DICAS

Tendências de sofá 2021 – Dicas para o Ano

Materiais resistentes e fáceis de limpar, cores contrastantes e almofadas são algumas das dicas.

Henrique
Publicado em 24/02/2021, às 15h18 - Atualizado em 25/02/2021, às 09h29

FacebookTwitterWhatsApp
Pixabay
Pixabay

Quando se pensa em uma casa, algumas das características que costumam vir à cabeça são aconchego e conforto. Para criar esse ambiente, alguns móveis são fundamentais, como o sofá — no qual os moradores e visitantes podem se reunir para assistir a um filme, ouvir música, conversar, beber drinks ou compartilhar uma refeição.

Por se tratar de um dos móveis mais usados de uma casa, o sofá merece atenção no que se refere à manutenção. Cada tecido exige cuidados que são indicados pelo fabricante do produto.

Além do conforto, duas das principais vantagens de um sofá são  limpeza e fácil manutenção. Por isso, se você está buscando um novo sofá para a sua casa, confira as principais tendências deste ano.

Medição

Antes de pesquisar qualquer modelo de sofá, é fundamental medir as dimensões da sala e definir as medidas máximas que o móvel poderá ter, a fim de garantir conforto e espaço de circulação na sala. Alguns especialistas sugerem que o espaço mínimo necessário para garantir uma boa circulação em torno do sofá seja de 70 centímetros.

Modelo e tecido

Um dos principais fatores a serem considerados na hora de comprar um sofá é analisar o modelo e o tecido de revestimento, já que cada um deles requer um determinado tipo de cuidado na hora de limpar.

Se conforto é a sua prioridade, o suede pode ser uma ótima opção. Além de cômodo ao toque, ele pode ser facilmente limpo. A única preocupação com o suede é a alta absorção de líquidos, por isso é preciso cuidado redobrado para não derramar líquidos sobre ele.  O tecido jacquard possui uma trama fechada, o que faz com que seja fácil mantê-lo limpo. Trata-se de um revestimento mais antigo, cujos desenhos são feitos justamente pelo processo de tecelagem.

O couro sintético é um tecido bastante procurado, especialmente por quem dispõe de um orçamento mais alto. Suas principais qualidades são a alta resistência e a durabilidade. 

Caso o seu orçamento seja mais baixo, a sarja pode ser uma boa opção.  Ela é resistente e anti alérgica, além de ser mais higiênica em comparação ao suede e ao chenille, afinal absorve menos líquidos que outros tipos de tecido. 

Para quem mora em regiões mais frias, o veludo é a melhor escolha para sofás, já que garante conforto e aconchego térmico. Contudo, esse tecido não é muito fácil de ser limpo e exige cuidado no caso de pets e crianças em casa. Um único fio puxado pode danificar toda a trama do tecido. 

Estilo

Como qualquer outro móvel, o sofá deve estar em harmonia com o estilo adotado na sala e na casa de modo geral. Após escolhidos modelo e tecido, é importante pensar na cor do móvel e os acessórios que serão colocados sobre ele.

Caso você goste de salas que transmitam uma sensação de calma e tranquilidade, prefira tonalidades mais frias como o azul, o roxo ou o cinza. Agora, se a ideia é deixar esse cômodo com um ar alegre e revitalizado, vale apostar em cores mais vibrantes, tais como o amarelo.

Escolha almofadas feitas do mesmo tecido do sofá e com cores compatíveis. Se você gosta de inovar na decoração, uma boa dica é apostar em cores contrastantes. Caso queira manter o sofá coberto por alguma peça, vale deixar algumas mantas sobre ele, já que elas garantem aconchego e contribuem para a decoração.

Escolhidos tamanho, modelo, tecido e cor, o passo final antes de fechar negócio é experimentar o sofá. O teste final mostrará se as recomendações dos vendedores e fabricantes são verdadeiras. Conforto e qualidade do material ficam à prova do cliente.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!