De Tudo um Pouco

Sinais que podemos notar da falta de colágeno na pele

Pele seca e linhas de expressão são sinais da redução do colágeno em qualquer parte do corpo

Mateus
Publicado em 12/09/2023, às 16h15

FacebookTwitterWhatsApp
Pessoa cuidando da pele do rosto - Pexels
Pessoa cuidando da pele do rosto - Pexels

Com o avanço da idade, é natural ocorrer menor produção de colágeno pela pele. Assim, começam a surgir os primeiros sinais: as linhas de expressão e a sensação de pele ressecada por mais tempo. 

É exatamente por isso que pode ser recomendada a suplementação com colágeno, além do uso de produtos que ajudem a dar firmeza para a pele do corpo e do rosto. Confira quais são os principais sinais de pouco colágeno na pele.

Linhas de expressão e rugas

As linhas de expressão surgem principalmente por causa de um movimento excessivo, como enrugar a testa, mas podem ser resultado da falta de hidratação. São pequenos sinais de que a produção de colágeno está reduzindo.

As rugas surgem depois. São marcas que se aprofundam com o tempo e aparecem na região da testa, abaixo dos olhos e ao lado da boca — o famoso bigode chinês. O ideal é começar a cuidar quando ainda são linhas de expressão e aumentar os cuidados com a chegada das primeiras rugas.

Olhar com aparência cansada

Muitas pessoas se incomodam com as olheiras, principalmente porque esse olhar com aparência cansada fica mais visível pela manhã, após acordar. São pequenas bolsas logo abaixo dos olhos. No entanto, se você observar, esse olhar cansado permanece enquanto você está sem make.

Se você usa algum tratamento para olheiras, como colocar bolsas geladas na região, pode perceber que o inchaço diminui um pouco e a coloração das olheiras desaparece, mas ainda fica com a aparência cansada. Essa aparência pode vir acompanhada de rugas e linhas de expressão abaixo dos olhos.

Pele seca e desidratada

A pele mais seca e desidratada pode ter vários significados. Talvez você esteja tomando muito sol, não esteja bebendo líquidos o suficiente no dia a dia ou se esteja se esquecendo de usar um bom creme hidratante e protetor solar.

Primeiro verifique esses itens, passe o protetor e hidratante e tome bastante água, ao menos 2 litros por dia. Sua pele continuou seca? Pode ser um claro sinal da redução na produção de colágeno, um motivo para se manter alerta.

Bigode chinês

As primeiras regiões do rosto a apresentarem linhas de expressão são a testa, abaixo dos olhos e ao lado do sorriso, o conhecido bigode chinês. Este envolve rugas que surgem nas laterais da boca, indo da parte baixa do nariz até as bochechas.

O sinal mais perceptível do bigode chinês é a maquiagem craquelar na região, além de sombras indesejadas surgirem nessa parte do rosto. Alguns exercícios faciais ajudam a prevenir o surgimento do bigode chinês, assim como, posteriormente, a aplicação de Botox.

Dificuldade de cicatrização

Você se cortou e percebeu que o machucado demora para sarar, mesmo sendo algo simples? Pode ser um sinal de baixa de colágeno no seu organismo, ainda mais se estiver aliado a outras questões como pele ressecada e linhas de expressão.

Então, fique de olho nos seus machucados e comente isso com seu dermatologista ou médico de confiança para já iniciar uma suplementação com colágeno.

Perda de contorno facial

A flacidez é a principal responsável pela perda do contorno facial. Com a menor produção de colágeno, a pele fica mais flácida e ocorrem transformações no contorno do rosto.

A tendência é que fique mais quadrado ou arredondado, com as bochechas caídas, destacando ainda mais o bigode chinês. 

Mudanças na alimentação que podem ajudar

Como a redução de colágeno acontece naturalmente conforme a idade, é interessante mudar os hábitos alimentares desde jovem. Sendo assim, inclua em seu cardápio:

  • carne vermelha;
  • frango;
  • gelatina;
  • feijão;
  • lentilha;
  • caldo de ossos;
  • peixes;
  • ovos;
  • castanhas;
  • folhas verde-escuras;
  • aveia;
  • pimentões vermelhos;
  • tomates;
  • frutas cítricas e vermelhas;
  • alho.

Montando um prato variado e equilibrado, você consegue ingerir bastante colágeno em alimentos que influenciam essa produção.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!