Quando o bebê começa a regular o sono?

O momento em que o bebê descansa não é o mesmo em que os adultos muitas vezes podem descansar. Com um sono ainda em fase de adaptação, a criança tende a acordar com muita frequência ao longo do dia e da noite. Afinal, quando o bebê começa a regular o sono?

Mateus
Publicado em 14/12/2022, às 13h40 - Atualizado às 13h44

FacebookTwitterWhatsApp
Canva
Canva

Os pais de primeira viagem geralmente, sofrem nos primeiros meses de vida dos filhos. Isso porque, até que a criança regularize o seu sono, leva um tempo. 

A criança, antes disso, tem um sono que se divide em duas fases: a do sono ligeiro e a do sono profundo. E claro, o sono das crianças é um sono diferente dos adultos. Tão logo um bebê é colocado no berço, logo estará chorando. 

Que tal entender o porquê disso tudo e como lidar com essa fase tão gostosa e ao mesmo tempo tão complexa da vida?

Entendendo o sono dos bebês

Enquanto um adulto precisa ter em média 8 horas de sono para equilibrar as suas energias, os bebês necessitam do dobro deste tempo para descansar, acordando a cada 3 horas, aproximadamente. 

Conciliar esses momentos com a rotina do dia a dia é bem difícil, mas necessário. O primeiro passo é tentar criar um ritmo com a criança, entre as horas de sono e os momentos de dar a mamada. 

Nessa fase a criança apresenta dois estágios de sono: O primeiro é o do “sono profundo” e o segundo, é o do “sono ligeiro”. 

As principais características do sono profundo são o semblante absolutamente tranquilo, os olhos fechados e as mãozinhas abertas. É como se a criança estivesse em um mundo apenas dela e portanto, nada a acorda tão fácil. 

Quando acorda, devido ao susto que leva, chora por longos momentos, em razão de estar tão relaxada em um sono tão gostoso. É com muita frequência que essa interrupção do sono profundo ocorre mais à noite. 

E nesse momento, os pais que precisam trabalhar sofrem em virtude de terem acalmar a criança e fazê-la dormir novamente. É da vida.

Geralmente, especialistas dizem que o ideal é que os pais durmam quando a criança está dormindo também, mas se há necessidade de trabalhar e acordar cedo em poucas horas, como conciliar esta ideia com a rotina?

Contudo, esta fase não dura para sempre e logo surge o estágio do sono ligeiro, que é quando a criança tem um despertar mais rápido e mais tranquilo, embora demore também a voltar a dormir. 

É muito fácil perceber quando a criança entra nesta fase, por conta de alguns detalhes como, a testa franzida, o movimento que os olhos fazem com a pálpebra fechada e a posição das mãos fechadinhas. 

Por isso, a pergunta desesperada de muitos pais recentes é: "Afinal, quando o bebê regulariza o sono?".

A regularização do sono

Este estágio ocorre por volta do terceiro mês de vida. É quando a criança começa a se desenvolver e criar certos hábitos, como por exemplo, horários de mamada, momentos de sujar as fraldas, momentos de acordar e ficar sem sono, brincando no berço ou com os pais, dentre outros.

Nessa fase, a criança começa a regularizar tais hábitos em horários mais frequentes e logo, tem o sono regularizado em todo aquele período de tempo.  Para alegria dos pais que aos poucos podem tentar regularizar seus momentos de descanso também.

É importante atentar para as mudanças de cama e de colchão ao longo do tempo, e de preferência para que após os 6 meses de vida, a criança já possa dormir sozinha em seu próprio quarto.

Assim, desenvolve um sono tranquilo e um pouco mais a sua independência.    

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!