Saiba quais as principais diferenças entre espumante e Champagne, e qual o melhor

Confira algumas dicas

Mateus
Publicado em 02/08/2022, às 10h39 - Atualizado em 03/08/2022, às 13h31

FacebookTwitterWhatsApp
Pexels
Pexels

Será que espumante e Champagne tem diferença? Adiantamos a resposta para você: sim, há diferenças. Mas como saber qual é o melhor? Neste caso, você precisa degustar as duas bebidas com um Kit Champagne Personalizado para poder escolher a melhor dentre elas.

Sendo assim, neste artigo você vai descobrir quais as principais diferenças entre espumante e Champagne, e qual é o melhor entre elas.

Principais diferenças entre espumante e Champagne

Para começar a discussão, todo champagne é um espumante, mas nem todo espumante é um champagne. Mas calma. Sabemos que você quer usar logo seu Kit Champagne Personalizado. Então, veja abaixo quais são as diferenças entre eles.

O espumante sofre duas fermentações naturais. A primeira acontece com todos os vinhos, transformando o açúcar da uva em álcool. Já a segunda produz a efervescência, que resulta nas famosas borbulhas. 

Esse segundo processo ocorre em tanques de aço inox pressurizados (método charmat) ou na própria garrafa (método champenoise). As borbulhas, chamadas de perlage, são bolhas de dióxido de carbono e quanto menores e em maior quantidade, melhor é considerado o espumante. 

No entanto, a principal diferença entre espumante e Champagne é que só pode levar esse nome quando é produzido na região de Champagne, no nordeste da França. Além disso, é preciso utilizar, obrigatoriamente, uvas chardonnay, pinot noir e pinot meunier em sua produção e obedecer a outros requisitos. 

Esta determinação foi estabelecida em 1927 e é considerada uma DOC, ou Dominação de Origem Controlada.

Um fato interessante é que uma vinícola do Rio Grande do Sul tem autorização para usar o termo champagne. Trata-se da Peterlongo, que tem permissão para manter a denominação em seus rótulos desde os anos 1970. Isso ocorreu porque a bebida começou a ser produzida na vinícola antes da regulamentação.

Métodos de produção

Como apresentamos acima, todo champagne é um espumante, mas nem todo espumante é um champagne. Ambos passam por dois processos de fermentações naturais. Veja abaixo como isso ocorre.

Champenoise Ou Tradicional

O método champenoise ou tradicional ocorre dentro da garrafa. No caso do champagne, a bebida pode passar por um processo de envelhecimento por um período de 15 meses a três anos. 

Já para as bebidas produzidas em outras regiões, esse período varia de acordo com as vinícolas e o produto final. Esses espumantes costumam ter mais estrutura no paladar e aromas de fermento e brioche.

Charmat

O método charmat foi criado na França e é realizado em grandes tanques de

aço inox, chamados de autoclave. Após esse processo, o líquido é filtrado e engarrafado. Como resultado, esses espumantes são mais leves e frescos.

Asti

O método asti possui apenas uma fermentação e é específico da região do Piemonte, na Itália. Só pode ser considerado Asti quando produzido na área determinada, assim como o champagne Além disso, a produção deve ser com a uva moscato que apresenta um paladar adocicado. No Brasil, esse processo origina o famoso espumante moscatel.

Espumante e Champagne: qual é o melhor?

Tanto o espumante  quanto o Champagne são vinhos do tipo espumante. A diferença entre eles é a fermentação. Os vinhos Asti apresentam gás, 

Já a fermentação dos espumantes Charmat ocorre em tanques de aço inox, onde são produzidas as as bolhas características da bebida.

E o champenoise, ou tradicional, é espumante criado na cidade de Champagne, na França, e sua segunda fermentação ocorre diretamente nas garrafas, o que acentua o seu aroma.

Diante disso, não um melhor do que ooutro. É preciso usar um Kit Champagne Personalizado e experimentar todos eles. Assim, você poderá escolher aquele que se adequa melhor ao seu paladar.

Conclusão

Vimos neste artigo que todo champagne é um espumante, mas o contrário não é verdadeiro. Além da diferença quanto a região de produção, que no caso do Champagne é específica a uma região de mesmo nome, também há o processo de fabricação e outras diretrizes.

Mas para descobrir qual é o melhor entre o espumante e o champagne, você precisa recorrer à degustação para conhecer o que cai melhor em seu paladar.

Na hora de degustar seu espumante ou champagne, não esqueça de utilizar um Kit Champagne Personalizado e tenha uma experiência ainda mais incrível.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!