DICAS

Vai morar sozinho? Conheça os tipos de apartamento studio, loft, kitnet e JK

Se deseja comprar um apartamento mas está na dúvida sobre qual tipo é o mais adequado para você, confira as vantagens e riscos de cada um

Henrique
Publicado em 29/04/2021, às 11h49 - Atualizado às 11h58

FacebookTwitterWhatsApp
Pixabay
Pixabay

O desenvolvimento tecnológico vivido nas últimas décadas permitiu a criação de diferentes modelos de moradia, construção e decoração. Hoje, quem deseja adquirir um imóvel possui uma diversidade muito maior de imóveis em comparação às gerações anteriores.

Nesse contexto, é maior o desafio é entender as vantagens e riscos de cada tipo de apartamento. A mudança demográfica vista em muitos países, como é o caso do Brasil, nas últimas décadas impactou o mercado imobiliário e trouxe novas possibilidades que não eram cogitadas nas gerações anteriores.

Por isso, se você está buscando o apartamento ideal mas ainda não sabe qual é o modelo que mais atende às suas necessidades, confira algumas dicas sobre cada tipo e o que é preciso analisar antes de buscar financiamentos e fechar o negócio.

Studio

Esse tipo de apartamento é mais compacto, o que o torna bastante indicado para quem vai morar sozinho. Uma grande vantagem dos studios é o valor do imóvel, que costuma ser mais barato em comparação a outros tipos. O preço é um fator importante quando se pensa em um investimento duradouro, como moradia.

Um dos principais benefícios dos Studios é a sua ótima localização. Esse fato tem inúmeros impactos na vida de quem mora nele: redução do tempo de deslocamentos, proximidade de diversos comércios e locais de atividades culturais e boa oferta de transporte público. É por isso que esse tipo de moradia é mais procurado por estudantes e trabalhadores solteiros.

Por se tratar de um imóvel mais compacto, o studio exige bastante inteligência na hora de aproveitar bem os espaços. Quem mora em apartamentos pequenos sabe a necessidade de manter a organização do ambiente, pois pequenas bagunças acabam ocupando bastante espaço.

Para quem gosta de receber amigos e familiares em casa, esse modelo de imóvel pode não ser o mais recomendado, pois não acomoda os visitantes da forma mais aconchegante. Se você optar por um studio mesmo assim, é bom verificar se o condomínio possui espaços comuns como salão de festa, praças e churrasqueiras, pois isso ajuda a oferecer um espaço maior.

Loft

Hoje esse tipo de moradia é considerado luxuoso e geralmente está localizado em áreas centrais. Contudo, em sua origem, os lofts eram espaços industriais situados em áreas fora da cidade que haviam sido abandonadas e reutilizadas, principalmente por estudantes e artistas.

O loft tem pé-direito alto e não possui paredes, o que facilita muito a incidência de luz solar em seu interior, deixando-o mais alegre. Esse fator também confere uma maior sensação de amplitude e dá mais conforto a moradores e visitantes, além de tornar o espaço mais ventilado e fácil para limpar.

O morador não precisa sujeitar o loft a nenhum desenho pré-estabelecido, o que o torna bastante versátil. Dessa forma, o morador fica livre para adaptar cada espaço para os seus gostos e necessidades, criando ambientes inovadores e flexíveis.

Uma desvantagem do loft é o isolamento acústico reduzido, o que pode ser desafiador para quem divide a casa e precisa utilizar eletrodomésticos mais barulhentos, como batedeira, liquidificador, máquina de lavar etc. 

Outro aspecto problemático é a ausência de espaços fechados, que pode dar a sensação de falta de privacidade e facilitar o espalhamento de odores da cozinha pela habitação, exigindo a compra de um exaustor. Para quem gosta de manter a casa climatizada, o loft também pode não ser a melhor opção, pois, sem paredes, é mais difícil concentrar o ar condicionado em uma única área.

Kitnet

Este tipo de apartamento é bem compacto, com área entre 15 m² e 40 m², e costuma ser composto por apenas 3 cômodos: banheiro, cozinha e quarto. Algumas kitnets podem ter uma pequena área de serviço como anexo.

Suas principais vantagens são o preço reduzido de aluguel, IPTU e manutenção e a facilidade de limpar devido à área reduzida. Diferentemente dos lofts, as kitnets contêm paredes e oferecem mais privacidade e comodidade para seus moradores.

Contudo, a sua área reduzida pode ser uma desvantagem para quem precisa de espaços maiores, costuma receber amigos e familiares em casa e gosta de ter muitos móveis e objetos decorativos. A principal dica para viver bem em uma kitnet é selecionar bem o que colocar nela e deixá-la organizada.

JK

Este é um modelo de imóvel mais recente, sem paredes internas e com separação apenas para o banheiro. Por ser menor, o apartamento JK necessita de limpeza rápida e prática, sendo ótimo para quem vive sozinho e tem uma vida agitada, com pouco tempo para ficar em casa. 

Outra vantagem é que o financiamento dos apartamentos JK é mais fácil em comparação ao de outros tipos. Alguns desafios para quem opta por este modelo de moradia é a sensação de não ter privacidade e a necessidade de organização mais cuidadosa para que a bagunça não ocupe o apartamento.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!