Autarquia responsável pelo serviço suspende exames, consultas e cirurgias até o ano que vem
O Sindicato dos Professores Municipais de Cubatão (SINDPMC) e os servidores em geral receberam a informação, no começo desta semana, de que exames e consultas médicas pela Caixa de Previdência dos Servidores Municipais estão suspensos até o final do ano. Apenas pedidos para procedimentos considerados de urgência serão analisados. O Sindicato informou por nota, que questionou o Conselho da Caixa de Previdência - que acompanha a assistência médica (CACASM) - e soube que o mesmo não foi consultado sobre tal resolução. Segundo o sindicato, uma decisão arbitrária e prejudicial a todos os mutuários.
A Caixa de Previdência dos Servidores Municipais de Cubatão (CPSMC) anunciou a suspensão de exames e procedimentos não emergenciais a partir de 1º de agosto de 2024. Segundo comunicado emitido pela entidade, a medida visa readequar o modelo de atendimento devido ao impacto da pandemia e o aumento da demanda. Cirurgias eletivas também estão suspensas, sendo liberadas apenas as emergenciais e de urgência, com limite de uma por mês. A suspensão durará até janeiro de 2025, podendo ser revogada caso a situação financeira seja solucionada antecipadamente. A nota é assinada pelo superintendente da Caixa, Edson Carlos da Silva.
O SINDPMC vem alertando desde 2021 sobre a necessidade de aumento na contribuição patronal para sustento da autarquia que cuida da aposentadoria e da assistência médica do funcionalismo, pauta de todas as últimas campanhas salariais.
"Cobraremos a administração municipal para que antecipe o pagamento das prestações do empréstimo que o mesmo tem com a autarquia, e entraremos com ação judicial para barrar esta arbitrariedade", afirma a presidente do SindPMC", Paula D'Albuquerque.