Software de CRM: o que ele pode fazer por suas vendas?

Entenda o que é um software de CRM, para que serve esse tipo de sistema, onde ele é útil nas empresas e principais recursos da ferramenta.

Mateus
Publicado em 25/07/2022, às 10h40 - Atualizado às 13h38

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Diariamente, as empresas lidam com um grande volume de dados que raramente consegue organizar para extrair informações relevantes para sua estratégia. É aí que entra o software de CRM.

Mas, afinal, o que é CRM e para que serve? A sigla significa Customer Relationship Management, em tradução, gestão de relacionamento com o cliente. Essa estratégia serve para organizar, analisar e unir informações sobre os clientes e identificar preferências que ajudem a personalizar a experiência com a marca. 

Porém, coletar e gerenciar dados manualmente dá bastante trabalho e exige muito tempo das equipes. Com a evolução das tecnologias digitais, esse processo foi automatizado por meio do desenvolvimento de sistemas que executam várias funções.

O software de CRM pode ajudar no marketing, nas vendas e no atendimento ao cliente. Continue a leitura e conheça mais sobre essa ferramenta e como ela pode melhorar os resultados do seu negócio. 

O que é software de CRM?

Um software de CRM é um sistema computacional que automatiza a organização das informações sobre cada cliente, desde os dados básicos (nome, profissão, empresa, telefone, etc.), reuniões até as conversas por e-mail com vendedores e as solicitações feitas ao suporte.

Saem os processos manuais e entram as ferramentas digitais que executam de forma muito mais rápida as tarefas, evitando a perda de tempo com atividades repetitivas.

Existem muitas opções de empresas provedoras de softwares de CRM, tanto de sistemas baseados na nuvem quanto em servidores locais.

Então, basta analisar as alternativas disponíveis, as funcionalidades, a rapidez da implementação e escolher a que melhor atende às necessidades da sua empresa.

Para que serve um sistema de CRM?

Um software de CRM serve como ferramenta de integração e gestão de dados de um negócio. Isso contribui para melhorar o trabalho de setores diferentes como marketing, vendas e atendimento ao cliente.

Dessa forma, as informações armazenadas na ferramenta e extraídas em forma de relatórios ajudam nas tomadas de decisão sobre as abordagens que serão utilizadas e também contribuem para melhorar a produtividade das equipes.

Além disso, cada área da empresa que utiliza o software de CRM passa a ter um banco de dados acessível e atualizado para conduzir relacionamentos de qualidade com os clientes.

Em quais setores o CRM é útil?

Agora que você já sabe o que é e para que serve o software que automatiza a gestão de relacionamento com o cliente, vamos falar dos setores em que essa ferramenta é útil.

CRM de vendas

O software de CRM de vendas é uma ferramenta estratégica para organizar as etapas do processo comercial, ajudando a acompanhar a jornada dos potenciais clientes, a identificar aqueles com maior potencial de conversão e a investir para fechar mais vendas.

Os vendedores conseguem fazer tarefas operacionais como gerenciar a lista de contatos, agendar reuniões e acompanhar o trabalho da equipe, já que as informações do sistema são compartilhadas por todos que têm acesso a ele.

Além disso, os gerentes também podem acompanhar a performance de cada vendedor distribuindo clientes, calculando as comissões e muito mais.

CRM de marketing

As informações do software de CRM também são úteis para o departamento de marketing, que precisa de dados sobre o perfil do cliente para alinhar as estratégias de comunicação e personalizar a abordagem das mensagens.

Além de mapear os perfis, o CRM de marketing ajuda a classificar leads, manter a interação nos canais de contato, nutrir os leads com conteúdos de acordo com a jornada de compra, etc. 

CRM de suporte

O software de CRM de suporte é muito utilizado em conjunto com o CRM de vendas, já que ambos ajudam a estabelecer um relacionamento próximo com o cliente, atendendo as solicitações com rapidez e proporcionando um contato de qualidade. 

Leia também >>> Melhor CRM de vendas: principais tipos e como escolher? 

Quais os principais recursos de um software CRM?

Os recursos do software de CRM atendem todo tipo de empresa, independentemente do segmento, tamanho e da complexidade da operação. 

Conheça as principais funcionalidades que vão ajudar a melhorar o desempenho das equipes: 

1. Cadastro de clientes

Uma das funcionalidades básicas do software de CRM é o cadastro de clientes. O cadastro digital centraliza todas as informações em um único lugar, evitando que esses dados sejam perdidos.

2. Definição do processo comercial

Com o software de CRM, é possível definir as etapas do processo comercial, desde a primeira abordagem, passando pela conversão de cliente até o relacionamento pós-venda. 

As ações que indicam o avanço de uma etapa para outra e como vai ser feito o follow up também pode ser configurado e salvo na plataforma.

3. Acompanhamento dos vendedores

Outro recurso do software de CRM é o acompanhamento do trabalho de cada vendedor. O sistema registra quantos atendimentos foram realizados, tipos de ofertas feitas, o feedback dos clientes e mais. 

Assim, o gestor pode avaliar os resultados alcançados com facilidade e dar feedbacks constantes para a equipe. 

4. Registro do histórico dos clientes

O software de CRM também registra todo o histórico dos clientes, permitindo que a equipe de atendimento ofereça sempre um atendimento de qualidade e personalizado, identificando rapidamente o cliente e tratando-o de maneira próxima.

5. Relatórios automáticos

Calcular indicadores e fazer relatórios manuais é um trabalho complexo que toma muito tempo das equipes. Com o software de CRM, é possível gerar relatórios gerenciais que vão mostrar o desempenho da equipe e facilitar as alterações ou melhorias na estratégia da empresa.

Prepare-se para usar o software de CRM

Quer eliminar de vez a rotina com planilhas e milhares de documentos espalhados nos computadores da empresa? Então, o software de CRM é a opção mais produtiva e eficiente para sua equipe.

Invista em uma boa pesquisa de mercado e escolha o sistema mais completo para suas operações. Bom trabalho!

Este artigo foi escrito por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM da Zendesk. Teste o Zendesk Sell gratuitamente e descubra como esta ferramenta pode melhorar sua prospecção e atendimento ao cliente.

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