PETS

Seu cachorro come cocô? Saiba o que fazer

Entenda porque você deve desencorajar o seu cão a fazer isso.

Henrique
Publicado em 16/03/2021, às 14h59 - Atualizado em 17/03/2021, às 08h43

FacebookTwitterWhatsApp
Pixabay
Pixabay

Alguns cães desenvolvem o desagradável hábito de comer fezes e, embora não haja nenhum tipo de comprovação científica, essa prática é mais comum em filhotes ou animais jovens, sobretudo fêmeas. Além disso, também é mais observada com mais frequência em animais de raça pequena, como Yorkshire, Lhasa-apso e Shih-tzu.

A ingestão de fezes é chamada de coprofagia e deve ser desencorajada pelo tutor do cachorro, uma vez que pode gerar alguns problemas para o bichinho, como transmissão de bactérias, vermes intestinais e agentes causadores de doenças que podem ser transmitidas aos humanos (zoonoses).

O protozoário giárdia é um exemplo. Ele afeta as funções intestinais do animal e o sintoma mais recorrente é a diarreia. Contudo, se o cão ingerir as próprias fezes, não há grandes problemas além desse se as vacinas estiverem em dia.

O que pode causar essa prática?

É importante observar se esse hábito estranho é resultado de outras questões de ordem comportamental ou física. Segundo especialistas, é necessário entender o motivo, analisar o ambiente onde o animal vive e fazer uma avaliação clínica a fim de averiguar se há alguma doença envolvida.

Os motivos podem ser diversos e estar relacionados entre si. Entre eles, algumas possibilidades são: estresse, má digestão, necessidade de chamar atenção ou mera curiosidade. Ainda segundo os especialistas, o cão que faz poucas refeições diárias chega até a ração com muita ansiedade — o que o leva comer muito depressa e, por esse motivo, a digestão não é bem feita.

Estudos já comprovaram que é melhor o animal se alimentar mais vezes ao dia (pelo menos três) com rações super premium, que possuem um teor maior de nutrientes. Uma outra causa apontada é o medo de ser repreendido pelo seu tutor por ter feito as necessidades no lugar errado. Na tentativa de esconder as fezes, o cão acaba ingerindo os excrementos. Nessa situação, o tutor não deve agir com violência contra o animal e sim usar produtos específicos que possam estimular o cão a fazer suas necessidades no local apropriado.

Também é bastante comum cadelas com filhotes apresentarem coprofagia, pois trata-se de uma forma de higienização. Elas ingerem a urina e as fezes dos filhotes para que possíveis predadores não sintam o cheiro — essa é uma herança ancestral dos lobos.

No entanto, de forma geral, antes mesmo de procurar ajuda de um veterinário é válido rever a higiene da casa. A coprofagia pode ser uma maneira de “limpar” o ambiente se ele estiver muito sujo ou se a ração estiver próxima de onde o cachorro faz as suas necessidades, pois os cães não gostam que haja urina e fezes próximas do local onde se alimenta ou dorme.

Afinal, como resolver o problema?

Diante de tantas possíveis causas, não é nada fácil alcançar um diagnóstico exato. Contudo, o tratamento costuma ser simples. O mais usual é feito por meio de medicamentos que agem no sistema digestivo do animal e modificam o sabor das fezes, tornando-o desagradável para os pets. A depender do caso, a ajuda de um adestrador pode ser necessária, assim como o aumento da prática de atividades físicas e outros estímulos.

Características gerais

Veja, a seguir, um resumo das possíveis causas da coprofagia e de como mudar esse comportamento do animal.

Possíveis causas

  • Estresse;
  • Necessidade de atenção;
  • Curiosidade;
  • Deficiência na produção de enzimas digestivas;
  • Verminoses;
  • Consumo de ração de qualidade ruim;
  • Realização de poucas refeições diária.

Como mudar esse comportamento

  • Uso de medicamento para alterar o sabor dos excrementos;
  • Acompanhamento de um adestrador;
  • Aumentar a distância entre o local das refeições e onde animal faz suas necessidades;
  • Durante os passeios, evitar que o cão tenha contato com fezes de outros animais.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!