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Razões para desenvolver um cronograma de marketing em sua empresa

Descubra os benefícios para sua empresa

Mateus
Publicado em 29/10/2021, às 10h59 - Atualizado em 01/11/2021, às 12h19

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As equipes de marketing geralmente operam sob pressão. Projetos e tarefas vivem na cabeça dos membros da equipe, em cadernos, notas adesivas, e-mails e em quadros brancos. 

Os gerentes lutam para acompanhar as campanhas e os resultados, e é difícil saber como o trabalho de uma pessoa afeta o progresso de outra. Todo profissional de marketing tem prazos a cumprir e metas a atingir. 

E se você quiser ter sucesso, precisa ter um plano e fazer um cronograma para implementar sua estratégia quanto à publicidade.

Por isso, organizar-se antes do início do trabalho economiza muito tempo e dores de cabeça no final. É aí que uma programação de publicidade se torna útil. 

Se você tem uma empresa de limpeza predial Rio de Janeiro, por exemplo, a programação de veiculação de campanhas pode ser importante a fim de atingir o público-alvo devido, de edifícios e condomínios, e evitar atrasos.

Quando todas as suas tarefas e marcos importantes vivem em um cronograma compartilhado, toda a sua equipe pode acompanhar as datas e acompanhar o ritmo de seus objetivos.

Neste artigo, apresentaremos as principais funções e objetivos desse cronograma, quais os tipos existentes e as principais razões para adotar um para sua empresa.

Funções e objetivos do cronograma de marketing

Um cronograma de marketing é uma ferramenta para planejar e organizar seus projetos de marketing em um só lugar. É um roteiro para todas as suas atividades e de sua empresa em direção aos objetivos e metas estabelecidos.

Um calendário de marketing responde a perguntas como:

  • Em quais projetos de marketing estamos trabalhando?  
  • Quem está encarregado de cada projeto e tarefa?  
  • Quando seus projetos devem ser entregues?  
  • Quais são as tarefas mais emergenciais?

Existe uma falácia de planejamento, muito comum nas empresas, na qual você subestima o tempo que levará para concluir as tarefas, embora as anteriores já tenham levado você e a equipe mais tempo do que o planejado.

Por exemplo, se você pensa em abertura de empresa SP, é importante já ter um cronograma para as atividades de divulgação para curto e longo prazo.

Um cronograma de publicidade neutraliza esse desafio. Ao organizar todos os seus esforços em um só lugar, você pode usar dados de projetos anteriores para alimentar seu planejamento para os próximos.

É ótimo para mapear datas e prazos importantes para que sua equipe possa ver facilmente o que precisa ser realizado no mês, trimestre ou mesmo no ano.

Diferentes tipos de cronogramas de marketing

Os calendários de publicidade não são únicos. Em vez disso, uma empresa pode ter uma variedade de calendários diferentes, dependendo do tamanho do departamento, do volume das atividades e de quantos canais são necessários para essas atividades. 

São conhecidos 4 principais tipos de cronogramas:

  • Conteúdo ou Editorial;
  • Campanha;
  • Mídias sociais;
  • Publicidade digital;
  • Marketing integrado.

Entenda agora um pouco mais sobre cada um desses tipos.

Cronograma de conteúdo ou editorial

Um cronograma de conteúdo ou editorial garante que o conteúdo planejado seja programado e visível em um só lugar. 

O modelo desse tipo de cronograma pode ajudá-lo a criar um sistema robusto que permite rastrear o conteúdo por meio da visualização das datas, facilitando a localização de lacunas e de atividades próximas.

Cronograma de campanhas

Cronogramas de campanha de publicidade podem ser planejados a qualquer momento ao longo do ano, quando sua empresa estiver veiculando para apoiar uma meta ou objetivo. 

Sua consultoria trabalhista empresarial, por exemplo, pode organizar melhor as campanhas de veiculação conforme datas importantes, como dia do servidor e dia do trabalho.

Imagine uma empresa que está realizando uma campanha para atingir um público-alvo específico: o cronograma desta incluiria uma programação de cada uma das atividades planejadas, de prazos de anúncios a postagens em blogs e eventos presenciais.

Cronograma de marketing de mídia social

Planejar postagens de mídia social em várias plataformas diferentes pode ser complicado. O cronograma de redes sociais captura datas para cada campanha para que os ativos e a aprovação possam ser obtidos com antecedência. 

Cronograma de marketing digital

As equipes desse tipo de publicidade usam uma variedade de atividades para alcançar clientes em potencial, e cada uma precisa ser detalhada em um cronograma próprio. 

Isso pode incluir datas para lançamentos de campanhas pagas, datas de publicação de conteúdo editorial nativo em sites de terceiros ou a programação de comunicações de publicidade por e-mail.

Cronograma de marketing integrado

Os cronogramas são especialmente importantes para campanhas integradas de publicidade, no qual vários canais digitais e tradicionais diferentes são utilizados simultaneamente. 

