Acordo entre instituto, prefeitura e Parque Tecnológico garante sede provisória e abre caminho para definir cursos junto à comunidade
A cidade de Santos, no litoral paulista, receberá nova unidade do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). O convênio para instalação do futuro campus foi assinado na segunda-feira (16), no Palácio José Bonifácio, e garante o uso provisório de dois andares do Parque Tecnológico, para iniciar as atividades da instituição.
A parceria entre IFSP, prefeitura e Parque Tecnológico tem validade de cinco anos. A expectativa é de que as obras de adequação comecem no próximo mês, permitindo que as aulas tenham início em 2026. Antes disso, o IFSP promoverá audiências públicas com a população para definir, de forma participativa, os cursos que serão oferecidos na cidade.
Durante o evento, o reitor Silmário Batista dos Santos elogiou o apoio do município. “É com imensa alegria que acabamos de assinar o termo de convênio para a implantação provisória do Campus Santos. Agradeço a toda a equipe da prefeitura, que tem feito esforços fantásticos”, declarou.
O prefeito Rogério Santos também celebrou o anúncio. “É uma parceria que nasce de um sonho e que agora começa a virar realidade”, afirmou. Para ele, o IFSP representa nova oportunidade de transformação para a juventude santista, unindo inclusão, inovação e desenvolvimento.
A assinatura oficial ocorreu após visita técnica feita em fevereiro, quando representantes do IFSP e da Secretaria de Patrimônio da União estiveram no Parque Tecnológico para avaliar o espaço. Eduardo Bittencourt, presidente do Parque Tecnológico, ressaltou a sintonia entre as instituições. “Será uma honra receber, mesmo que provisoriamente, o Campus Santos”, afirmou.
Maior Instituto Federal do país, o IFSP conta com mais de 70 mil estudantes e dezenas de unidades. A rede oferece cursos técnicos, de graduação e pós-graduação com foco em ciência, tecnologia e inovação. Cada unidade atende, em média, 1,4 mil alunos. Além de Santos, a cidade de São Vicente também discute a criação de um campus. Cubatão já conta com uma unidade desde 2001.