Saiba como as taxas de juros podem afetar o seu negócio

Confira mais sobre

Mateus
Publicado em 27/03/2023, às 14h04 - Atualizado em 28/03/2023, às 13h43

FacebookTwitterWhatsApp
Pexels
Pexels

A volatilidade da economia brasileira é um aspecto muito importante a ser observado quando se é empreendedor. Para o ano de 2023, o Banco Central, em ação conjunta ao Copom, decidiu manter a taxa Selic no mesmo patamar estabelecido em 2022, no caso, 13,75% ao ano.  

Mas, afinal de contas, o que é a taxa de juros e quais os reais impactos no seu negócio? Fique com a gente até o final do artigo e descubra a resposta para essas e outras perguntas.

O que é a taxa de juros?

Para facilitar o entendimento, podemos definir o juros como uma espécie de aluguel a ser pago pelo tomador sempre que ele solicita um empréstimo. Quando se trata de juros, dois aspectos precisam ser levados em consideração: tempo e a quantidade de dinheiro envolvido.

Normalmente, tanto os bancos quanto as instituições financeiras trabalham como intermediadores nesse processo, fazendo a ligação entre quem possui o recurso e quem precisa dele.

Assim, quando uma pessoa coloca o seu dinheiro no banco – seja para poupar ou investir – a instituição repassa esse valor para os tomadores de empréstimo. A medida que o solicitante realiza o pagamento das parcelas do empréstimo – com a incidência de juros – uma parte desse valor fica com o banco e a outra é devolvida ao investidor.

De forma resumida, o tomador devolve ao banco uma quantia maior do que havia solicitado, e a pessoa que é dona do dinheiro recebe um valor maior do que havia emprestado.

Como as taxas de juros podem afetar o seu negócio

O controle da inflação no país é feito pela taxa Selic, que por sua vez exerce forte influência nas operações de crédito. Em suma, quanto maior o índice da taxa Selic, mais caro tende a ser os empréstimos. 

Dito isso, vejamos como essas mudanças podem afetar a sua empresa e os seus investimentos:

  • Comercialização de produtos: O aumento da taxa Selic busca frear o consumo da população para que a inflação possa ser controlada. Logo, é provável que as vendas do seu comércio caiam nesse período.
  • Mais concorrência: devido a baixa procura por produtos e serviços, o número de mercadorias e de prestadores de serviço disponíveis tende a aumentar. Logo, cria-se uma disputa para ver quem consegue garantir o melhor preço, aumentando assim a concorrência.
  • Financiamentos: Todos os financiamentos atrelados à Selic passam a ficar mais caros, pois eles acompanham de perto a oscilação da taxa. O Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) é um desses financiamentos.
  • Novos investimentos: o aumento da taxa de juros e a dificuldade em conseguir dinheiro emprestado faz com que as empresas não consigam ampliar seu espaço ou investir em novos maquinários.

Como ter um negócio saudável financeiramente e aumentar o lucro?  

Conheça bem o seu público

Faça um estudo detalhado do seu público-alvo e saiba exatamente para quem você vai comercializar os seus produtos. Além disso, é preciso conhecer a fundo as necessidades do seu cliente e oferecer soluções capazes de agregar valor na sua experiência de compra.

Atitudes simples como proporcionar diferentes formas de pagamento podem fazer toda a diferença no processo de fidelização. Nesse sentido, a minizinha chip 3 e a moderninha x da Pagseguro são excelentes aliadas dos empreendedores.

Monte um plano de negócios 

O plano de negócios nada mais é do que um documento listando todos os objetivos da empresa, detalhando o que precisa ser feito para que eles possam ser alcançados o mais breve possível.

Desse modo, essas são algumas das informações que precisam constar nesse documento:

  • Dados relacionado ao seu nicho de atuação;
  • Informações sobre os itens e/ou serviços prestados pela sua empresa;
  • Capacidade de produção atual e expectativa de produção para o futuro;
  • Número de cliente que pretende atingir em determinado período de tempo;
  • Quadro atual de funcionários;
  • Entre outros;

Invista em tecnologia 

Por fim, investir em tecnologia é uma das melhores maneiras de atrair mais clientes para a sua empresa e, consequentemente, aumentar o seu faturamento. Assim, softwares de gestão e ERPs podem te ajudar a controlar melhor seu estoque, cuidar da parte de pedidos, administrar o setor financeiro com mais eficiência e muito mais.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!