Qual tipo de internet vale mais a pena contratar para minha casa?

Confira mais sobre

Mateus
Publicado em 08/02/2023, às 10h29 - Atualizado às 13h37

FacebookTwitterWhatsApp
Pexels
Pexels

A internet se tornou uma ferramenta poderosa e indispensável no dia a dia das pessoas, seja para jogar, assistir a filmes ou até mesmo trabalhar de forma remota. Entretanto, você sabe quais são os tipos de internet disponíveis no mercado e qual a melhor opção para sua residência?

Se a resposta for não, fique tranquilo, pois nesse texto falaremos sobre cada um desses tipos e o que você deve ponderar na hora de fazer a escolha do seu plano. Confira.

Quais são as principais categorias de internet atualmente? 

Em suma, as empresas provedoras deste tipo de serviço oferecem 5 opções para os usuários: ADSL, Internet a cabo, Fibra ótica, Rádio e satélite e Dados móveis. Vejamos como funciona cada uma delas:

ADSL

O modelo ADSL – também chamado de linha digital assimétrica – faz uso da linha telefônica, mas sem que ela precise ser bloqueada.

A estabilidade e a baixa variação de sinal são duas das suas principais vantagens. Entretanto, seu uso é mais recomendado para residências, já que sua assincronia faz com que a velocidade de download e upload sejam muito diferentes.

Internet a cabo

Muito parecido com o modelo ADSL, a Internet a cabo possui uma velocidade de download e upload equilibrada e está intrinsecamente ligada às empresas de TV por assinatura. 

A maior vantagem da internet a cabo é, sem dúvidas, sua velocidade de conexão. Por outro lado, sua instabilidade costuma ser notada por alguns usuários. Fora isso, é comum que os cabos fiquem expostos às condições climáticas, o que pode influenciar na qualidade do serviço prestado. 

Fibra ótica

Aqui, o sinal também é enviado através de cabos. Porém, diferente do modelo acima, estes cabos são feitos de fibra ótica, capazes de transmitir informações na velocidade da luz. Por esse motivo, a internet de fibra óptica é considerada a mais rápida e mais estável do mercado. 

Infelizmente, toda essa performance tem o seu preço. Além do serviço ser mais caro que os demais, pode ser que a cobertura não chegue até a sua região. 

Rádio e satélite 

As conexões de Rádio e satélite são mais comuns em áreas rurais e regiões afastadas. Para esse modelo, o cabeamento é dispensável, já que a transmissão é feita por meio de ondas captadas pelas antenas dos rádios e repassadas para os usuários.

O satélite funciona de forma parecida, com a diferença desse equipamento estar alocado na órbita terrestre. A instabilidade pode ser uma desvantagem, dependendo da condição da atmosfera.

Dados móveis

Por fim, temos os dados móveis, que após o lançamento do 5G, tem se tornado cada vez mais popular no Brasil. A flexibilidade que esse serviço oferece é uma das suas grandes vantagens. Porém, sua conexão está totalmente atrelada a cobertura disponível, podendo apresentar grande instabilidade em algumas situações.

Como acertar na escolha do seu plano?

Conforme vimos no texto, o usuário pode contatar até 5 tipos de internet para a sua residência. Mas, como selecionar aquele que melhor se adequa às suas necessidades? 

O primeiro passo é entender qual será o seu uso e com quantas pessoas precisará dividir a conexão. Em termos gerais, para realizar atividades leves, um serviço de internet a cabo com boa velocidade pode ser o suficiente. Contudo, se além da velocidade você procura estabilidade na hora de fazer download de arquivos pesados, a fibra ótica é a melhor opção.

Em qualquer um desses cenários, o time de especialistas do Portal Entre poderá te ajudar a encontrar a opção certa para a sua casa. Assim, caso esteja procurando por um provedor de internet em Casimiro de Abreu, Rio das Ostras, Tamoios,  Barra de São João ou R.Dourado/Prof Souza, não deixe de acessar nosso site e conferir nossas condições.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!