ATENÇÃO

Enem 2025 encerra inscrições nesta sexta (6); veja principais detalhes

Inscrições para a prova terminam às 23h59 (horário de Brasília); pagamento da taxa pode ser efetuado até o dia 11 de julho


Redação
Publicado em 06/06/2025, às 10h05

FacebookTwitterWhatsApp

enem-2025-encerra-inscricoes-nesta-sexta-6-veja-principais-detalhes
Exame segue com o formato tradicional de quatro provas objetivas (com 45 questões cada) e uma redação - Divulgação/Ministério da Educação

O prazo para inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 termina às 23h59 desta sexta-feira (6). Os candidatos devem se cadastrar exclusivamente pela Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável por todas as etapas do exame.

Mesmo os participantes que tiveram isenção da taxa ou justificativa de ausência aprovada para a edição de 2024 devem se inscrever novamente para confirmar a participação. Estudantes do 3º ano do ensino médio em escola pública, que tiveram os dados pré-preenchidos, também precisam acessar a plataforma e validar as informações.

Neste ano, o Enem volta a permitir a certificação do ensino médio para maiores de 18 anos que não concluíram essa etapa de ensino. Para isso, é necessário atingir pelo menos 450 pontos em cada área de conhecimento e 500 pontos na redação.

O exame também está aberto para participantes “treineiros” — jovens que ainda não concluiram o ensino médio em 2025 e desejam testar seus conhecimentos. Além disso, o período para solicitar atendimento especializado ou inclusão de nome social também se encerra nesta sexta-feira.

A taxa de inscrição é de R$ 85 e deve ser paga até 11 de junho. O boleto gerado pode ser quitado por Pix, cartão de crédito ou débito. Estão isentos automaticamente os estudantes concluintes do ensino médio em escola pública ou inscritos no CadÚnico, que utilizem o Enem para fins de certificação.

As provas ocorrerão nos dias 9 e 16 de novembro em todos os estados e no Distrito Federal. Apenas em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, a aplicação foi adiada para 30 de novembro e 7 de dezembro devido à realização da COP30. O exame segue com o formato tradicional: quatro provas objetivas (com 45 questões cada) e uma redação.

No primeiro dia, os candidatos terão 5h30 para responder às provas de redação, língua portuguesa, literatura e língua estrangeira (inglês ou espanhol). No segundo, o tempo será de 5h para as provas de matemática, química, física e biologia.

O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, utilizado por programas como o Sisu, Prouni e Fies. Para mais informações, acesse a Página do Participante no site do Enem.

Para mais conteúdos:

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!