CONFIRA

Saiba qual é a finalidade do Cadastro Positivo

Conheça mais sobre o serviço

Mateus
Publicado em 25/10/2021, às 14h42 - Atualizado em 26/10/2021, às 12h36

FacebookTwitterWhatsApp
Pixabay
Pixabay

Todo mundo sabe que pagar as dívidas em dia ajuda a manter um bom score de crédito, e também colabora com o histórico de pagamentos no Cadastro Positivo. Mas, você sabe como funciona e o que é o Cadastro Positivo?

Se você não conhece bem essa modalidade e gostaria de entender como ela funciona, como pode ser boa para manter seu score alto, aumentando sua pontuação nas agências de crédito, acompanhe com a gente o texto!

O que é o Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo nada mais é do que uma forma estabelecida pela Lei 12.414/2011, para que as empresas nas quais você solicita crédito confiram como é o seu histórico de consumo e comportamento na hora de pagar suas faturas e dívidas.

Para que o Cadastro Positivo seja mais eficiente do que as outras formas de cadastro e registro de crédito, com ele, a empresa que virá a oferecer o crédito, não tem acesso apenas ao que você deixou de pagar, mas também pode observar as contas que estão em seu nome e foram pagas em dia, dentro da conformidade. Ou seja, a empresa credora vê tanto o que você pagou quanto o que você ainda não pagou. Essa análise e seus dados são extremamente importantes, já que é por meio deles que o seu score de crédito é calculado.

Entenda como funciona o Cadastro Positivo

Quando optamos por ingressar no Cadastro Positivo, qualquer financiamento, valores e parcelas, são automaticamente registradas em nosso CPF, assim como acontece com o pagamento de nossas contas essenciais. Aceitando o Cadastro Positivo, todas as informações sobre o pagamento de compromissos serão cadastradas, podendo desta forma ajudar no seu score de crédito.

O Cadastro Positivo surgiu com a Lei 12.414/2011, que permite a inclusão dos adimplementos (pagamentos honrados antes do vencimento) no histórico financeiro dos cidadãos e empresas do país. Com isso, contas essenciais como água, luz e aluguel, e também pagamentos do cartão de crédito, parcelas de empréstimos ou financiamentos pontuam positivamente o score de crédito.

No início, o cadastro e inclusão no Cadastro Positivo era opcional, mas passou a ser automática para qualquer cidadão que possua algum tipo de financiamento, empréstimo, ou ainda que tenha o seu CPF ligado às contas essenciais de consumo. Portanto, se você paga os seus boletos em dia, automaticamente está participando do Cadastro Positivo.

Agora que você sabe mais sobre como funciona o Cadastro Positivo e como isso pode impactar sua educação financeira, ficou mais fácil limpar o nome na praça, certo? Aproveite as dicas e consuma de forma consciente!

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!