Razões para investir no CRM para sua empresa

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Mateus
Publicado em 30/05/2022, às 16h15 - Atualizado às 17h19

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É de extrema importância que a empresa tenha um bom relacionamento com os clientes, o CRM, que tem por significado customer relationship management, traduzindo, gestão de relacionamento com os clientes, pode ajudar na fidelização de um modo simplificado e intuitivo. 

Entenda como o CRM funciona.

O que é CRM? 

O crm é um software que permite organizar todo o ciclo de contatos que o cliente tem com a organização, desde a prospecção até o fechamento de vendas.

Quando um profissional entra em contato com o cliente, fazendo uma prospecção, terá alguns pontos interessantes que devem ser registrados para entender a movimentação do cliente.

Muitas das vezes as empresas ainda fazem a utilização de planilhas, perdendo muitas informações sobre o comportamento do consumidor.

O sistema crm vem para eliminar as planilhas, blocos de anotações e centralizar todas as informações sobre o cliente para entender de fato o seu comportamento em uma ferramenta.

Por que investir em CRM na sua empresa?

Um dos principais motivos para fazer a implantação do CRM na empresa é o acompanhamento do desempenho do time de vendas.

O CRM permite entender as necessidades dos clientes e saber de imediato como agir para satisfazer, procurando criar melhorias, despertando automaticamente formas de reação.

É uma maneira de conhecer melhor os clientes e saber o que eles querem, passando a gerir detalhadamente informações sobre eles, criando oportunidades para seu encontro com a marca ou produto.

Vantagens do CRM 

A grande vantagem do crm operacional é que ele utiliza uma ferramenta de suporte nas estratégias de relacionamento com o cliente, tendo a capacidade de captar todas as relações entre a empresa e o cliente, mantendo informações importantes.

Implementar o CRM em uma empresa significa fazer mudanças no processo comercial e na forma como os vendedores irão abordar os clientes.

É necessário satisfazer os consumidores para ter um melhor volume de vendas sobre o produto ou serviço. 

Fazer o acompanhamento em tempo real

Se a empresa tiver um site, é possível fazer o acompanhamento do cliente através dos insights, ou seja, nada mais do que visualizar onde o cliente está clicando dentro do site.

Isso fará com que o vendedor tenha acesso ao que o cliente está buscando e quais as suas necessidades, gerando uma oportunidade de oferecimento no produto.

Ao ter os contatos do cliente nos sistemas de crm gratuitos, é possível fazer o oferecimento de produto serviço no tempo certo e na hora certa, com base no que o cliente tem interesse. 

Automação 

Esse sistema fará com que algumas funcionalidades de pessoas físicas sejam automatizadas, como:

  • Envio de e-mails;
  • Promoções;
  • Entrar em contato com o cliente;
  • Fazer publicações.

Os empresários poderão programar para que o crm plano faça atividades no lugar dos vendedores, podendo otimizar o sistema de vendas, publicações e propagandas da empresa.

Algumas etapas de criar um bom CRM 

Com essas etapas não será só o “vender mais”, mas sim, criar bons diálogos com os clientes, fidelizando os consumidores. 

1. Defina as informações relevantes

Defina as informações relevantes que vão te ajudar a conquistar seus objetivos, sua visão de longo prazo na empresa, para vender demais.

É importante fazer a anotação de quando o cliente fez a aquisição daquele produto, porque dependendo da situação, ele terá um prazo, ao fim será necessária uma nova aquisição do produto ou serviço.

Se tiver tudo anotado, poderá entrar em contato com o cliente antes mesmo dele fazer a procura novamente do produto.

Por exemplo, a empresa é uma casa de ração, e aquela ração dura por volta de um mês, estando com as informações anotadas, é possível entrar em contato com o cliente antes que ela acabe por completo, fazendo com que o cliente adquira novamente o produto. 

2. Coletar e armazenar os dados

Para todo cliente novo, que entrar na sua organização, aproveite e colete as informações dele, sempre lembrando que não deve ser de forma invasiva, mas sim comunicativa.

É importante fazer bem os armazenamentos desses dados, e não colocar em qualquer lugar para evitar perdas e que o cliente seja exposto, no caso de um furto. 

Utilizar as informações a favor dos objetivos

Seja para vender mais ou para fidelizar o cliente, dependendo do objetivo que você definiu terá informações para isso.

Ter uma base de dados é só o primeiro passo para criar um bom relacionamento com seu cliente, sempre focando em levar ele para o fechamento.

É possível fazer a utilização desses dados e gerar uma promoção, por exemplo, no dia do aniversário do seu cliente, enviar um e-mail a ele dizendo que ele está com desconto por ser o seu aniversário.

Isso pode fazer com que ele se sinta privilegiado e único, até porque cada cliente é único. 

Mantenha as informações atualizadas

Sempre mantenha suas informações na base de dados atualizados, qualquer atitude que fizer sempre anote no seu CRM.

Com essas ações é possível que a empresa melhore a sua comunicação com o público-alvo até mesmo gerando um alto índice de lucratividade.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

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