DICAS

Quando optar por um minisite?

Saiba qual tipo de site é o melhor para seu negócio

Mateus
Publicado em 29/09/2021, às 14h02 - Atualizado em 30/09/2021, às 12h38

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Ter um minisite pode ser uma excelente maneira de se destacar no mercado atual, onde a presença digital é praticamente uma obrigação e muitas empresas estão se adaptando para conseguir resultados mais efetivos.

Um minisite é um ambiente virtual que fica no meio termo entre um site institucional e um microsite ou uma landing page. 

Enquanto o primeiro é muito mais completo e com informações relevantes para a empresa, o segundo trata diretamente com questões objetivas.

Ao minisite, cabe o melhor de ambos os mundos. Trata-se de um site que fornece conteúdo de qualidade para o consumidor, mas sem muitas páginas ou caminhos confusos para que o cliente encontre o que precisa, como areia fina preço acessível.

Normalmente, a média de páginas que um minisite possui varia entre três a cinco, mas isso não quer dizer que se trata de uma estrutura fácil de organizar.

Assim como em qualquer outro site, ele precisa de ações de SEO (Search Engine Optimization) para conseguir mais efetividade em suas ações, principalmente para ser encontrado em motores de busca.

Além disso, os custos de hospedagem continuam existindo, ainda que sejam menores do que os de um portal grande ou de um servidor dedicado para empresas que possuem sites muito pesados.

O princípio ideal de um minisite é colocar todas as informações relevantes para uma empresa de forma simples, rápida e objetiva, para ajudar os consumidores a tirarem dúvidas e tomarem decisões assertivas.

Esse modelo, entretanto, tem conquistado muita relevância para trabalhar com marketing de afiliados, um modelo que cada vez mais ganha força no mercado pela facilidade de explorar esse tipo de conteúdo.

O minisite é uma excelente ferramenta para redirecionamentos. Caso você esteja preparando uma campanha específica ou segmentada para um nicho em especial que busca por autonivelante epóxi, você pode usar esse tipo de estrutura para conseguir bons resultados.

Além disso, você pode utilizar a ferramenta como um redirecionador, levando os clientes para um domínio principal e ganhando mais visibilidade em suas ações como um todo.

Por ter menos elementos que outras páginas, é comum que minisites tenham um bom volume de acessos, garantindo mais velocidade no carregamento do conteúdo uma vez que ele exige muito menos recursos de um servidor que o esteja hospedando.

Para todos os efeitos, o minisite é um site normal. Isso significa que você deve ter o mesmo cuidado que teria com qualquer outra estrutura web que costuma trabalhar, garantindo o máximo na qualidade da experiência gerada para cada usuário que o visita.

Para atingir esse objetivo, é importante se atentar a alguns pontos muito importantes para sua estrutura e para a qualidade do minisite como um todo, que são:

  • Responsividade;
  • Usabilidade;
  • Velocidade;
  • Segurança de informação.

Por ter menos páginas para se preocupar, é muito mais fácil alcançar estes objetivos, uma vez que você consegue trabalhar com um gasto de recursos muito menor e alcança um bom status para o minisite.

Além disso, por sua velocidade e objetividade, é mais fácil trabalhar as métricas de SEO para alcançar um posicionamento adequado junto aos motores de busca, que podem ser interessantes para suas ações com um display aramado valor.

Quando utilizar um minisite?

Existem diversas razões para você utilizar um minisite, principalmente quando você precisa de um posicionamento mais efetivo em motores de busca ou deseja se tornar mais conhecido em um nicho específico, como a venda de cobertura para estacionamento de condomínio.

Além disso, pessoas que estão começando em suas atividades e não possuem ainda um portfólio muito extenso podem optar por esse formato para trabalhar com mais rapidez e efetividade.

Em alguns casos, o minisite é utilizado até mesmo como uma landing page, que é uma página criada para estimular os visitantes a se tornarem leads ou a potenciais clientes avançarem no processo do funil de vendas, conquistando mais conversões.

Para algumas empresas, os minisites são uma excelente maneira de dar destaque a um novo produto ou serviço, como uma chapa expandida, que precisa ser avaliado para gerar o interesse necessário para esse tipo de atividade.

