COMUNICAÇÃO

Alunos de escola de Bertioga visitam redação do Grupo Costa Norte e estúdios da TV Cultura Litoral

Visita da Escola Municipal Professora Cristina dos Santos aproximou estudantes dos bastidores da produção jornalística, no Grupo Costa Norte

Foto de alunos durante visita ao Sistema Costa Norte de Comunicação
Alunos da Escola Municipal Professora Cristina dos Santos conheceram a estrutura do Grupo Costa Norte e os estúdios da TV Cultura Litoral durante visita nesta terça-feira (20) - Geilton Junior


Alunos da Escola Municipal Professora Cristina dos Santos, de Bertioga, visitaram as dependências do Grupo Costa Norte e estúdios da TV Cultura Litoral e Vale nesta terça-feira (20). A atividade permitiu que os estudantes conhecessem de perto a estrutura de uma redação jornalística e os bastidores da produção de conteúdo para televisão.

A visita faz parte de um projeto desenvolvido pela escola, que ganhou força após a participação dos alunos em um concurso de jornal escolar. A iniciativa levou a turma a produzir o Jornal Cristinae também a explorar outros formatos de comunicação, como o podcast.

Segundo a diretora da unidade, Fátima Aparecida, o objetivo é ampliar o conhecimento dos estudantes sobre as etapas de produção de notícias e mostrar, na prática, como funciona o trabalho dos profissionais da comunicação.

Eles estão fazendo podcast, gostaram muito da apresentação do jornal, aí a gente trouxe aqui hoje para eles conhecerem ao vivo e a cores como é feito um jornal”, explicou.

Durante a visita, os alunos conheceram espaços de gravação, equipamentos e a estrutura utilizada na produção de conteúdo audiovisual. O contato com os estúdios despertou a curiosidade da turma, que pôde observar detalhes dos bastidores que nem sempre aparecem diante das câmeras.

O estudante Enzo Assunção da Silva, de 11 anos, destacou a experiência de conhecer os ambientes de produção.

Foto de Ana Sofia e Enzo Assunção nas dependências do Grupo Costa Norte
Ana Sofia e Enzo Assunção, da Escola Municipal Cristina dos Santos, de Bertioga, visitam o Grupo Costa Norte - Geilton Junior



Muito legal! Eu imaginei que era muito maior, só que está muito bom. Eu gostei muito desse espaço aqui.”, contou.

Ana Sofia, também de 11 anos, disse que se surpreendeu com a estrutura necessária para produzir um jornal e gravar conteúdos.

Eu achei incrível esse lugar. Eu achava que para fazer esse projeto inteiro, jornal, seria muito maior o local de gravar. Mas é muito perfeito quando fica na gravação”, afirmou.

Além do jornal escolar, o projeto inclui a produção de um podcast voltado à valorização das pessoas que fazem parte do cotidiano da escola. De acordo com Ana Sofia, a proposta foi mostrar o carinho presente na rotina escolar, com destaque para professoras, merendeiras, inspetores e outros integrantes da comunidade.

A estudante relatou que as entrevistas tiveram um significado especial para os participantes e emocionaram tanto os alunos quanto os profissionais entrevistados.



Foto de professora da Escola Cristina dos Santos, mostrando as dependências do Grupo Costa Norte
Professora e alunos da escola observando equipamentos do Grupo Costa Norte - Geilton Junior
Foi muito sensacional. Foi emocionante. A gente chorou. As professoras que a gente entrevistou, também choraram", lembrou.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!