DICAS

Saiba a importância de coletar o feedback de clientes

Descubra como pode ajudar seu negócio

Mateus
Publicado em 29/10/2021, às 10h37 - Atualizado em 01/11/2021, às 12h14

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Independente de ser bom ou ruim, um feedback pode ser muito importante para gerar o interesse em uma empresa de consultoria melhoria de processos e entender como seus clientes estão se sentindo, e quais ações podem ser tomadas para gerar o engajamento certo para esse tipo de público.

O mercado está cada vez mais amplo, em grande parte por conta do processo de transformação digital, no qual uma série de ferramentas virtuais começaram a se popularizar e se tornar parte do dia a dia das pessoas.

Estas ferramentas acabaram facilitando o processo de abertura de empresa consideravelmente, o que ajuda a aumentar ainda mais a concorrência entre os mais variados setores, uma vez que as possibilidades de seus clientes aumentam consideravelmente.

Por isso, destacar-se é fundamental, e muitas empresas não sabem o que fazer para ter um elemento surpresa, alguma ação que acabe atraindo mais a atenção do público e garanta seu interesse em aparecer no mercado de planejamento tributário contabilidade.

Para você conseguir ter ideia de qual caminho seguir dentro do conceito de suas atividades, é importante entender as necessidades de seus clientes, identificando se está tomando atitudes assertivas e se o processo apresenta alguma possibilidade de melhora.

O próprio cliente muitas vezes tem o que dizer para a empresa, e quando este cliente é ouvido, a valorização acaba se tornando um trunfo para a fidelização do mesmo, garantindo uma estrutura muito mais adequada para seu trabalho.

Coletar os feedbacks de seus clientes é uma excelente maneira de se destacar em um mercado cada vez mais movimentado, conseguindo uma estrutura de qualidade e ações de impacto para trabalhar de maneira mais efetiva.

Portanto, entender alguns pontos básicos e seus funcionamentos pode ajudar sua companhia a entender melhor a importância desse tipo de ação, aprimorando ainda mais esse tipo de atividade e garantindo que terá uma estrutura adequada para trabalhar com estes feedbacks em sua empresa de gestão de condomínios, por exemplo.

Embora seja um termo altamente popular, muitas companhias não sabem do que se trata, principalmente gestores mais antigos. Trata-se de uma resposta a um estímulo oferecido pela empresa.

A ideia do feedback é justamente entender como o processo todo foi executado, que tipo de problemas ele apresentou ao longo de suas ações e o quanto isso impactou a experiência do usuário.

Diante disso, receber as informações como retorno é muito importante para otimizar novos processos e adequar os antigos, tornando-os mais funcionais e otimizando assim os resultados que serão entregues para esse tipo de ação.

O feedback por si só é dividido em duas etapas, a interna e a externa. O feedback interno é aquele que trabalha diretamente com o comportamento de seus colaboradores, principalmente com relação à gestão.

Este feedback é muito importante para organizar sua companhia para identificar pontos que devem ser levados em conta para garantir uma melhor execução do trabalho como um todo.

Além disso, existe o feedback externo, que é muito importante para identificar o quanto sua empresa está agradando o mercado como um todo. Para realizar essa ação, é possível utilizar totens de autoatendimento, onde o cliente pode responder perguntas sobre a empresa.

Neste feedback, você terá ideia sobre a satisfação ou a insatisfação do consumidor e pode começar a lidar com os resultados dessa resposta. 

Adaptar suas ações e atender ao processo de feedback é muito importante para conseguir resultados mais expressivos em suas transações.

Por que o feedback de clientes é tão importante?

Entender a importância do feedback de clientes é muito importante para trabalhar corretamente com este conceito. 

Em um primeiro momento, a resposta que os consumidores apresentam para uma marca de banner para eventos preço, por exemplo, é um excelente termômetro.

Isso porque o cliente é o objetivo final de qualquer transação, uma vez que a companhia deseja vender.

Um feedback positivo pode indicar que você está no caminho certo, enquanto um feedback negativo ajuda a identificar falhas e adaptar-se para otimizar seus resultados.

A adaptação de sua empresa deve ser um caminho de qualidade, onde você consegue se adaptar corretamente às mudanças esperadas pelo consumidor para garantir um atendimento mais adequado.

A internet é uma excelente forma de trabalhar o feedback, observando o quanto o consumidor está enaltecendo ou criticando sua empresa e percebendo o que precisa ser feito para se aproximar desse cliente de maneira mais expressiva.