Neste caso, pode ser interessante a contratação de uma consultoria para planejamento estratégico.

Este tipo de cronograma pode incluir datas para anúncios impressos, atividades de produção de conteúdo juntamente à veiculação de propagandas pagas em publicações de mídias sociais.

Confira agora 7 razões para adotar o cronograma de publicidade para a sua empresa. 

1. Perspectiva geral sobre a equipe

A criação de um cronograma de marketing permite que todos em sua equipe vejam como seus esforços individuais funcionam juntos. 

Para que isso ocorra, deve incluir:

  • Títulos de conteúdo para guias ou livros;
  • Títulos de blogs;
  • Publicidade paga;
  • Palestras;
  • Publicidade por e-mail.

Considerando todas as diferentes peças de marketing que são incorporadas ao cronograma, muitas pessoas podem estar envolvidas no fornecimento de informações que vão para ele. 

Uma pessoa deve possuir o cronograma e atualizá-lo continuamente para evitar erros e mantê-lo estruturado. Depois de montado, ele começará a mostrar o panorama geral de todos os esforços de publicidade e como eles se apoiam. 

2. Organização de mensagens ao público

Seu cronograma geralmente inclui tópicos ou manchetes de conteúdo, produtos sendo lançados e qualquer nova mensagem ou teste desta. Esses aspectos geralmente não são organizados em outro lugar e é muito importante manter o controle das informações. 

Saber qual mensagem estará no mercado, quando e por meio de qual canal de publicidade o ajudará a manter sua campanha coesa e controlada.

Seu cronograma também permite que sua empresa planeje de acordo com a sazonalidade. Você entende o seu público e quando, durante o ano, uma determinada mensagem pode ressoar melhor do que outras. 

3. Organização do orçamento

Seu orçamento de publicidade é, sem dúvida, um número definido. Esse número deve ser identificado no cronograma em uma coluna distante dos detalhes reais do conteúdo. A existência de um programa de gestão empresarial nfse pode ajudar a planejar.

Embora seu cronograma não seja uma planilha de orçamento, listar os custos gerais alocados para cada campanha fornecerá uma visão rápida do investimento ao longo do ano para cada canal empregado.

Ver os números dispostos dessa maneira também permite que edições rápidas sejam feitas conforme você começa a ver o desempenho de cada tática empregada. 

Por exemplo, se você tem uma empresa que presta serviços da contabilidade, a alocação do orçamento dentro da planilha se torna algo indispensável, a fim de organizar as atividades e investimento de cada cliente.

4. Melhor definição de prazos e expectativas

Uma das melhores partes de ter um cronograma dentro da publicidade é poder ver o que está por vir na próxima semana ou no próximo mês. Se mantido atualizado, não deve haver surpresas para o prazo de entrega das atividades.

Manter o controle dessas datas é importante para garantir que você não tenha muitos prazos sobrepostos. O espaçamento dos esforços geralmente significa que os prazos também serão espaçados e sua equipe pode planejar com antecedência.

5. Revisão das tendências para o planejamento futuro

Ao trabalhar com o cronograma, esse benefício é o mais surpreendente. Criar uma visão geral da publicidade futura ajuda você a perceber exatamente o que é necessário para executar certas atividades.

O cronograma pode ajudá-lo a revisar atividades anteriores que podem não ter resultado em muitos benefícios. Isso pode ajudar sua equipe a decidir se deve prosseguir com essa atividade novamente.

Por isso, a contratação de uma empresa de soluções em TI (Tecnologia da Informação) pode ajudar também na revisão de tais tendências na implementação de novas estratégias.

6. Reduz a pressão sobre o gerente

A criação e constante atualização de um cronograma de publicidade, faz com que a pressão exercida em relação ao gerente de projetos seja reduzida.

A existência desses cronogramas para consultar é extremamente útil quando chega a hora de coordenar reuniões, tarefas e discussões com membros da equipe. 

Além disso, os prazos tem mais chances de serem cumpridos e evitam a sobrecarga do gerente.

7. Responsabiliza os funcionários e envolvidos pelas suas atividades

Manter todos responsáveis ​​é quase tão importante quanto garantir que todos saibam o que está acontecendo dentro do plano de publicidade. 

Os planos de publicidade são mantidos e executados por equipes de pessoas e raramente apenas por um pequeno grupo. Usando o cronograma, você pode responsabilizar as partes ​​por sua contribuição no projeto.

A terceirização em TI também pode ser interessante para instalação e manutenção de softwares que produzem esse cronograma e coordenam as atividades conforme os responsáveis.

Em resumo, o cronograma não precisa ser muito elaborado, mas você definitivamente deve ter um. Dedicar um tempo inicial para criá-lo no início economizará dinheiro e evitará frustrações mais tarde, no centro da implementação de seus esforços de marketing.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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