Quando vale a pena pegar empréstimo pessoal?

Confira mais sobre o assunto

Mateus
Publicado em 25/05/2023, às 13h41 - Atualizado às 15h59

FacebookTwitterWhatsApp
Freepik
Freepik

Infelizmente, nem todo problema financeiro pode ser resolvido com um empréstimo pessoal. Guardar dinheiro costuma ser uma opção melhor e que evita dores de cabeça no futuro. No entanto, existem algumas condições de empréstimo e motivos para contratá-lo que o fazem valer a pena. Você saberá quais são eles neste texto.

O que é empréstimo pessoal?

Existem vários tipos de empréstimo, mas dois são mais comuns: o empréstimo consignado e o empréstimo pessoal. No primeiro tipo, a pessoa recebe o dinheiro requisitado de uma vez e as parcelas vão sendo descontadas automaticamente de algum benefício, como pensões e aposentadorias.

Já o empréstimo pessoal é um contrato realizado entre um banco e o solicitante para que o dinheiro seja disponibilizado e vá sendo devolvido mensalmente. Nessa categoria, a pessoa que recebeu o empréstimo precisa pagar por conta própria as parcelas. Assim, corre-se mais risco de não conseguir quitar a dívida e acabar acumulando juros.

Quando o empréstimo pessoal vale a pena?

Como o empréstimo pessoal apresenta mais risco para quem o requisita, é necessário observar se as condições oferecidas pelo banco são vantajosas. Os melhores empréstimos pessoais são aqueles que:

  • possuem juros baixos;
  • tem um baixo Custo Efetivo Total (CET), que é a soma de juros, taxas, encargos, tributos e seguros;
  • não vai sacrificar a maior parte da sua renda por muito tempo, o que te levaria a fazer dívidas ou a precisar de outros empréstimos.

Motivos para pegar empréstimo pessoal

Os motivos para pedir um empréstimo pessoal também precisam estar bastante alinhados à seriedade desse tipo de recurso financeiro.

Ainda que funcionem de forma similar, um empréstimo não é cartão de crédito! Deve-se evitar usá-lo para comprar roupas, sapatos e outros itens cotidianos, pois não compensam o pagamento de longo prazo e o risco de pagar juros. Abaixo estão quatro razões que justificam o pagamento das parcelas de um empréstimo.

Realizar um sonho

Realizar um sonho pode ser um bom motivo para pegar um empréstimo. É preciso deixar claro que, entende-se como “realizar um sonho” uma ação que se deseja fazer há anos, que trará uma satisfação de longo prazo e que exige uma quantia em dinheiro que poucas pessoas têm à disposição. Pode ser, por exemplo, a compra de uma casa e de um carro ou a realização de uma viagem.

É claro que, para utilizar um empréstimo na realização de um sonho, o contratante não deve ter dívidas e precisa estar apto a pagar em dia as parcelas. É mais indicado para quem tem dinheiro sobrando, mas ainda não é suficiente para alcançar o que se deseja.

Pagar dívidas

Muitos brasileiros pegam empréstimos porque já têm dívidas que precisam ser pagas. Esse é um motivo válido, mas é preciso tomar cuidado. Afinal, pode ser que quem não consegue pagar uma dívida também não consiga pagar um empréstimo.

Antes de pegar empréstimos para quitar dívidas, deve-se tentar primeiro realizar a renegociação delas. Caso não seja possível, então o empréstimo pode ser usado como solução, mas apenas se não constituir um custo maior do que a dívida anterior.

Comprar remédios e realizar tratamentos médicos

Cuidar da saúde é imprescindível e deve estar acima de tudo. Então, comprar remédios e realizar tratamentos médicos são motivos mais do que dignos para pegar um empréstimo pessoal.

Investir em educação, profissão e bem-estar

Para ter sucesso em certas áreas da vida, às vezes é necessário investimento. Como nem todo mundo tem boas condições financeiras, o empréstimo pessoal é uma opção para quem quer começar uma faculdade, fazer cursos e intercâmbios ou abrir um negócio.

Também é considerado como investimento a realização de mudanças que melhorem o bem-estar, já que manter um certo conforto melhora a capacidade de dedicação de uma pessoa para que se tenha sucesso.

Percebe-se, então, que pegar um empréstimo é válido quando o dinheiro gera uma mudança positiva na vida presente ou futura. Entretanto, essas razões devem levar em consideração a situação financeira de cada um.

E você? Qual o motivo que te faria pegar um empréstimo pessoal? Diz pra gente nos comentários!

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!