Quando um consumidor começa um processo de negociação, é preciso que sua experiência com material promocional de empresas seja satisfatória.

Normalmente, o consumidor passa por todo um trajeto até chegar onde ele está, e esse trajeto deve ser pautado na qualidade de suas ações para apresentar relações mais próximas e reais entre cliente e marca.

Coletando feedbacks

Um dos pontos mais importantes do trabalho de feedback com seus clientes é identificar como e quando coletar estas respostas.

Muitas empresas acreditam que o feedback só será coletado ao final de um processo, quando o cliente já está satisfeito ou quando o problema se apresentou. Entretanto, a verdade é que você pode fazer isso de várias maneiras.

É muito importante que você tenha em mente que cada empresa é única, e possui seus próprios meios de lidar com esse tipo de recurso.

 A periodicidade com a qual você avalia seus feedbacks também diz muito sobre sua empresa em particular.

É preciso que essa periodicidade seja razoável, para que consiga identificar o quadro evolutivo das situações que serão alteradas por esse tipo de recurso. 

Além disso, o fluxo de informações deve ser tratado com cuidado para evitar maiores perdas em suas vendas de kit vinho personalizado.

Por isso, trabalhar com algumas ferramentas pode ser uma excelente maneira de destacar o feedback de seus clientes e o quanto você pode trabalhar com mais qualidade.

Redes sociais

As redes sociais fazem parte do cotidiano de qualquer pessoa, e é muito difícil encontrar uma companhia que não esteja em pelo menos uma das principais plataformas de interação da atualidade.

As redes sociais são uma ferramenta fundamental no processo de marketing digital, e você precisa estar ativo nas ferramentas que escolhe utilizar, embora não precise estar em todas as principais redes ao mesmo tempo.

A presença digital nas redes sociais permite uma interação muito mais próxima e direta com seus consumidores, permitindo uma comunicação mais direta e um monitoramento constante de suas ações para vender carregador portátil personalizado brinde.

Para conseguir feedbacks mais expressivos, você pode tomar algumas atitudes que podem auxiliar muito o processo, como:

  • Monitoramento constante;
  • Rapidez nas respostas;
  • Humanização do atendimento;
  • Estímulo ao engajamento.

Estas ações acabam tornando a interação entre consumidor e marca um elemento precioso, que deve ser cuidado para gerar a resposta adequada para trabalhar com mais efetividade, garantindo que a estrutura de ação seja respeitada.

Serviço de atendimento ao cliente

O SAC, ou Serviço de Atendimento ao Cliente, é um método muito comum, e um dos mais utilizados para se comunicar com seus consumidores. Quanto mais canais de comunicação você tiver abertos, melhor.

Hoje, é muito importante estar multiplamente conectado, uma vez que cada consumidor prefere uma forma de lidar com a empresa e com os detalhes de sua transação, seja a compra de um produto ou a contratação de um serviço.

Ademais, é importante que você tenha o máximo possível de contato exposto para lidar com esse tipo de situação. Existem diversas maneiras de trabalhar sua comunicação com o cliente, seja através do clássico atendimento telefônico até ferramentas mais modernas.

O importante aqui não é a ferramenta de escolha para a comunicação, e sim a atenção dada para esse tipo de atividade, garantindo que o retorno para o consumidor será rápido e preciso, e que ele não terá que passar por nenhum tipo de problema.

Contato por e-mail

O e-mail é uma das ferramentas mais antigas e mais importantes da internet. Trata-se de uma forma de comunicação mais formal, que garante uma segurança muito maior para o consumidor.

Isso porque este canal de comunicação é muito mais direto, com o diferencial de ser mais seguro e mais particular, uma vez que você consegue receber feedbacks muito mais completos e pode manter a identidade de seus consumidores em sigilo.

Considerações finais

Trabalhar com recursos de feedback ajuda qualquer empresa a identificar suas forças e fraquezas, permitindo que você trace novos caminhos e objetivos para conquistar mais qualidade em suas ações.

Quanto mais você trabalha com estes recursos, mais eficiente é o contato entre sua companhia e os consumidores, que se sentem mais valorizados e ouvidos quando começam a perceber as mudanças sendo ativadas de verdade.

Dessa forma, é muito importante que você tenha atenção em todos os momentos da comunicação, desde ouvir o que os clientes tem a dizer até retornar para eles com as ações tomadas pela empresa para melhorar este convívio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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