Especialização com excelentes resultados em Prudente passa a atender demanda por especialistas nessa área na Baixada Santista
A pós em Medicina de Urgência e Emergência da Unoeste em Guarujá, no litoral paulista, recebe, pela primeira vez, pré-matrícula de graduados em medicina. A oferta atende demanda por especialistas nessa área na Baixada Santista e as inscrições têm início em abril; são 18 meses de duração.
No campus da universidade em Prudente de Moraes, interior de São Paulo, este ano será a 4ª turma consecutiva. Coordenadora reponsável na cidade do interior, a doutoranda da USP em Ciências da Reabilitação, professora Milena Colonhese Carmargo, divide a coordenação em Guarujá com o doutor em Fisiopatologia Médica pela Unicamp, Leonardo Fantinato Menegon.
A professora explica que em Prudente o interesse tem sido muito positivo, tanto por parte de médicos recém-formados quanto de profissionais que já atuam em plantões há algum tempo. Comenta que um dos principais atrativos do curso é a metodologia inovadora, que combina três estratégias de aprendizado: discussões de casos clínicos reais, treinamento prático e simulações clínicas em laboratório.
De acordo com a Unoeste, o campi de Prudente e Guarujá têm estruturas equivalentes para discussões de casos clínicos reais em Sala Interativa (Projeto Betha), o que possibilita o desenvolvimento da capacidade de análise de informações clínicas, raciocínio diagnóstico e tomada de decisão rápida.
O treinamento prático no Laboratório de Habilidades e Simulação (LHabSim) permite que os alunos aprimorem técnicas essenciais para a prática médica. As simulações também ocorrem no mesmo laboratório. São utilizados simuladores de alta fidelidade e pacientes simulados para consolidar o aprendizado em situações de urgência e emergência. Além disso, o curso inclui 40 horas de atividades práticas em plantões nas unidades de Pronto Atendimento da cidade.
O corpo docente é composto por professores de Guarujá, São Paulo e Baixada Santista. A coordenação garante suporte contínuo para professores e alunos. Cirurgião geral e do aparelho digestivo, o médico Diego Ferreira de Andrade Garcia é o professor responsável pela disciplina de Emergência na graduação em Medicina e por isso foi escolhido como referência da nova pós-graduação no campus Guarujá.
O médico Felipe Romão Hatisuka, que foi da 1ª Turma, diz que o curso proporciona habilidades e conhecimento para atuar em diversos cenários de atendimento ao paciente grave. "Temos a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em simulações realistas, reproduzindo os desafios do dia a dia das emergências médicas”, afirma.
A carga horária da especialização é de 360 horas, com aulas teóricas e práticas mensais às sextas-feiras das 14h às 22h e aos sábados das 8h às 18h. A pré-matrícula para a pós-graduação em Urgência e Emergência pode ser feita no site da universidade.