Você sabe do que se trata esse documento, quais são suas vantagens e qual sua função no negócio?
Discutir a ética e boas práticas é essencial dentro dos ambientes organizacionais e contar com um código de conduta pode fazer toda a diferença dentro dos negócios.
Esses documentos adequam procedimentos e práticas internas e é essencial para guiar os comportamentos dos colaboradores e para manter a boa imagem empresarial o mais positiva possível.
Confira mais sobre o tema agora mesmo!
O que é código de conduta?
Uma empresa vai muito além de processos e procedimentos para criar produtos ou serviços e é preciso ter atenção em suas ações que refletem interna ou externamente, cuidar de suas pessoas e sua imagem.
Quando as organizações se guiam por posturas orientadas por valores morais e éticos, elas se tornam mais produtivas, estimulantes e motivadoras para todos que compõem o seu ambiente.
E é justamente por isso que um código de conduta é tão importante. Esse código, também conhecido como código de ética, é um conjunto de regras que define valores e orienta ações dos colaboradores de um negócio.
É no código de conduta que são divulgados filosofia, missão, visão e valores da empresa e ele é grande facilitador da difusão da cultura organizacional. Ou seja, através dele que são estabelecidas normas e condutas que a empresa assume como responsabilidade em diversas esferas, sejam éticas, sociais, ambientais e psicológicas.
Tal código deve estar disponível para todos colaboradores e parceiros, independente de seus setores. Ele deve ser apresentado desde o momento de admissão de um novo colaborador e ele precisa ser reforçado durante toda a jornada do funcionário.
Esse conjunto de regras deve conter orientações de conduta na empresa e abranger temas sociais, ambientais, assédio, bullying, desrespeito com a comunidade interna e externa, compliance e entre outros temas que sejam relevantes.
Quais os objetivos e benefícios do código de conduta?
O código de conduta é muito mais do que um documento que deve ser lido pelos colaboradores, mas deve servir como um guia sobre a forma correta de agir no meio de trabalho. Tal código tem diversos objetivos e vantagens, como:
Padroniza relacionamentos e melhora clima organizacional
Dentro de uma organização, as pessoas costumam seguir o comportamento e cultura de seus superiores e grupos. Portanto, ao ter códigos estabelecidos dentro de um negócio, bons ou maus comportamentos são mais facilmente identificados e replicados.
Um código de conduta define qual conduta é bem-vinda, guiando cada colaborador para seu cumprimento. Times que seguem regras e prezam pelo bom convívio, melhoram o clima organizacional e trabalham de forma mais harmoniosa.
Possibilita a percepção de desvio de conduta
Além de deixar claro as boas ações, o código de conduta evidencia mais facilmente atitudes que são condenadas e que devem ser combatidas para que os responsáveis possam ser devidamente punidos.
Ao ter um código estabelecido, as pessoas se sentem seguras para apontar falhas para que a empresa caminhe em sua moral e ética.
Melhora a imagem institucional
Ao ter um código de conduta e, evidentemente, segui-lo, a empresa demonstra às pessoas internas e externas que se preocupa com sua integridade e segurança, passando uma imagem de confiança e transparência.
Tal fato é essencial para seus relacionamentos e fortalece a imagem institucional do negócio.
Como criar um código de conduta?
Esse material de extrema importância deve ser criado em conjunto com RH e lideranças dos mais diferentes setores. Para que o documento se torne real, é importante criar um comitê para que os times possam se planejar estrategicamente e se debruçar sobre o assunto.
Ao definir conteúdos e tópicos que devem ser incluídos, é importante que a empresa conte com ajuda jurídica para avaliar a legalidade de suas regras. É importante que as regras sejam discutidas para que cada tópico seja verdadeiramente criado em conjunto e não sejam apenas imposições de alguns setores.
A partir disso, todas as relações esperadas ou condenadas devem estar previstas no código, que deve ser distribuído para todos os componentes da organização. A divulgação é parte crucial para que o código de conduta seja incorporado na empresa.
Existe um código de conduta na sua empresa? Ele é conhecido por todos? Aproveite que você sabe mais sobre o tema, proponha reuniões e olhe para essa parte tão importante do seu processo!
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