Sorriso gengival: entenda o caso

Confira mais sobre

Mateus
Publicado em 20/01/2023, às 11h57 - Atualizado às 13h44

FacebookTwitterWhatsApp
Freepik
Freepik

Popularmente conhecido como sorriso gengival, essa retração é uma condição na qual a gengiva sofre com uma redução ou encurtamento do seu volume. Essa situação acaba por deixar a raiz dentária exposta e pode ter ou não início por conta de doenças bucais.

Essa também acaba por ser uma questão estética que afeta muito a autoestima do paciente, por isso deve ser levada muito a sério, até porque além disso, existem doenças que podem se proliferar através dessa condição.

Portanto, ela possui no seu tratamento diferentes formas de atuação, sendo que cada uma delas depende de qual a situação bucal do paciente. E em algumas situações o que ocasionou a retração gengival no paciente. 

Todavia, as formas mais comuns de lidar é através dos enxertos gengivais, ou até mesmo de um aparelho invisível.

Vale mencionar que uma das áreas que auxiliam nesse tipo de caso são os dentistas especializados em periodontia, porém, eles costumam agir somente quando o sorriso gengival está atingindo parte da coroa dentária.

Ou seja, somente quando a coroa do dente que deveria estar exposta está encoberta pela gengiva que esses profissionais  atuam. Nesses casos, a realização de uma cirurgia acaba sendo inevitável, pois só ela irá fazer a remoção da faixa que cobre a coroa do dente.

O que causa o sorriso gengival?

Como dito anteriormente, existem diferentes causas para esse problema, e cabe somente ao ortodontista saber qual delas está afetando seus dentes e consequentemente atrapalhando sua saúde bucal. 

Porém, é possível citar alguns dos mais comuns problemas que estão relacionados com redução gengival. Dentre eles: 

  • Excesso de gengiva;
  • Dentes curtos;
  • Dentes que erupcionam em excesso;
  • Crescimento ósseo excessivo.

Apesar de todos serem considerados os mais comuns causadores, é possível que eles acabem aparecendo juntos, tornando necessário um tratamento em conjunto entre áreas da odontologia. 

Sendo assim, dos quatro acima, podemos dizer que o excesso de gengiva acaba sendo o mais comum de todos. Afinal, é nele em que são apresentados um inchaço gengival ou até mesmo o crescimento desproporcional dela.

O tratamento desse caso é feito através do ortodontista, e muitas vezes acabam sendo resolvidos com a ortodontia invisível.

Um ponto importante sobre essa causa é que se este for o único motivo para se ter um sorriso gengival, o ideal é que o periodontista realize uma cirurgia de correção, em que é retirada a faixa que cobre a coroa do dente.

Agora se o caso são dentes curtos, ou seja, quando existe um desgaste da coroa dentária, o tratamento indicado acaba sendo a restauração, que normalmente é aplicada ou nesses casos ou em dentes cariados.

Já dentes que erupcionam demais ou crescimento ósseo excessivo são casos específicos da ortodontia, o que muitas vezes, claro, dependendo da gravidade do caso, é viável o uso de alinhadores invisíveis

Como resolver essa condição?

A correção do sorriso gengival é feita através da ortodontia ou da periodontia, porém todo o processo é muito longo. 

Envolvendo também profissionais especializados em cirurgias plásticas na região bucal, além do cirurgião-dentista e dos já citados ortodontista e periodontista. 

Já no que se diz respeito a outras formas de tratamentos, podemos incluir o uso de uma prótese fixa ou mesmo a realização de uma gengivoplastia, que seria uma cirurgia mais completa, que abrange tanto a parte estética, quanto a saúde bucal.

Também é importante ressaltar que assim que identificado é extremamente necessário iniciar um tratamento, pois a condição de sorriso gengival facilita a exposição da boca a doenças como a gengivite e até mesmo a periodontite. 

Por isso, se for caso da sua condição comece a pensar em pesquisar sobre aparelho invisível preço ou até mesmo sobre as formas de lidar com seu problema. Também não se esqueça que quem dá o diagnóstico e a opção de tratamento é o ortodontista.

Vale a pena mencionar também que existem condições labiais que também acabam resultando na retração gengival. Isso é, pessoas que possuem lábios curtos ou uma musculatura labial hiperativa. 

Uma das maneiras de lidar com esses tipos de problemas é através da aplicação das substâncias botulínicas, o popularmente conhecido botox. 

Todavia, é importante que essa avaliação seja feita por um profissional de saúde bucal, pois é um processo perigoso quando feito por profissionais não especializados na área.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!