*Foto: JCN
A casa de leis da cidade trabalha com compromisso e seriedade para favorecer a sociedade local e colaborar com o desenvolvimento da nossa Bertioga” Capellini (PSD), presidente da Câmara Municipal de BertiogaDecisivo?
O ex-prefeito de Bertioga, Dr. Lairton (PR), uma liderança política e social consolidada na cidade, mesmo fora do poder público há mais de seis anos segue sendo um dos mais respeitados nomes da política do município. Dr. Lairton comprova nas comunidades e no cenário político local que mantém um expressivo número de eleitores fiéis, pessoas admiradoras do seu trabalho quando chefe do Executivo, que ao seu lado estão por razões de amizade e compromisso. O ex-prefeito segue sendo um agente político indispensável dentro de qualquer processo eleitoral que transcorra em Bertioga, e aguarda as diretrizes do PR e de sua cúpula partidária local para estabelecer projetos e metas para a disputa do próximo pleito municipal. Convites e conversações estão acontecendo com as frentes mais potencializadas da cidade, pois todos entendem que o apoio de Dr. Lairton e seu grupo partidário poderá ser decisivo para a conquista do comando do Poder Executivo nas eleições municipais 2016.
Decisivo!
O diretor executivo de governo da prefeitura de Bertioga, Miranda, segue se destacando por sua habilidade, experiência e por ser o responsável pelas articulações políticas da administração, visando o próximo pleito municipal. O comandante do governo está sempre atento, de olho nas conversações, observando passo a passo todos os movimentos de bastidores políticos da cidade. Miranda será decisivo na escolha de um nome, entre poucos prováveis que já se colocam à disposição, para se lançar candidato a prefeito nas eleições municipais de 2016, na tentativa de ser o sucessor no comando da prefeitura. Exímio articulador, Miranda ainda não aponta favoritismos no momento, porém, a expectativa no meio político é que ele escolherá com muita propriedade quem de fato estará credenciado a ser o candidato da situação para concorrer ao próximo pleito e obter êxito nas urnas em 2016.
Saiu na frente
Caio Matheus, presidente do PSDB de Bertioga, conquista a cada dia uma repercussão positiva junto à sociedade bertioguense sobre os seus trabalhos políticos realizados na cidade, focados para a disputa das eleições municipais 2016. Experiente e mais capacitado para tentar ser o próximo prefeito de Bertioga, Caio Matheus até agora segue liderando todas as pesquisas informais que acontecem pelo município sobre a intenção de voto para eleger o futuro comandante do Poder Executivo local. O presidente do PSDB valoriza a qualidade e importância de sua militância, mas garante que novos e expressivos nomes da política bertioguense estão chegando ao “ninho” e que oportunamente serão anunciados oficialmente e reforçarão a sua base partidária. Trabalhando com muito afinco, visitando comunidades, interagindo com os munícipes, Caio Matheus é o primeiro possível pré-candidato a prefeito de Bertioga anunciado para a disputa das próximas eleições municipais, prometendo dar muito trabalho aos seus oponentes, pois está determinado a ser o prefeito da cidade.
Permanece
O profissional liberal Gilberto Legal, que atua como consultor imobiliário em Bertioga, e possui um envolvimento sólido com o público evangélico local é um dos fortes nomes quando o momento político é de articulação e formação de grupos potencializados para a disputa de eleições municipais. Gilberto, que esteve cotado para reforçar outros partidos políticos integrantes da base do governo, e até mesmo sondado pela oposição, acabou permanecendo em sua atual legenda, o DEM. A liderança, que já participou direta e indiretamente de vários pleitos em Bertioga, comprovando sempre a sua boa aceitação popular, está muito bem focado em ser eleito vereador nas próximas eleições, em 2016. Para tal feito, iniciou um trabalho de marketing pessoal indireto, por meio de um criativo slogan, que já começa a ganhar projeção na cidade.
Operacional
Mais um personagem antigo da política da cidade, porém jovem, é Fabrício Bueno, conhecido também como Macuco, sempre atuante como assessor parlamentar de variados vereadores de Bertioga e natural agente de bastidores, fato que inclusive faz com muita qualidade, pode também ser mais um provável pré-candidato a vereador nas eleições 2016. Popular, experiente e conhecedor das causas públicas, Fabrício já foi sondado por algumas frentes partidárias e estuda convites que surgem dos variados grupos que já estão atuando rumo ao próximo pleito que ocorrerá no município. Macuco é um nome novo, mas com história no cenário político bertioguense, um fator determinante para a projeção de estratégias em localidades específicas de Bertioga, onde mantém de longa data um relacionamento estreito com as comunidades e suas lideranças sociais.
De volta ao cenário?
Outro nome que também passa a ser lembrado na política neste momento de especulação pré-eleitoral é Urbanito, conhecida liderança do bairro de Boraceia e detentor de um grande número de simpatizantes. Afastado do meio político da cidade, e focado em outros projetos pessoais, Urbanito mesmo a distância, se mantém como referência comunitária em seu reduto eleitoral, fato que já está provocando articulações no intuito de convencê-lo a participar do próximo pleito municipal. Com aceitação comprovada, ou seja, votos conquistados na urna, Urbanito faz parte de um grupo de agentes comunitários que ainda não se posicionou, mas que serão disputados entre as frentes partidárias locais. Ao que tudo indica, ela entrará efetivamente na mira de fortes grupos políticos de Bertioga que possuem ambições vitoriosas para as eleições municipais que se aproximam.
Mudança de casa
Com experiência política eleitoral obtida no pleito municipal anterior, em 2012, quando presidente do PPS, o advogado Rodrigo Campos anuncia a sua desfiliação da legenda após um longo período para somar forças ao Solidariedade (SD). Agora, com uma nova proposta de contribuir nos bastidores, formando estratégias em seu novo, mas muito conhecido grupo político, segue fiel a base do atual governo rumo às eleições municipais que serão realizadas no próximo ano. Rodrigo Campos conta com excelente relacionamento político com expressivas lideranças locais e estaduais de sua nova sigla, entre elas, o deputado estadual Gondin, que coincidentemente também deixou o PPS para adentrar o Solidariedade. A advogado chega para somar, porém, sem demonstrar interesse real em participar efetivamente do próximo pleito como candidato a vereador, fato ocorrido na eleição passada.
Foto do fato
Com o objetivo de proporcionar uma comemoração especial ao Dia do Professor, celebrado em 15 de outubro, o secretário municipal de Educação da prefeitura de Bertioga, contratou, por meio da sua respectiva pasta, o filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário Mário Sérgio Cortella, para dar uma palestra para os educadores da rede municipal de ensino. O evento foi realizado na quarta-feira, 14, no período vespertino, nas dependências do Ginásio do Sesc Bertioga, no Rio da Praia. O evento contou com a presença de um grande público, como autoridades da cidade, agentes políticos e sociais, educadores, entre outros. Esta pode ter sido uma das últimas ações efetivas do atual secretário à frente da pasta, pois o vereador licenciado Ivan de Carvalho (PSD) retornará mesmo à casa de leis de Bertioga já no início do mês de novembro. Ivan regressará à Câmara para participar, no exercício da titularidade do seu mandato, de importantes ações políticas de interesse social. Na foto, Ivan de Carvalho, acompanhado por sua esposa, Regiane Carvalho, celebrando ao lado do palestrante Mário Sérgio Cortella, o sucesso da realização promovida pela Secretaria Municipal de Educação, em homenagem ao Dia do Professor.
Comentários