Comportamento

Saiba como desenvolver ações criativas na sua rotina

Para além do aspecto natural, o desenvolvimento da criatividade é um exercício que pode ser aprimorado diariamente

Henrique Gear SEO
Publicado em 31/03/2020, às 11h16 - Atualizado em 23/08/2020, às 22h26

FacebookTwitterWhatsApp
Banco de Imagens
Banco de Imagens

Muitas pessoas acreditam que para desenvolver ações criativas elas precisam de um dom: o da criatividade. Mas, esse conceito está equivocado, uma vez que a criatividade pode ser alcançada por todos nós, desde que se possa desenvolvê-la e despertá-la.

O desenvolvimento diário da criatividade, te permite um crescimento pessoal e profissional significativo. Seja trabalhando em atividades mais limitadas ou na criação de algo, como , é essencial tirar a mente da “zona de conforto”.

No post de hoje, vamos tratar justamente sobre isso: o que é criatividade e como desenvolver ações criativas em sua rotina.

Ficou interessado(a)? Então, acompanhe a leitura rumo ao mundo criativo!

Primeiro, o que é criatividade?

Como mencionamos anteriormente, a criatividade não é um dom, mas sim uma habilidade do ser humano, ligada à capacidade de invenção, inovação e construção de algo novo.

Nesse sentido, assim como qualquer competência, é possível despertar a criatividade e aplicar ações criativas em nossa rotina.

A capacidade criativa está atrelada à capacidade analítica, ou seja, saber analisar e filtrar qual a melhor ideia durante um brainstorm (chuva de ideias, quando colocamos no papel todas as nossas sugestões) e executá-la. 

Um exemplo simples e prático: para um designer de , ter uma mente criativa significa ter maiores possibilidades ao desenvolver uma nova mobília.

Vale dizer que a criatividade também parte de experiências anteriores. Quer dizer, é necessário ter um repertório amplo e uma capacidade de recorrer a processos criativos anteriores, para criar algo novo.

Mas, como desenvolver esse potencial criativo?

Para te ajudar nessa busca, separamos algumas dicas abaixo. Confira!

3 dicas para desenvolver ações criativas na sua rotina

Uma das maiores causas da falta de criatividade é a falta de estímulos. Por conta disso, se quisermos desenvolver ações criativas, precisamos buscar formas de fomentar essa habilidade, em atitudes simples.

Veja a seguir alguns estímulos que podem ser usados para aumentar a sua criatividade.

1. Mude a sua forma de pensar

De acordo com o sociólogo e psicólogo Graham Wallas, existem quatro fases para o surgimento de uma ideia:

Preparação: estudo introdutório acerca de um tema;

Incubação: tempo de formulação da ideia;

Iluminação: quando a ideia chega à consciência;

Verificação: checamos se a ideia é realmente boa.

Na prática, vamos imaginar que temos a intenção de colocar em nossa casa um . Esse pode ser o primeiro insight, ou seja, a preparação.

Depois, vamos maturar essa ideia em nossa cabeça, até que ela chegue à nossa consciência, para então verificarmos se temos espaço para o painel, como ele pode ajudar na decoração da casa, entre outros fatores.

Mas, para que isso ocorra, é preciso um processo.

Assim, para que essas ideias ocorram com mais frequência e de forma mais criativa, é necessário sair da zona de conforto e mudar nossa forma de pensar, permitindo ousar mais para inovar ainda mais.

2. Busque novos conhecimentos

Uma boa ideia, para ser aplicável, precisa de conhecimento. Portanto, nada melhor para o desenvolvimento de ações criativas na sua rotina do que buscar novas formas de aprender algo e conhecer novos conteúdos.

Você pode, por exemplo, ler mais. A leitura é uma grande amiga da criatividade e pode te dar várias ideias acerca de um tema.

Se você quer um novo modelo de , pode buscar as tendências de revistas de moda para confeccionar peças diferentes e ousadas.

Lembre-se que todo conhecimento é válido!

3. Saia da sua zona de conforto

Sabemos que, em muitos casos, é necessário permanecer na zona de conforto por questões de sobrevivência. Mas, se você pode sair dela, que tal arriscar mais um pouco?Por exemplo, você já se candidatou para uma vaga de emprego que não é a sua especialidade? Se não, está na hora de buscar novas formas de aprendizado e, assim, aprender novas habilidades e desenvolver a criatividade.

Algumas vezes, até pequenas ações do dia a dia podem ser ótimas para sair da zona de conforto - pegar um novo caminho para o trabalho, mudar a forma como você faz os afazeres domésticos, iniciar um novo esporte, ouvir outros estilos de música, etc.

Saiba que quanto mais você estimula o seu cérebro a fazer coisas diferentes, mais criativo você se torna!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!