ESTÉTICA

Quanto Tempo Tenho que Ficar de Repouso Após Aplicar Botox?

Botox, qual é o tempo obrigatório do repouso?

Henrique
Publicado em 08/02/2021, às 14h20 - Atualizado às 15h53

FacebookTwitterWhatsApp
Pixabay
Pixabay

Muitas pessoas ainda têm muitas dúvidas dos cuidados após a aplicação de botox, e uma delas é quanto tempo tem que ficar de repouso.

A aplicação de botox é um dos procedimentos mais procurados em clínicas estéticas por pessoas que desejam prevenir rugas e atenuar marcas de expressão.

É um procedimento simples, seguro e com resultados naturais, desde que realizado por profissionais capacitados.

Confira a seguir alguns cuidados após a aplicação de botox, e é extremamente seguir à risca para evitar complicações após o procedimento e claro, obter o efeito desejado, que é uma pele lisa e com aparência mais jovem.

O que é botox?

Botox, também chamado de toxina botulínica, é uma substância natural, sintetizada a partir da bactéria Clostridium Botulinium.

Tem por objetivo relaxar o músculo e atenuar suas contrações para dar ao rosto um ar mais liso e relaxado. Dessa forma, serve para tratar rugas, marcas de expressão, principalmente na testa, no canto dos olhos e entre as sobrancelhas.

Isso acontece porque a toxina botulínica age relaxando os nervos motores, ou seja, diminui a atividade da contração dos músculos, e assim, previne rugas e minimiza linhas de expressão.

O botox também é utilizado em caso de suor excessivo nas axilas, plantas dos pés, palmas das mãos e na testa. 

A aplicação se dá injetando pequenas quantidades da toxina diretamente nos músculos que pretende relaxar e dura apenas alguns minutos, de 5 a 7 minutos.

Embora seja um procedimento estético relativamente simples e feito em consultório, é muito importante procurar uma clínica de estética certificada, bem estruturada e que conte com uma equipe de profissionais experientes e qualificados.

Quanto tempo dura o efeito da toxina botulínica?

O efeito pode variar de pessoa para pessoa, mas já se pode perceber as primeiras diferenças após 48 horas, e em duas semanas, a pele estará lisa e relaxada.

Passados esses 15 dias, é aconselhável agendar uma reavaliação para verificar se será ou não preciso um retoque, e até mesmo para analisar se ainda existe alguma ruga ou algum tipo de assimetria.

Então, o botox dura normalmente de 4 a 6 meses, e para evitar que as rugas e marcas de expressão apareçam novamente, é recomendado fazer uma aplicação para manutenção.

Alguns especialistas afirmam que assim, a tendência é o efeito durar ainda mais.

Quanto tempo tenho que ficar de repouso após aplicar botox?

Na verdade, o paciente pode voltar às suas atividades cotidianas logo após o procedimento, no entanto, é preciso tomar alguns cuidados.

Por exemplo, não forçar nos exercícios físicos, evitar tomar sol e não massagear a área tratada.

Ao evitar massagens faciais nas primeiras 48 horas, diminui o risco do produto se deslocar do lugar da aplicação, o que pode interferir no resultado.

Quantas horas não pode deitar após botox?

Esse é outro cuidado para garantir a eficácia dos resultados, que é deitar-se ou ficar com a cabeça baixa pelo menos quatro horas após a aplicação de botox.

Isso é para que haja a distribuição adequada do produto na pele.

Após esse período, se for dormir, a cabeça deve ficar ligeiramente elevada. Basta colocar um travesseiro ou almofada.

É importante também não fazer massagens e limpeza de pele por 24 horas, além de evitar usar cosméticos e produtos para a pele.  

Pode tomar relaxante muscular após aplicação de Botox?

Como você viu, a toxina botulínica age para relaxar o músculo responsável pela contração, logo, se você tomar relaxante muscular, o efeito da toxina não vai ser o mesmo.

No caso de sentir dor muscular, recomenda-se usar medicamentos tópicos sob a forma de spray.

Antiinflamatórios também devem ser evitados, pois diminui o efeito do botox, especialmente aqueles à base de corticoides, a não ser que o paciente já faça uso por conta de alguma doença.

No entanto, é sempre bom conversar com o profissional no momento da avaliação e informar todos os medicamentos usados. Por mais que o procedimento seja praticamente sem risco, tenha em mente que é preciso garantir toda segurança à sua saúde.

Pode tomar Dorflex depois do botox?

Então, o Dorflex é um relaxante muscular, logo, é melhor evitar. 

Geralmente, o profissional vai dar todas as orientações quanto aos cuidados pós-procedimento, e para obter os resultados que deseja, siga-as à risca.

Pode aplicar botox tomando antibiótico?

Uma outra dúvida muito comum é que se pode aplicar botox se estiver tomando antibiótico.

Então, a aplicação de toxina botulínica juntamente com o uso de alguns antibióticos da classe aminoglicosídeo é contra indicada, como por exemplo, amicacina, gentamicina e neomicina.

É melhor terminar o tratamento com antibióticos e só depois realizar o procedimento.

Uma outra contra indicação é se o paciente estiver fazendo uso de anti-hipertensivos bloqueadores do canal de cálcio, como nifedipina, amiodipina, verapamil, etc.

Todas essas informações devem ser relatadas ao profissional, pois assim ele poderá avaliar a viabilidade ou não do procedimento.

Apenas lembrando que a aplicação de botox é um procedimento simples, desde que feito de forma responsável, pois em alguns casos, os efeitos do botox podem ser maiores que o esperado, como a paralisia do músculo.

No entanto, se aplicado de forma correta e por profissionais treinados, o risco é mínimo!

Se você está buscando uma clínica de estética de qualidade para fazer seu procedimento.

Nós indicamos a Clínica de Estética RJ, pelo seu excelente atendimento pessoal bem treinado e espaço muito aconchegante.

Quer fazer procedimento estético no rio de janeiro visite o site da Clínica de estética RJ

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!