Por isso, muitas vezes é fundamental que você utilize estas ferramentas para alcançar resultados mais expressivos e aumentar seu potencial de negócios, atingindo uma estrutura muito mais adequada para a internet.

Por sua capacidade de otimização, muitos dos minisites acabam sendo uma importante solução para lidar com esse tipo de recurso.

Criando um minisite de sucesso

Para saber como criar um minisite efetivamente, é importante que você consiga identificar uma série de elementos que precisam ser colocados em prática quando você começa a trabalhar com esse tipo de ação.

Além disso, é importante ter em mente que cada empresa é única, e você deve identificar se o uso de um minisite se encaixa em sua realidade e como você pode fazer para estruturar suas ações utilizando essa ferramenta.

Quanto mais você planeja esse tipo de ação, com utilizar uma arara expositor de roupas para sites de vestuário, mais simples será aproveitar os recursos que um minisite pode oferecer.

Planejamento é fundamental

O planejamento é o primeiro passo para qualquer ação relevante em sua empresa, o que inclui a criação de um minisite. Esse processo inclui uma série de fatores importantes que precisam ser levados em conta para você habilitar um site.

Por isso, pesquisar palavras-chave, fazer uma análise de conteúdo do que está sendo produzido tanto por você quanto por seus concorrentes, preparar um material de qualidade e outras ações básicas de marketing são muito importantes.

Além disso, o ideal é você fazer um mapa de seu site, identificando o que aparecerá em cada página e quais são os pontos que levam de uma área a outra dentro do minisite.

É importante que você trabalhe com esta organização para que esses redirecionamentos não fiquem completamente soltos, de maneira que pareça não fazer sentido para ele.

Entretanto, é importante que você não exija demais dos servidores para planejar direcionamentos mais efetivos para as ações que serão instauradas no minisite.

Com um material mais enxuto, é possível criar uma série de ferramentas de SEO para alavancar seu conteúdo de locação de caminhão Munck e conseguir um posicionamento mais efetivo em diversos motores de busca, o que ajuda muito a subir o status de sua empresa.

Tenha um bom domínio

Ter um domínio de qualidade é outro ponto muito importante para o sucesso de seu minisite. É importante que ele seja um domínio fácil de decorar, simples e que tenha ligação com seu conteúdo principal.

Ter um bom domínio é um passo muito importante para que você trabalhe com efetividade suas ações de engajamento, principalmente através de palavras-chave e do potencial de utilização do domínio em motores de busca.

O endereço de seu site é a primeira coisa que qualquer consumidor verá quando acessar suas páginas, e por isso é fundamental que ela seja uma boa referência para conseguir mais resultados.

Provedor de hospedagem de qualidade

Outro ponto muito importante é a escolha de um provedor de hospedagem. Trata-se de um serviço onde você montará a estrutura digital de seu site, onde ele ficará mantido e suas funcionalidades exploradas.

Ter uma boa hospedagem é um ponto crítico. Um minisite normalmente exige menos recursos do que um site comum, o que pode ser vantajoso do ponto de vista financeiro. Ainda assim, é bom escolher um serviço de qualidade.

A hospedagem é responsável por manter seu site no ar. Por isso, contratar um serviço desconhecido pode gerar dores de cabeça no futuro. 

O desempenho de seu site também é altamente dependente da máquina escolhida durante a contratação de sua hospedagem.

Layout de qualidade

A forma física de seu site está condensada no layout. É aqui onde a maioria dos elementos de usabilidade são colocados, aumentando assim a qualidade da experiência de usuário ao acessar o minisite de limpeza em clinicas.

Para operacionalizar todas as estratégias que você tem em mente, é fundamental que você trabalhe com recursos expressivos através da identidade visual do minisite.

Esse tipo de ação ajuda a direcionar os consumidores para o que você deseja que eles sigam após a visita inicial do minisite, criando uma estrutura muito mais qualificada para as ações.

Considerações finais

A experiência de usuário é um dos pontos mais importantes de qualquer estratégia de marketing. Portanto, saber trabalhar com os minisites é um ponto muito importante para você ganhar mais estrutura de mercado.

Além disso, é importante realizar testes frequentes e manutenções periódicas para garantir que a estrutura deste minisite seja respeitada e você terá uma boa ferramenta no ar, funcionando de maneira correta para angariar mais clientes para sua empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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