Prazo segue até 6 de junho e o Inep alerta que as inscrições devem ser feitas exclusivamente pela Página do Participante
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 começam nesta segunda-feira (26) e estão previstas para encerrarem no dia 6 de junho. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela Página do Participante no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
O Inep reforça que inscrições feitas por plataformas não oficiais serão consideradas tentativas de fraude. A taxa de inscrição é de R$ 85 e poderá ser paga até 11 de junho por Pix, cartão, débito ou boleto bancário gerado no site. Conforme divulgado pelo governo federal, o exame será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, com reaplicação marcada para dezembro, em casos autorizados.
Neste ano, os alunos matriculados no 3º ano em escolas públicas já estão automaticamente pré-inscritos e têm isenção garantida da taxa. Basta acessar a Página do Participante, confirmar a inscrição e escolher entre a prova de inglês ou espanhol.
Além disso, os participantes com idade superior a 18 anos poderão novamente usar o Enem para obter o diploma de ensino médio, possibilidade que havia sido extinta em 2017. A aprovação exigirá, como antes, 450 pontos em cada área de conhecimento e pelo menos 500 na redação.
O Enem será aplicado em dois domingos consecutivos:
Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, com início das provas às 13h30 (horário de Brasília).
As provas reaplicadas estão previstas para os dias 16 e 17 de dezembro e são destinadas a candidatos que tiverem problemas logísticos ou de saúde comprovados durante os dias regulares de prova. Mais informações estarão disponíveis no edital do Enem 2025, previsto para ser publicado em edição extra do Diário Oficial da União.