Famílias estão recebendo cartas de cobrança da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), de taxas de ocupação que elas nem sabiam que tinham que pagar

A deputada estadual Solange Freitas (União Brasil) participou de uma reunião com representantes da SPU em Brasília. Na pauta, a parlamentar questionou a cobrança da taxa de ocupação que deve ser paga por moradores que vivem em áreas de marinha. O problema é que essas famílias compraram esses imóveis há anos, em alguns casos há décadas, e não sabiam dessa obrigação.

“A União só soube recentemente que esses imóveis na Náutica foram vendidos há anos para outras pessoas? Como é que essa pessoa ia pagar algo que ela não sabia, se a SPU não cobrou?”, questiona a parlamentar. “Ou a SPU estava cobrando as pessoas erradas, ou ficou anos sem cobrar do antigo dono e quando soube das vendas, começou a cobrar?”, desabafa.
Aline Ibrahim, diretora de Receitas Patrimoniais da SPU, disse que essas famílias receberão uma nova notificação para que possam pedir a isenção da taxa de ocupação. O benefício é previsto em uma Lei Federal que anula a cobrança para quem tem renda familiar igual ou inferior a cinco salários-mínimos.
“Só que o problema não para por aí. Esses moradores até podem conseguir a isenção, mas eles nem sabem ainda que vão ter uma multa pesada para pagar. Pela lei, quem compra imóvel em área da marinha tem até 60 dias para transferir o registro para o próprio nome. Quem não faz isso paga multa! E de novo eu pergunto: como eles saberiam disso? Um imóvel, por exemplo, que custa R$ 100 mil, a multa é em torno de R$ 5 mil. É um absurdo. Alguém errou nesse processo”, reforça a parlamentar.
Emerson Santos, Superintendente do Patrimônio da União no Estado de São Paulo, que também participou do encontro, disse que vai se reunir com a Advocacia Geral da União (AGU) para ver se há um meio de isentar os moradores dessa multa.
“Vou buscar uma solução para evitar essa injustiça que essas famílias estão sofrendo. A SPU alega que não cobrou antes porque não sabia sobre a mudança de proprietário. Mas essas famílias também não sabiam que tinham que pagar. Está tudo errado”, desabafou mais uma vez a deputada Solange Freitas.