Recordes: Conheça o brasileiro de 17 anos que entrou para o Guiness Book por boa memorização

Faça um curso de memorização gratuito para ter a mesma capacidade mental de Maike Anthony

Mateus
Publicado em 30/09/2022, às 15h16 - Atualizado às 16h24

FacebookTwitterWhatsApp
Nome do novo recordista no site do Guinness Book - Guinness Book/Reprodução
Nome do novo recordista no site do Guinness Book - Guinness Book/Reprodução

Em julho deste ano, Maike Anthony Silva, 17, entrou para o Guinness World Records ao alcançar o maior recorde de memorização do mundo. O estudante de eletrotécnica do Cefet-MG (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais) recitou mais de 10 mil algarismos do número de Euler em 2 horas e 20 minutos.

O feito ocorreu na unidade Nova Suíça do Cefet-MG, na companhia de Dênis Vargas, Marcela Ferreira e Maurício Couto, professores dos departamentos de Matemática e Educação Física. Para provar que não estava lendo os números, Maike passou o tempo inteiro vendado e o processo foi filmado.

Nome do novo recordista no site do Guinness Book (Guinness Book/Reprodução)

Em entrevista ao Guinness World Records, o estudante de BH contou que iniciou os estudos de memorização há 3 anos, através de livros em inglês, pois eram os únicos que falavam sobre o assunto. A partir desses estudos, descobriu o potencial da memória humana, quando estimulada da forma certa.

Quando descobriu o antigo recorde de 4,5 mil dígitos, se sentiu incentivado a superá-lo. Nos primeiros 9 dias de preparação, memorizou 1.008 dígitos e no décimo dia, memorizou 1.050. Depois de memorizar tudo, ele focou em recitar os números. Fazia isso gravando sua voz recitando e ouvindo o áudio em seguida, para identificar erros.

Sua paixão por memorização veio dos estudos de cálculo para a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), momento que conheceu o número de Euler que lhe rendeu o recorde.

Durante seus estudos, fez vídeos para o seu canal no Youtube, onde cumpria desafios de memória e dava dicas sobre diversos assuntos.

O que é número de Euler?

O número de Euler é uma constante matemática e se assemelha ao pi (π), pois possui infinitas casas decimais. Quando arredondado, seu valor é 2,7182. É a base dos logaritmos naturais e pode ser aplicada na física, engenharia, biologia e astronomia.

Como melhorar a sua memória?

Mesmo que você não queira bater o recorde de Maike, é importante trabalhar a memorização para evitar problemas neurológicos, como Alzheimer, estimular o cérebro e facilitar a rotina. 

Apesar do cérebro ter seu processo natural de envelhecimento e a memória ser uma das primeiras a ser afetada, existem formas de mantê-la saudável. Veja 4 dicas para melhorar sua memória!

1. Fuja do multitasking

Ser multitasking – multitarefas – e realizar diferentes atividades simultaneamente dá a falsa ilusão de produtividade. Muitos pensam que ao fazer isso concluirão suas tarefas mais rápido. Pode até dar certo, mas há grandes riscos de haver erros nos feitos, pois a pessoa não está, de fato, focada em nada, e muitos detalhes podem ser esquecidos. 

2. Mantenha sua saúde em dia

O cérebro é diretamente afetada pela saúde do resto do corpo, pois é abastecido com o sangue. Logo, doenças que afetam a circulação do sangue – doenças cardiovasculares, diabetes e colesterol alto – agravam os problemas de esquecimento.

Segundo a Associação Americana de Cardiologia, existem 7 passos para prevenir demências na velhice:  

  • Controlar a pressão arterial;
  • Controlar o colesterol;
  • Evitar açúcar;
  • Realizar atividades físicas;
  • Boa alimentação;
  • Peso controlado;
  • Não fumar.

Pode-se acrescentar à lista também: ter uma boa qualidade de sono e momentos de lazer. 

3. Exercite seu cérebro

O cérebro pode ser aprimorado para aprimorar a capacidade de memorização. Isso pode ser feito com aulas de danças, prática de novos idiomas, jogos estimulantes, como Sudoku e Caça-Palavras. Existem até  cursos de memorização gratuitos online para quem busca estímulos assertivos.

4. Descanse

O descanso pleno, em que se foca em momentos prazerosos com amigos, família ou sozinho, são essenciais para não sobrecarregar as funções cerebrais. O período de ócio é importante para que a mente saiba focar em situações que não envolvem problemas também. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!