GAMES

Que tipo de gamer você é?

A paixão pelos games cria jogadores de vários tipos: dos que preferem os mais antigos até aqueles que investem em uma carreira profissional.

Henrique
Publicado em 27/10/2020, às 10h52 - Atualizado às 12h15

FacebookTwitterWhatsApp
Pixabay
Pixabay

Jogar videogame é um passatempo muito comum atualmente. Seja nos consoles, nos computadores superpotentes ou nos celulares, o hábito de dedicar algumas horas da semana, para se divertir com os jogos, faz parte da rotina de muita gente.

Seja jogando com os amigos ou por conta própria, cada pessoa se enquadra em um tipo diferente de gamer. Existem aqueles que encaram os jogos on-line como apenas uma das opções de lazer, praticando de forma despretensiosa. No entanto, para outros, é uma questão profissional, contando, inclusive, com salário.

Neste texto, conheça os diferentes tipos de gamers existentes e veja em qual perfil você se encaixa.

Casual

Como o nome já sugere, o gamer casual é aquele que gosta de jogar ocasionalmente. Para ele, o videogame é uma das opções de lazer, competindo a atenção com filmes ou séries, livros e passeios. Trata-se mais de uma opção de relaxamento para momentos específicos, mas que não são tão frequentes.

O gamer desse tipo não sente a necessidade de explorar todas as mecânicas e os conteúdos de um jogo, nem de completar todos os objetivos. Sua intenção é ter um período de diversão despretensioso, seja jogando com amigos ou sozinho. Aqui, a palavra de ordem é se divertir, sem se estressar.

Hardcore

Ao contrário do gamer casual, o hardcore é alguém que aproveita os momentos de lazer para jogar, sendo esta sua principal diversão. Como ele passa muito tempo jogando, sente-se mais confiante em suas habilidades e opta por ser desafiado em dificuldades maiores — quanto mais difícil, maior a satisfação de terminar um jogo!

Como existem vários tipos de jogos, há perfis diversos de gamers hardcorer. Um deles pode não ser bom em todos os gêneros. Quem se dá bem em jogos de tiro em 1ª pessoa (FPS) pode não ter, por exemplo, a mesma habilidade em corridas, plataformas ou esportes. Isso irá depender dos gostos de cada um.

Regular

Esta categoria é para aqueles que se consideram um meio-termo entre o casual e o hardcore. Para este gamer, jogar é um passatempo mais importante e presente do que outras atividades. Assim, ele dedica mais tempo para isso, mas não é nada tão exclusivo e obrigatório.

Esse é o perfil de gamer de alguém dedicado aos tipos de jogos que gosta e se diverte com eles, mas sem muita preocupação em ter todos os troféus ou terminá-lo rapidamente.

Cyber atleta

Para as demais categorias aqui citadas, jogar videogame é uma forma de diversão, encaixada entre outras obrigações diárias da pessoa. No entanto, para o cyber atleta, não é bem assim: ele se dedica profissionalmente aos jogos no meio dos e-sports. Esta é uma forma de trabalho remunerada, igual às demais profissões.

Por isso, ele deve passar várias horas do dia jogando e aprimorando suas habilidades. Os gamers deste perfil se dedicam a um tipo específico de jogo, conhecendo e dominando todas as suas mecânicas. Trata-se de uma rotina que pode ser cansativa, mas que, se o jogador obtém sucesso, também pode gerar muito lucro.

Retrô

A nostalgia é o que move o gamer retrô. Ele pode até gostar de jogar os últimos lançamentos, mas a sua verdadeira paixão é passar um tempo com os jogos antigos. Se ele tem condições, coleciona os consoles das gerações mais antigas, com o objetivo de recriar o cenário de décadas para se divertir. 

Ele também pode recorrer a emuladores específicos desses videogames, que podem ser instalados nos computadores atuais.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!