Saiba a importância e como fazer o descarte correto de máscaras de proteção

Descarte inadequado oferece risco de contaminação a terceiros e prejudica o meio ambiente.

Henrique
Publicado em 25/08/2021, às 19h44 - Atualizado em 26/08/2021, às 09h20

FacebookTwitterWhatsApp
Pixabay
Pixabay

Durante a pandemia, o uso de máscaras foi uma das principais medidas de proteção adotadas pela sociedade para conter a transmissão do coronavírus. Ao serem utilizadas, elas reduzem consideravelmente as chances de contágio, o que motivou o uso obrigatório ao circular em locais públicos.

Porém, quem utiliza máscara de proteção descartável não pode descartá-la de qualquer maneira. São necessários certos cuidados para fazer isso corretamente. Nesse texto, explicamos a importância dessa preocupação e como fazê-lo corretamente.

Risco de contaminação

Por estarem diretamente em contato com o nariz e boca das pessoas, as máscaras podem conter outros vírus, além da Covid-19. Isso oferece um risco de contaminação para outros indivíduos caso o descarte seja feito de maneira descuidada, como as jogando nas ruas.

Além desse risco, outra preocupação é com o meio ambiente. Por exemplo, as máscaras cirúrgicas não são de fácil decomposição, já que possuem polipropileno em sua composição. Isso pode causar desdobramentos indesejáveis, tais como poluição dos lençóis freáticos, rios, mares e entupimento de canais, com risco de provocar alagamentos.

Descarte

O cuidado com o descarte começa antes mesmo da retirada da máscara no rosto. Para proteger você de eventuais contaminações, o primeiro passo é lavar bem as mãos antes de retirá-la, higienizando todas as partes das mãos. Também é aconselhável o uso de álcool gel antes de realizar esse procedimento.

Lembre-se de que as máscaras devem ser retiradas segurando apenas o elástico que forma suas alças. Isso evita que você entre em contato com as regiões em que ela teve contato com a boca e o nariz que, caso estivessem contaminadas, passariam para sua mão e haveria o risco de contaminação ao levá-la ao rosto.

Em seguida, não pense que basta jogá-la no lixo comum. O descarte dela deve considerar a segurança de terceiros, como trabalhadores do serviço de limpeza municipal e profissionais que trabalham com lixo.

Por isso, você deve colocá-la dentro de um saco plástico específico para esse uso, segurando sempre pelas alças. Você pode utilizar esse saco para acumular outras máscaras que vá utilizando, até preencher cerca de ⅔ da sua capacidade total. Nesse momento, amarre bem o saco e coloque-o dentro de outro saco plástico.

Após isso, você pode depositar o saco no lixo do banheiro ou o comum da sua residência. Em hipótese alguma coloque esse conteúdo no lixo reciclado, já que ele é um tipo de lixo que entrará em maior contato com as pessoas.

Caso você esteja infectado pela Covid-19 ou tenha suspeita de infecção, lembre-se de sinalizar o saco com os dizeres “Risco de Contaminação”. Isso irá orientar qualquer outra pessoa sobre a importância de manter distância para a embalagem. Após fazer o descarte, higienize as mãos novamente.

Limpeza

No caso de máscaras de tecidos reutilizáveis, o seu uso pode acontecer mais do que uma única vez. É necessário ficar sempre atento para se certificar que ela não apresenta nenhum rasgo, furo ou outro dano capaz de prejudicar a sua proteção. De modo geral, elas podem ser reutilizadas enquanto o tecido e elásticos estiverem íntegros.

Para limpá-las corretamente, comece deixando-as de molho por cerca de 30 minutos em uma solução em que haja uma parte de água sanitária para 50 partes de água potável. Por exemplo, cerca de 10 ml de água sanitária para 500 ml de água comum. Feito isso, você pode lavá-las utilizando água e sabão e colocá-las para secar. Ainda será preciso passá-las com ferro antes delas estarem prontas para um novo uso.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!