Formação busca provocar reflexão sobre discriminação, exclusão, preconceito e racismo
Em meio a uma escalada de casos de apologia ao nazismo, a ONG paulista Instituto Plataforma Brasil (IPB) lançou uma formação educativa gratuita sobre o surgimento do regime totalitário. “No mês de luta nacional e internacional contra o racismo, fascismo e antissemitismo, o lançamento traz questões como o contexto histórico, social e político do surgimento do nazismo, as ideias que embasaram as ações de discriminação, intolerância, aversão à diversidade e o genocídio para uma reflexão para os dias de hoje”, anunciou o Instituto nesta segunda (7).
O curso será promovido na Plataforma Anne Frank, desenvolvida pelo Instituto com apoio do Consulado Geral do Reino dos Países Baixos em São Paulo. A formação 'Anne Frank e seu tempo', disse a ONG, “busca dar instrumentos para educadores e jovens multiplicadores de todo o Brasil desenvolverem atividades educativas utilizando os materiais já disponíveis na plataforma , como ‘Quem foi Anne Frank, a ‘Linha do tempo’ e a visita virtual ao ‘Anexo Secreto’”.
A doutoranda em História Social pela UNESP e integrante do time de autores do curso, Lucia Chermont, disse que a formação é importante para fazer com que as pessoas reflitam que muitas das coisas que aconteceram – discriminação, exclusão, preconceito e racismo – ainda acontecem.
“Tudo que é construído pela humanidade pode ser desconstruído formando pessoas críticas que tenham esse alerta de ver e não ficar indiferente frente a determinadas situações", explica Lucia Chermont.
Online e gratuito, o curso parte da história de Anne Frank, da Segunda Guerra Mundial e do Holocausto para abordar temas relacionados ao preconceito, discriminação, igualdade de direitos, diversidade, democracia e cultura de paz.
O IPB, que representa oficialmente a Anne Frank House no Brasil , disse que já promoveu mais de 1800 atividades relativas ao curso em diversos estados, como exposições, palestras e círculos de diálogo. “O Programa Educativo Anne Frank”, disse o Instituto, “promove atividades educativas pontuais em todo o país, e oferece um plano de desenvolvimento continuado.
Conheça o Centro Anne Frank Educação
Comentários