PARLAMENTO

Sessões suspensas em Santos e Cubatão

Confira a coluna desta sexta-feira (12)

Danilo Martins e Thiago Dantas
Publicado em 12/04/2024, às 17h20

FacebookTwitterWhatsApp
Mortes de ex-vereadores causaram o cancelamento de sessões nas duas cidades da região - Reprodução TV Cultura Litoral
Mortes de ex-vereadores causaram o cancelamento de sessões nas duas cidades da região - Reprodução TV Cultura Litoral

Por decisão dos vereadores, a Câmara de Santos suspendeu a 19ª Sessão Ordinária, que seria realizada nesta quinta-feira (11). A sessão foi cancelada em razão do falecimento do ex-vereador Jorge Vieira da Silva Filho, o Carabina, ocorrido na noite da última terça-feira (9). O prefeito Rogério Santos (Republicanos) decretou luto oficial no município nos dias 9, 10 e 11. Antes de suspender a sessão, os vereadores observaram um minuto de silêncio em homenagem a Jorge Vieira, que atuou na Câmara de Santos por 16 anos. Ele enfrentava problemas de saúde desde janeiro e sofreu um AVC em fevereiro.

Histórico

Nascido em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, em agosto de 1949, Jorge Vieira mudou-se para Santos com a família em 1958. Como parlamentar, foi eleito em 2004 e, posteriormente, em 2015. Além da carreira política, Carabina foi estivador por mais de 30 anos e atuou como jogador de futebol nos antigos campos da várzea santista nos anos 1960, período que lhe rendeu o apelido.

Projeto social

Jorge fundou um projeto de escola de futebol sem fins lucrativos, que recebeu o apoio de nomes como Pelé e Dondinho. O objetivo do projeto era promover a atividade física, a disciplina e manter as crianças longe das ruas e das drogas.

Em Cubatão

A 10ª sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada na quarta-feira (10), foi encerrada antes do prazo regimental por deliberação do plenário devido ao falecimento do ex-vereador e ex-presidente do Legislativo Municipal Armando Campinas Reis, ocorrido no dia 9. A ordem do dia que seria discutida durante o encontro será apreciada na próxima sessão ordinária.

Filho da terra

Nascido em 31 de agosto de 1940 em Cubatão, Armando foi empresário, advogado e gestor público. Ele presidiu a Câmara Municipal nos biênios 1979-1980, 1980-1981 e 1987-1988. Ele também exerceu o cargo de assessor especial do Poder Executivo durante o governo de Ademário Oliveira (PSDB).

Família

Ele era companheiro de Marisa Monte Real Campinas, pai de três filhos - Armando Campinas Reis Júnior, Patrícia Campinas Reis e Ricardo Campinas Reis - e avô de três netos (Murilo Tenório Campinas, Melissa Tenório Campinas e Ricardo Campinas Gonçalves).

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!