comemorou Zeidan.
O projeto será elaborado pelos alunos com o auxílio dos professores e um celular. As crianças poderão entrevistar pessoas ligadas ao tema e utilizar os subtemas: De onde vem a água que a escola consome?; Por onde a água passa e qual tratamento recebe?; Qual o destino da água após o uso?; Quantidade de água consumida pela escola e pela comunidade. Cada escola elaborará um vídeo único em nome dos alunos e professores.
Ganhadora de outras edições do Costa Norte Escola, a professora Cristina Zanella Caramelo, da Emef Delphino Stockler de Lima, aprovou o novo formato. "É uma corrida atrás do futuro, sempre. As crianças estão sempre um passinho à frente; acredito que vá dar certo", afirmou. A professora Gisele Santana, da EM Giusfredo Santini, está ansiosa, mas gostou do desafio. "Algumas professoras nas escolas têm mais jeito, mais facilidade; vão dando apoio para outras as que têm mais dificuldades, que é o meu caso, mas estamos muito felizes e vamos fazer o nosso melhor".
Já a professora Susana Felix Paes Correia Leite, da EM José de Oliveira, está acostumada a inovar em sala de aula. "Eu trabalho com fotografia com meus alunos e tento fazer com que eles sejam os protagonistas de seus trabalhos. Trabalhar esse tema na escola, tendo como produto final a produção de um minidocumentário pelos alunos, vai produzir um engajamento muito maior, visto que eles serão os protagonistas deste processo todo de aprendizagem".
O roteiro e as imagens captadas pelas escolas serão entregues por semana. A edição dos vídeos será feita pela equipe do Sistema Costa Norte de Comunicação e a divulgação será realizada por meio do site , canal do Youtube e página do Facebook do Sistema. As oficinas para os Núcleos de Educação Infantil Municipal (Neim) serão realizados entre 29 e 30 de agosto.
Confira o cronograma de entrega dos minidocumentários:
04/10 - Emeif Professora Cristina dos Santos
Emeif Hilda Strenger
11/10 - Emeif José Carlos Buzinaro
Emeif Professor Delphino Stockler de Lima
Emef Giusfredo Santini
18/10 - Emeif Nhembo 'e' a Porã
EM Genésio Sebastião dos Santos
Emef José Ignácio Hora
25/10 - Emeif Boraceia
EM José de Oliveira
Emeif Governador Mario Covas Júnior
01/11 - EM Jardim Vista Linda
Emeif Caiubura
Emeif Dr. José Ermírio de Moraes
Marina Aguiar
Foto: JCN
Comentários