LÁ VAI UMA CHALANA

Aula embarcada com passeio pelo manguezal está de volta em Bertioga

Projeto oferece aos estudantes uma experiência prática sobre a biodiversidade local; aula ao ar livre deve atender mais de mil alunos até maio

Eleni Nogueira
Publicado em 12/03/2025, às 16h44

FacebookTwitterWhatsApp
Crianças aprendem sobre as características do manguezal - Raphael Campos/CN
Crianças aprendem sobre as características do manguezal - Raphael Campos/CN

Oceano, Mata Atlântica e manguezal estão presentes na “sala de aula” nada convencional que, há 13 anos, encanta e educa crianças em Bertioga, no litoral de SP, o Barco Escola Arca do Saber, projeto pedagógico do município. E para a alegria dos estudantes, o Centro de Educação Ambiental (CEA) começou nesta semana o atendimento aos alunos do 5º ano da Rede Municipal de Educação, com a proposta de atender cerca de 1.100 alunos de 37 turmas até o mês de maio.

O roteiro No manguezal tem água, tem lama, tem vida e tem trama,  tema de estudo criado pela bióloga Mylene Lyra, oferece aos estudantes experiência prática sobre a biodiversidade local, na qual as crianças podem aprender sobre a importância da preservação ambiental e a história do município, em passeio pelo canal de Bertioga e rio Itapanhaú, com duração de duas horas. 

ave colhereiro
Ave colhereiro vista a partir da embarcação Barco Escola - Raphael Campos

A aula de história começa logo após a partida da embarcação, com a apresentação do Forte São João, construído em 1565, para proteger a entrada do canal de Bertioga, e importante marco do início da civilização do país, atualmente, concorrente a patrimônio mundial da humanidade, pela Unesco.  Do outro lado do canal, em Guarujá, são mostradas as ruínas do Forte São Felipe, da Armação das Baleias e da ermida de Santo Antônio de Guaibê,  com detalhes sobre  suas construções, importância histórica e curiosidades.

A embarcação, com capacidade para 37 pessoas, segue pelo canal em direção ao rio Itapanhaú, e é possível avistar a garça-moura, maior ave existente na região, e apreciar a linda plumagem rosa do colhereiro. Em uma das paradas, as crianças são convidadas a aprender os segredos de três árvores especiais: mangue-branco; mangue-preto e mangue-vermelho, cada qual com suas peculiaridades e que, juntas, formam o ecossistema do manguezal, que alimenta e abriga grande quantidade de animais marinhos, terrestres e aves, formando uma importante cadeia alimentar. 

O projeto Barco Escola, fruto de parceria entre as Secretarias de Educação e de Meio Ambiente, também atende universidades e escolas da Baixada Santista e Região Metropolitana de São Paulo. O agendamento é feito diretamente com a equipe de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente da prefeitura de Bertioga, por meio do endereço eletrônico [email protected] .

Para mais conteúdos:

Eleni Nogueira

Eleni Nogueira

Jornalista formada em Comunicação Social na Universidade Braz Cubas

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!