Saiba como aumentar as vendas do seu negócio e-commerce

Como trazer sucesso para seu e-commerce

Henrique
Publicado em 25/05/2021, às 13h47 - Atualizado em 26/05/2021, às 10h33

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Já não é segredo para ninguém como marcar presença na internet e investir em um e-commerce é fundamental para uma marca. O que nem todo mundo sabe é como aumentar as vendas de um negócio digital.

De fato, após o ano de 2020 a realidade digital cresceu e muito em todos os países do mundo. Segundo pesquisas da  Ebit|Nielsen, o cenário chegou a curvas de quase 30% de aumento, o que nunca se verificou antes.

Mesmo sem pesquisas e levantamentos, basta buscar algo como mesas de aço inox industrial, que é uma solução nichado e de indústria, para verificar centenas ou mesmo milhares de resultados, muitos deles com geolocalização e facilidades para comprar.

Neste sentido, o cenário mundial só fez acelerar uma realidade que já vinha crescendo pelo menos desde as últimas duas décadas. Em termos de movimentação, as mesmas pesquisas revelam que nosso país já movimenta mais de 40 bilhões por ano na internet.

Portanto, nenhuma empresa ou marca pode desprezar uma fatia tão promissora do mercado, não é mesmo? Contudo, é justamente aí que começam a surgir os desafios, pois se a esfera digital é bastante promissora, também é muito disputada.

Realmente, a concorrência tem crescido cada vez mais, até porque se trata de um espaço bastante democrático, que pode ser ocupado por qualquer microempresa que acabou de ser aberta, o que exige maior preparo de quem quer se destacar na multidão.

Há vários modos de fazer isso, indo desde grandes estratégias de geração de conteúdo e impulsionamento de anúncios e propagandas, até melhorar a comunicação interna da empresa e o atendimento, mandando brindes corporativos para os compradores.

Por isso decidimos escrever este artigo, trazendo vários conceitos que são básicos na área, além de dicas práticas sobre como aumentar as vendas do seu negócio online.

O mais bacana é que atualmente os e-commerces e lojas virtuais em geral cresceram tanto que já é possível inserir qualquer negócio nesse universo, extraindo dali os melhores resultados, independentemente do segmento ou nicho de mercado.

Por exemplo, tanto uma escola que precisa de alunos presenciais quanto uma loja de venda de churrasqueira aço inox (que apenas despacha o produto, sem nunca chegar a ver o cliente presencialmente), ambas podem se beneficiar da esfera online.

Então, se você quer compreender melhor como exatamente isso é possível, de modo a poder aumentar as vendas do seu próprio e-commerce, basta seguir adiante na leitura.

O poder do marketing 360º

Se você já tem um e-commerce, provavelmente sua presença digital não é algo tão novo ou tão amador, já que antes disso existem várias estratégias digitais muito mais simples, tais como blogs, e-mail marketing, marketplace, redes sociais, etc.

Por isso mesmo, uma das primeiras grandes dicas para começar a vender mais é saber como posicionar sua loja virtual nesse oceano de possibilidades digitais.

Aí é que entra a questão do marketing 360 graus, que implica o alinhamento entre todas as frentes que sua marca tiver na internet. É fundamental começar por esse ponto, pois um erro muito comum é deixar o e-commerce “largado”.

Por exemplo, uma loja de soluções para casa e decoração que vende lustre para banheiro pode escrever artigos para o blog do site, de modo que os leitores se interessem mais e acabem buscando alternativas.

Obviamente, a primeira opção que aquele leitor ou lead vai considerar é a da própria loja virtual do blog que forneceu um conteúdo bem escrito e informativo. Nesse caso, o marketing de conteúdo é o que está por trás da estratégia.

Porém, trata-se de unificar todas as frentes, como dito acima, de modo a configurar um marketing de 360 graus, conforme ficará mais claro adiante.

Como aproveitar o blog do site?

Pouca gente sabe, mas escrever artigos com uma frequência bacana não é algo reservado apenas a quem “gosta de escrever”, nem tampouco se trata de perda de tempo.

Muitas marcas têm dificuldade de vender mais no e-commerce porque o esforço está concentrado apenas em anúncios, propagandas e prospecção ativa.

Pois saiba que hoje uma das maiores estratégias do mercado é a de prospecção passiva, que é justamente quando você fornece conteúdos gratuitos, originais e de qualidade, sendo que no fundo só o que eles vão fazer é levar para sua loja virtual.

