VIAGEM

Viajar faz bem para a saúde

Veja os benefícios que as merecidas férias irão te trazer. Divirta-se e melhore a sua saúde mental!

Mateus
Publicado em 18/10/2021, às 14h29 - Atualizado às 17h31

FacebookTwitterWhatsApp
Unsplash
Unsplash

Quem mora nos grandes centros ou tem intensa rotina de trabalho sabe o quão estressante a vida pode ser. Acabamos entrando em um looping de produção que o mercado de trabalho exige, somos tragados pela agitação e demandas do dia a dia e esquecemos de cuidar de nós mesmos. Nesse sentido, buscamos compreender quais são os possíveis benefícios de fugir da rotina. Será que viajar faz bem para a saúde?

Você sabia que o Expedia Vacation Deprivation Study — pesquisa que analisa o comportamento de turistas nos Estados Unidos — ouviu respostas de norte-americanos para compreender de que maneira o descanso afeta a rotina? 81% dos americanos que viajam afirmam que isso altera de maneira positiva e significativa seu “bem-estar mental”. 

Sejam destinos incríveis ou mesmo uma pequena excursão perto de casa, o importante é apertar o botão de desligar por uns dias. Assim, dar uma pausa na rotina deve ser encarado como uma oportunidade de aliviar a pressão, respirar e sair do modo automático. 

De acordo com um estudo da Universidade de Cornell sobre o impacto das viagens na nossa vida, quanto mais longe formos, maior será a sensação de felicidade. Também, só o ato de se preparar para uma viagem gera benefícios e pode proporcionar maior bem-estar. 

Exemplo radical é o de Elizabeth Gilbert, jornalista que se tornou famosa após o lançamento de seu livro Comer, Rezar e Amar, que narra sua trajetória de viagens pela Europa e Ásia. A obra nasceu depois que a escritora decidiu sair de sua rotina e viajar durante 1 ano, passando por países como Itália, Índia e Bali. 

Nesse período, a autora do bestseller se reconectou consigo mesma e ainda viveu um romance. O livro logo fez sucesso e se transformou em filme, estrelado por Julia Roberts em 2010. 

Viu? Tirar alguns dias de folga pode, no mínimo, alterar o seu estado emocional e melhorar o seu humor. Você não precisa tirar um ano sabático como Elizabeth Gilbert, mas a mudança de ambiente por alguns dias já vai te fazer muito bem. Tendo isso em mente, listamos três razões para tirar uma folga, aproveitar o final de semana e viajar. Confira!

Conhecer outras culturas

Quando viajamos, seja para destinos nacionais ou internacionais, temos contato com outras culturas. Estamos expostos a comidas, pessoas e locais diferentes dos que conhecemos, aumentando o nosso repertório de conversação, amizades e estilos de vida. Isso também nos ajuda a compreender melhor o mundo ao nosso redor, além de praticar a empatia e o respeito aos mais diferentes grupos de pessoas. 

Vale, ainda, ressaltar que, além do descanso, estamos adquirindo novos conhecimentos, e o que aprendemos levamos para a vida.

Manter uma boa saúde 

Ter experiências prazerosas diminui a nossa pressão arterial, nos deixando mais calmos e relaxados. E como você já deve ter percebido, viagens podem proporcionar isso. 

Assim, sair da rotina, mesmo que para locais próximos de casa, acaba aumentando a sensação de relaxamento e felicidade. Isso pode reduzir as chances de desenvolvermos doenças, crises de ansiedade, depressão e até mesmo de ter um ataque cardíaco.

Oportunidade de se redescobrir 

Depois de tudo o que foi dito, chegamos à conclusão de que viajar efetivamente traz não somente boas memórias, mas uma série de benefícios mentais a longo prazo. 

Por isso, fique atento: desenvolver o hábito de sair da rotina pelo menos aos fins de semana pode mudar a sua vida para melhor. Afinal de contas, melhoramos o nosso humor e disposição para o retorno ao trabalho, nos tornando mais criativos, alegres e divertidos. 

Portanto, mesmo que seja uma pequena escapada, procure fazer algum tipo de excursão, passeio ou algo que te leve a algum lugar diferenciado. Acredite: os benefícios irão te surpreender!

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!