FITNESS

Você sabe qual o melhor tecido para roupa de academia? Entenda!

Tecidos apresentam diferentes características quanto a durabilidade e absorção do suor.

Henrique
Publicado em 26/11/2020, às 16h35 - Atualizado em 27/11/2020, às 08h45

FacebookTwitterWhatsApp
Pixabay
Pixabay

Para praticar exercícios de maneira confortável, é preciso ter atenção ao tipo de tecido da roupa que você utiliza nesse momento. Afinal, ninguém quer exercitar o corpo passando por incômodos com uma roupa que não absorve bem suor ou tem pouca capacidade de transpiração.

Para quem pretende começar a academia e está à procura de roupas para praticar exercícios, saiba que o poliéster é uma opção agradável para esse objetivo. No entanto, há uma série de outros modelos que são recomendados para a malhação e prática esportiva em geral. Conheça mais sobre suas características a seguir.

Dry Fit

O dry fit, que pode ser traduzido como “caimento seco”, é um tecido que se destaca por ser leve e muito eficiente na liberação do suor. Por isso, ele é um dos principais tipos de tecidos utilizados em roupas para treino e nos uniformes dos atletas.

Esse material se faz presente nas mais variadas peças, como camisas, camisetas, bermudas e calças leggings. Os trajes também contam com uma boa diversidade quanto ao estilo, havendo modelos estampados, lisos ou que tenham pequenos furinhos, que colaboram ainda mais para dissipar o calor do corpo.

Poliamida

Se você pratica atividades intensas, como correr na esteira ou treinos funcionais, roupas feitas de poliamida são recomendadas para que você tenha o conforto necessário. Ela é flexível e sedosa, além de favorecer a mobilidade para a prática esportiva.

Peças nesse material também são muito úteis nos dias de calor intenso, sobretudo durante o verão. O tecido é muito utilizado em tops, bodies e calças leggings.

Poliéster

Uma opção mais em conta que a poliamida, o poliéster se caracteriza por ser durável, seguro e confortável. A sua durabilidade refere-se ao fato do tecido ser mais rígido e grosso, mas sem abrir mão do conforto. Ele ainda é prático e versátil, sendo indicado para a prática de exercícios intensos, como é o caso do crossfit.

Malha fria

Também conhecido como poliviscose, a malha fria é um tecido feito 67% de poliéster e 33% de viscose. O grande trunfo desse material é a sua praticidade e conforto, já que ele é leve e confortável e pode ser lavado com mais frequência, mas sem sofrer danos.

Inclusive, após a lavagem, não é necessário passar a roupa, uma vez que ele não amarrota e seca rapidamente de um dia para o outro. Portanto, as blusas desse tipo ainda têm a vantagem de serem de fácil manutenção.

Viscolycra

O fato da roupa poder se esticar e retornar ao tamanho normal, adaptando-se ao corpo, é uma das vantagens das peças feitas com viscolycra. Isso garante conforto na hora do treino, sem o receio de que a peça não se adapte ao seu corpo.

Outra vantagem é que esse gênero de tecido facilita a transpiração e circulação de ar. Leve e delicado, ele consegue dar uma sensação de refresco durante os exercícios, impedindo a sensação de abafamento. Por ser resistente ao sol e à água salgada, ele é uma ótima alternativa para a prática ao ar livre.

Energy

Considerado um tecido inteligente, o energy é composto por 90% de poliéster e 10% de elastano. Ele foi elaborado para a proteção contra raios UV, recomendado para quem praticar exercícios ao ar livre, além de ser resistente ao cloro e contar com uma secagem rápida.

Tactel

O tactel, um tecido 100% poliéster, é um dos mais recomendados para quem não deseja ficar molhado após os exercícios na água. Isso porque a grande vantagem desse modelo é a sua rápida secagem, impedindo que a pessoa fique encharcada por muito tempo.

Por isso, ele é mais comum em calções e shorts de banho. Porém, vale destacar que, enquanto não seca, a roupa pode ficar grudada no corpo, causando um breve incômodo para algumas pessoas.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!