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Tendências de marketing para a Black Friday!

A Black Friday é um dos momentos mais oportunos para aumentar as vendas, e claro que algumas estratégias de marketing podem ajudar nesse processo. Venha conferir mais sobre o assunto!

Mateus
Publicado em 14/11/2023, às 11h00

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Anúncio Black Friday - Freepik
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A Black Friday é uma das datas mais esperadas pelos consumidores, e também pelos varejistas, pois tem tudo aquilo que as pessoas gostam: preços baixos e alto volume de vendas. A tradição de realizar a Black Friday foi importada dos Estados Unidos para o Brasil, basicamente o objetivo é reforçar as vendas de final de ano.

O evento costuma acontecer na última sexta-feira do mês de novembro, em 2023 será no dia 24. Porém, muitas lojas preferem criar promoções durante todo o mês de novembro para dar mais chances aos seus consumidores. 

Mesmo sendo um costume estrangeiro a Black Friday é muito esperada pelos brasileiros, pois foi introduzida no país em 2010 e se consolidou dois anos depois, atualmente é um sucesso de vendas, inclusive, o faturamento geral costuma ser bilionário

Por isso, é normal querer se atualizar e se informar sobre as tendências de marketing para o evento deste ano, especialmente sobre as vendas realizadas por meio digital. Se esse é o seu caso, continue a leitura para saber tudo que pode rolar na Black Friday 2023. Anote as dicas e se prepare! 

Como foi a Black 2022?

Para entender as novas tendências é preciso analisar como foi o desempenho da Black Friday no ano de 2022. 

De acordo com o estudo realizado pela Neotrust, o faturamento total do e-commerce no Brasil durante o período da Black Friday foi de R$6,1 bilhões, o valor representa uma queda de 28% em relação ao ano anterior. Alguns setores tiveram um aumento de vendas em comparação ao ano de 2021, observe abaixo: 

  • Games: 27,8%;
  • Alimentos e Bebidas: 13,8%;
  • Eletrônicos: 9,5%;
  • Casa e Decoração: 9%.

O resultado do faturamento da Black Friday de 2022 mostra um cenário estável, sem grandes aumentos, mas também com uma boa proporção de vendas. Para 2023 já existem algumas pesquisas em andamento. 

Segundo o relatório Black Friday 2023, realizado pela Olist, as categorias mais buscadas pelo público são eletrodomésticos, eletrônicos, moda e acessórios. Com isso, é possível perceber que os consumidores estão dispostos a gastar mais. Inclusive, ainda de acordo com a pesquisa, quase metade do público pretende gastar mais de R$500 na Black Friday.

Agora que você já entendeu sobre o contexto do ano passado e das projeções para 2023, vamos conhecer as tendências para a Black Friday. Continue a leitura! 

4 Tendências para a Black Friday 2023

Existem quatro tendências que vão ser muito utilizadas pelas agências de marketing nessa Black Friday, por isso é importante estar por dentro desse assunto. 

Aja com antecedência

O planejamento é tudo, é importante que o seu negócio esteja preparado para a Black Friday, isso quer dizer que os produtos devem estar em ordem, o site otimizado e os anúncios precisam estar prontos e condizentes com as suas ofertas. 

A última coisa que o consumidor quer é se sentir enganado em relação a preço ou promoção, por isso, evite erros com a precificação. É importante ter um plano para que os anúncios atinjam seu público-alvo, sendo assim, use as estratégias que costumam funcionar normalmente. 

Experiência do usuário

O segundo tópico é muito importante para conseguir conquistar a confiança dos consumidores e aumentar a vendas. A experiência de usuário é essencial para que o cliente compre no seu site, se tiver uma experiência ruim existem altas chances de abandono da compra. 

No caso da Black Friday, existem algumas questões sobre essa experiência que deve ser levada em conta, sendo elas: 

  • Entrega rápida: garantir uma entrega rápida e segura é um diferencial importante para se destacar na Black Friday. Sendo assim, oferecer frete grátis ou entregas no mesmo dia é uma boa forma de aumentar a satisfação dos clientes.
  • Formas de pagamento: ter opções variadas de pagamento é uma forma de mostrar que a sua empresa sabe se reinventar, além de deixar a vida do usuário mais prática. As transações on-line, como cartão de crédito, PIX e boleto bancário, são indispensáveis para atrair o seu público. 
  • Suporte ao cliente: o cliente precisa se sentir ouvido, por isso é essencial ter um bom sistema de suporte, tanto para resolver possíveis problemas, como para receber elogios.  

Ofertas personalizadas

Muitas vezes a personalização é a chave do negócio, sendo assim, nada melhor do que oferecer ofertas personalizadas. Ainda mais na Black Friday, pois muitas lojas estão focadas apenas em mostrar as promoções sem trazer um toque humanizado para as suas vendas. 

Nesse caso é possível contar com o auxílio das ferramentas de IA, que permitem personalizar as ofertas de acordo com as preferências de cada consumidor. Essa estratégia pode gerar um aumento no faturamento e também na satisfação do cliente. 

É possível oferecer descontos maiores para os clientes mais antigos, ou garantir preços especiais para clientes que estão pesquisando produtos semelhantes na internet. De qualquer forma, é uma maneira de mostrar para os clientes as suas promoções e também deixar claro que a empresa entende o consumidor. 

Live commerce

O live commerce é um evento virtual para aumentar as vendas, realizadas através de uma transmissão ao vivo, pode reunir figuras importantes, como artistas e influencers.

Realizar uma live commerce pode ser a estratégia ideal para se destacar. Pois, a live traz uma experiência de compra muito mais envolvente e interativa. 

Geralmente, esse programa conta com apresentadores para demonstrar o produto, mostrando todos os detalhes da peça, testando e destacando os pontos positivos. Além disso, os espectadores podem fazer perguntas para dúvidas e interagir diretamente com a marca.

Mais uma vez é possível perceber que o consumidor busca por uma experiência completa, além da compra. Por isso, é tão importante criar um vínculo com os seus consumidores. 

Conclusão

Com todas essas informações você vai estar bem informado e preparado para a Black Friday de 2023, lembre-se das nossas dicas, vale a pena implementá-las.

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