Saiba como organizar suas ferramentas

Confira as opções de como manter o local das ferramentas organizado

Mateus
Publicado em 10/03/2023, às 12h03 - Atualizado às 13h46

FacebookTwitterWhatsApp
Pexels
Pexels

Trabalha em oficina ou possui muitas ferramentas em casa? Saiba que um ambiente limpo e organizado contribui para o andamento das atividades, sejam elas em qualquer área, pois saber a localização exata de cada objeto, diminui a perda de tempo e aumenta a produtividade. 

Para aqueles que procuram dicas de organização de ferramentas como compressor de ar, martelo, chaves de fenda, entre outras, basta acompanhar as dicas que separamos aqui!

Ferramentas: vantagens ao organizá-las

Quem coleciona ferramentas seja para trabalho ou para uso pessoal, sabe que elas têm um custo um pouco elevado, não é verdade? Por isso, não há nada melhor do que reservar um lugar certo para ela, além de poupar seu dinheiro investindo em uma nova, evita o estresse em ter que procurá-la e outras vantagens como:

  • otimização do tempo de serviço;
  • conservação do estado das ferramentas;
  • evita que ela oxidem;
  • facilidade em transportar as ferramentas armazenadas em maletas;
  • organização no ambiente de trabalho;
  • mais espaço para a realização das tarefas.

Assim, os primeiros passos a serem tomados antes de começar a sua organização, é definir um lugar especialmente para elas. Após isso, divida em categorias como elétricas, manuais, parafusos, pregos, chaves, alicate e assim por diante. Avalie o estado de conservação das ferramentas, aquelas que não estiverem mais adequadas para uso, basta descartar. Por último, mas não menos importante, crie o hábito de manter tudo limpo e organizado. 

5 dicas de organização das ferramentas

Ao organizar suas ferramentas, você torna o local apropriado para realizar os serviços com mais agilidade. Além disso, facilita na identificação do item que precisa ser comprado novamente e qual deve ser descartado. Dessa forma, veja as opções de como armazená-las:

1 - Tipos de Painéis

Perfurado ou pegboard

Bastante conhecida por chapa perfurada de eucatex ou xapadur perfurado, essa é uma ótima alternativa caso queira deixá-las na parede penduradas por ganchos, cestas ou potes. Assim, elas ficam mais visíveis e rápidas de serem localizadas.

Perfurado metálico

Com uma grade metálica pode ser feito um painel mais resistente, que aguentará as ferramentas mais pesadas ou uma grande quantidade. Para elaborar esse modelo, utilize uma placa de metal perfurado ou um aramado.

Painel de madeira

Se tiver restos de madeira em casa e desejar economizar, utilize materiais disponíveis como ripas, pallets, placas de MDF, até mesmo portas velhas para criar um painel de ferramentas com o auxílio de pregos ou ganchos para pendurá-las. Esse modelo vai deixar sua decoração mais rústica.

2 - Maletas

Se você tem poucas ferramentas ou precisa fazer serviços visitando casas, uma forma de se organizar é utilizando as maletas. Elas são práticas e ocupam pouco espaço. Além de serem fáceis de transportar. No mercado são comercializados diversos tamanhos e materiais mais rígidos como o de alumínio e ferro, bem como os mais leves fabricados em plástico.

3 - Caixas organizadoras

Outro modelo que não ocupa muito espaço no local, são as caixas organizadoras. Opte por aquelas da cor transparente, pois vai favorecer a visualização das ferramentas dentro delas, mas para ajudar na agilidade de localização, não esqueça de etiquetar as caixas, colocando o nome em cada categoria.

4 - Prateleiras

Se possuir um espaço pequeno, use as paredes e faça prateleiras. Elas deixam as ferramentas visíveis ao alcance das suas mãos. Além de economizar, as prateleiras podem ser aproveitadas para colocar as caixas organizadoras em cima delas, assim, suas ferramentas não ficarão no chão.

5 - Potes de vidro e de plástico

Para itens pequenos como pregos, arruelas, porcas, buchas e outros, recicle potes de maionese, palmito, para armazenar os objetos que são fáceis de perder, evitando que fiquem espalhados pelo chão. Desse modo, você previne possíveis acidentes com peças pontiagudas.

Portanto, escolha a opção que seja mais apropriada para o seu caso. Lembre-se que a organização das ferramentas otimiza seu tempo e aumenta a vida útil delas. Para que tudo fique mais arrumado, seja em casa ou na oficina, não hesite em etiquetá-las, pois assim todas as pessoas vão conseguir localizá-las rapidamente.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!