FISIOTERAPIA

Fisioterapeuta do trabalho

Saúde, bem-estar e segurança na vida laboral.

Dr. Luiz Felipe Da Guarda
Publicado em 21/06/2021, às 13h46

FacebookTwitterWhatsApp
Reprodução / Internet
Reprodução / Internet

O fisioterapeuta do trabalho uma especialidade que fez aniversário esse mês foi oficializada, por meio da Resolução do COFFITO n°. 351, de 13 de junho de 2008 e a Resolução n°. 465, de 20 de maio de 2016. Reconhece a Especialidade Profissional de Fisioterapia do Trabalho. De acordo com o Art. 6º da Resolução do COFFITO.  A atuação do Fisioterapeuta do Trabalho se caracteriza pelo exercício profissional em todos os níveis de atenção à saúde, com ações de prevenção, promoção, proteção, rastreamento, educação, intervenção, recuperação e reabilitação do trabalhador.

Para manter a qualidade do trabalho, é preciso que o trabalhador esteja com a saúde em dia. É esse o propósito da fisioterapia do trabalho: prevenir, resgatar e manter a saúde do trabalhador. Para isso, aspectos como biomecânica, ergonomia, atividade física laboral, recuperação de queixas ou desconforto físico estão entre os elementos trabalhados pelo fisioterapeuta do trabalho.

A fim de evitar tais desconfortos dentro e fora do trabalho e assim proporcionar um maior desempenho e produtividade, além, é claro, do bem-estar, o fisioterapeuta deve avaliar, prevenir e tratar as lesões ocasionadas pelas atividades exercidas durante as horas de trabalho. Essa análise deve conter não apenas o profissional, mas tudo que envolve o seu ambiente de trabalho.

Atualmente, o fisioterapeuta do trabalho também é responsável por desenvolver programas que previnem acidentes, além de prestar, perícias, consultoria e realizar a readaptação do funcionário afastado que retorna ao trabalho. Durante a prevenção, é função dos fisioterapeutas incentivar os empregados a adquirir novos hábitos de vida e conquistar uma consciência corporal, gerando um bem estar físico e emocional no ambiente de trabalho.

A presença de um fisioterapeuta pode contribuir com a saúde física e funcional dos trabalhadores, identificando quais são os problemas relacionados à ergonomia através de uma avaliação detalhada do ambiente de trabalho.

E se pensarmos em como o ambiente de trabalho é interdisciplinar, o alinhamento entre o fisioterapeuta e os outros profissionais de saúde da empresa (como médicos e enfermeiros) potencializam as intervenções feitas na empresa, contribuindo cada vez mais com a segurança e saúde dos empregados.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!