Se a empresa faz aplicação de Bona, certamente há todo um mercado de pessoas que nem sequer sabem o que essa solução significa, embora ela possa facilitar a vida de qualquer um que tenha taco de madeira, já que se trata de encerar o piso.

Então, para não ficar no limbo e perder muitas oportunidades realmente promissoras, a marca precisa aprender a educar o seu público-alvo, gerando conteúdos que vão despertar o desejo de compra nas pessoas, e então aumentar as vendas.

Por dentro do e-mail marketing

Se os blogs são eficientes para trazerem mais pessoas para o seu e-commerce, existe um modo ainda mais assertivo e com altas possibilidades de conversão, que é o e-mail marketing.

A grande diferença entre uma e outra estratégia está na questão do funil de vendas, que precisa ser melhor compreendido para aprimorar os resultados.

  • A divisão mais eficiente do funil é a seguinte:
  • Divulgação da marca;
  • Blog e criação de conteúdo;
  • Captação de leads;
  • Resolução de problemas;
  • Prospecção dos leads;
  • Fechamento e fidelização.

Basicamente, temos o topo, o meio e o fundo do funil. Se a empresa vende guarda corpo de inox, não adianta ficar esperando que os clientes do topo façam as compras no e-commerce caso eles ainda não tenham evoluído pelas demais etapas.

É justamente aí que está o reforço do blog e, sobretudo, do e-mail marketing. Neste segundo caso, a grande vantagem é impactar as pessoas de modo mais assertivo e customizado, já no meio do funil.

Afinal, você já tem o endereço eletrônico do seu lead, talvez já sabia até algumas informações sobre ele, as quais servirão para criar uma conexão muito maior, aumentando as chances de conversão.

É justamente aí que está a explicação que demos acima, sobre trabalhar o lead pelas etapas do funil de vendas, em vez de simplesmente lidar com uma lista fria de pessoas que você não conhece, ou ficar esperando elas chegarem à loja virtual “do nada”.

Como usar as redes sociais?

Outro erro muito comum é pensar que um e-commerce dispensa a necessidade de marcar presença nas grandes mídias sociais, quando na verdade elas são um vetor de oportunidades.

Assim como o blog e o e-mail marketing, utilizar as redes sociais pode representar uma vantagem incrível, pois ali é possível fazer posts que somam o marketing de conteúdo com links diretos para as compras.

Assim você une textos ou vídeos que explicam os diferenciais do seu produto com a praticidade de levar o usuário ao produto mais adequado para ele.

O mais bacana é que as redes sociais evoluíram tanto que já podem lidar com qualquer segmento, mesmo os mais nichados.

Por exemplo, bomba de diafragma é um equipamento da área de máquinas hidráulicas, mas pode conseguir boa aderência com uma campanha bem realizada dentro das mídias sociais.

Uma dica de ouro para fazer seu e-commerce bombar nesse universo é levar em conta os diferenciais de cada rede social.

Ou seja, se o foco está em imagens, traga imagens vistosas, se está em vídeo, invista em uma boa câmera e faça scripts para deixá-los mais ordenados e atraentes.

Sobre campanhas de remarketing

Todo mundo já teve a experiência de pesquisar algo nos grandes motores de busca e, a partir disso, o produto ou serviço simplesmente começar a aparecer em banners dentro da maioria dos sites acessados, não é mesmo?

Trata-se da rede de displays das propagandas mais veiculadas na internet atualmente. Elas são conhecidas como Ads (Advertising, que nada mais é do que Propaganda, em inglês).

O maior exemplo é o Ads do Google, o grande buscador. Se você pesquisar algo como porta pallet comprar nele, automaticamente os algoritmos vão compreender que você está em momento de compra, já que usou o termo “comprar”.

Então, todos os sites e portais que tiverem parceria da rede de displays vão segmentar esse produto para você. Agora pense com a cabeça do empresário que está anunciado: trata-se de uma ferramenta extremamente poderosa.

Esse poder de segmentação ainda pode definir o perfil de pessoas para quem sua propaganda aparecerá, a localização delas, os dias da semana e até o horário.

Considerações finais

Enfim, há muitas maneiras externas ao seu e-commerce para fazê-lo vender mais. Além, é claro, de táticas internas, como melhorar o atendimento, utilizar fotos em alta definição e fazer descrições completas do produto.

Seja como for, com as dicas que demos acima vai ficar muito mais fácil aumentar as vendas do seu negócio, ao mesmo tempo em que sua loja virtual vai se fortalecer e os resultados vão vir de forma sólida e sustentável.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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