Segmentos que mais crescem no Brasil

Saiba quais setores econômicos vivem um momento de prosperidade.

Henrique Gear SEO
Publicado em 21/07/2020, às 07h35 - Atualizado em 24/08/2020, às 00h18

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Reprodução/Internet
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Antes de começar um novo negócio, é preciso conhecer o mercado em que ele se encontra. Além disso, estudar o cenário econômico brasileiro é essencial para obter sucesso. Afinal, existem segmentos que vivem um momento próspero, enquanto outros pedem cautela. 

Mesmo que você pretenda trabalhar com um para ajudar na gestão, o estudo de mercado vai ajudá-lo muito. Conheça, agora, os segmentos que mais cresceram no Brasil nos dois últimos anos:

Franquias on-line

As franquias sempre foram consideradas um bom negócio. Nelas, você abre uma loja de uma marca já conhecida, assim, fica mais fácil conquistar clientes, principalmente, quando escolhe uma rede que ainda não existia em sua cidade.

Agora, uma nova modalidade está em alta: as franquias on-line. Não é preciso espaço físico e o investimento inicial é inferior. Existem vários setores em que é possível atuar, além disso, o serviço é feito em casa. 

Alimentação natural

A procura por alimentos saudáveis, inclusive, os focados nas pessoas que seguem dietas veganas ou vegetarianas, também vem crescendo significativamente. 

Uma pesquisa feita pelo G1, em 2018, mostrou que 55% dos entrevistados não se consideravam vegetarianos, mas estariam dispostos a consumir mais alimentos que não têm ingredientes de origem animal.

A tendência de levar uma vida mais saudável também é responsável pelo crescimento do setor. Além dos veganos e vegetarianos, existem as pessoas alérgicas e com intolerâncias alimentares, que buscam produtos específicos, livres de glúten e lactose.

Vale comentar que até quem não possui nenhum tipo de restrição alimentar acabou se interessando pelos produtos funcionais, que também fazem parte da alimentação saudável e natural.

Cosméticos

Um mercado que nunca para de crescer é o de cosméticos. Mesmo no período em que a economia vive instabilidades, os consumidores não abrem mão de comprar produtos de beleza.

O Brasil é o terceiro país que mais consome produtos de estética e beleza. A tendência é que o segmento continue em alta. Produtos com matéria-prima natural, à base de óleos e plantas, despertam cada vez mais interesse.

Inclusive, uma pesquisa feita pelo Sebrae mostra que 41% da população brasileira já dá preferência pelos cosméticos desse tipo.

Apps e jogos

O celular é um companheiro inseparável da maior parte da população brasileira. Então, quem deseja investir no lançamento de aplicativos e jogos consegue bons resultados.

Além dos apps para celular, outra área que vem ganhando espaço é a de aplicativos de chatbots, muito usados pelas empresas para dar início a uma conversa com seus clientes.

Por outro lado, os jogos podem ser destinados tanto para computadores, quanto para os smartphones. Com o aumento do número de pessoas com acesso à internet direto de seus celulares, é natural que o interesse pelos produtos acabe crescendo.

Produtos artesanais

Outro mercado que vem se destacando é o de produtos artesanais. Hoje, as pessoas têm voltado a dar prioridade a algo exclusivo, diferenciado e personalizado, ou seja, feito exclusivamente para elas. 

Assim, os produtos em escala industrial vêm perdendo espaço aos poucos. Essa produção manual se destaque em vários setores, não somente no da moda e vestuário, mas também no alimentício.

A preferência pode estar relacionada ao interesse do consumidor em conhecer quem está por trás daquele produto e de todas as suas etapas de produção.

Um exemplo do setor de alimentos e bebidas que também se encaixa em produtos artesanais são as cervejas. Muitas microcervejarias estão surgindo e fazendo sucesso ao oferecer chopes e cervejas diferenciados.

Sobre as cervejas artesanais, aliás, existem dados da Abracerva (Associação Brasileira de Cerveja Artesanal) que mostram que o mercado teve um crescimento médio de 35% desde o ano de 2018. A explicação está na inclusão das microcervejarias no Simples Nacional.

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