DICAS

Saiba como lidar com a ansiedade e o estresse de fim de ano

Confira as dicas para se acalmar

Mateus
Publicado em 01/12/2021, às 10h07 - Atualizado às 11h29

FacebookTwitterWhatsApp
Pexels
Pexels

O final de ano nem sempre é sinônimo de ânimo festivo, dar e receber presentes e aproveitar as festas. Muitas pessoas sofrem com ansiedade e estresse nesse período. Tudo por conta da correria.

Há muitas atividades em um curto espaço de tempo: amigo secreto, confraternizações, compras, viagens e outras tarefas que exigem tempo e disponibilidade. Além disso, existe a preocupação financeira para arcar com todos os custos do final de ano.

Com tanta demanda, o cansaço bate. Em alguns casos há sentimento de fracasso. Isso pode ser um gatilho para a ansiedade e o estresse. Não é à toa que muitas pessoas procuram por Teste de TDAH online nessa época. No entanto, confira algumas dicas para lidar com a ansiedade e o estresse de fim de ano.

1 - Acolha seus sentimentos

A ansiedade é um sentimento normal que requer acolhimento. Ele é natural do ser humano. A ansiedade faz parte do seu instinto de proteção que dispara para deixar o cérebro mais ligado em situações de estresse ou perigo.

No final do ano, há muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo. São prazos profissionais ou acadêmicos para cumprir, mais custos, festas com bastante gente, entre outros.

É normal ficar mais ansioso e estressado. Se você tem consciência de que é um período passageiro e seus sintomas de estresse e ansiedade são normais com relação à realidade do fim de ano, será mais fácil passar por tudo com menos prejuízo para sua saúde mental e emocional.

2 - Faça uma lista das conquistas de 2021

Na nossa cultura é tradicional fazer uma lista com objetivos ou sonhos para o novo ano. No entanto, enumerar coisas futuras pode trazer mais ansiedade.

Por isso, faça a tarefa oposta. Faça uma lista de todas as conquistas de 2021. Podem ser conquistas de todas as áreas, surpresas que fizeram seu ano melhor e planos que deram certo.

Colocar tudo no papel é importante, já que isso vai propiciar um momento de alegria e distrair a mente do estresse e da ansiedade. Não esqueça de colocar as duas doses de vacinas contra a COVID-19 que você tomou.

3 - Tenha foco no presente

Viver apenas com foco no futuro ou no passado causa mais ansiedade e estresse. Por isso, tenha foco nas coisas boas que o final do ano traz. Podem ser férias merecidas, o 13º salário, presentes, festividades, uma viagem há muito tempo planejada, entre outros.

Há muita coisa para focar no presente em um final de ano. Por isso, não fique preso em preocupações, frustrações e medos. Foque no que está acontecendo de bom.

4 - Lembre que é apenas um período

A vida não precisa mudar porque de repente é novembro, dezembro ou janeiro do novo ano. Ou seja, toda essa agitação vai passar e levar embora o estresse e a ansiedade juntos.

Continue lidando com a vida como se fosse um período comum. Atente-se às atividades cotidianas e só marque compromissos que não vão além de seus limites e capacidades.

Dessa forma, você será capaz de desfrutar cada momento, se colocar na cabeça que é só um período mais agitado do ano. Lembrar que você já passou por isso durante anos também ajuda a equilibrar a ansiedade e o estresse. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!