Qual é a importância do banco de dados para uma empresa de e-commerce?

Confira mais sobre

Mateus
Publicado em 14/02/2023, às 10h45 - Atualizado às 13h53

FacebookTwitterWhatsApp
Pexels
Pexels

Segundo o dicionário Oxford, um banco de dados é um conjunto estruturado de informações mantidas em um ambiente, sobretudo aquele que pode ser acessado ​​de várias maneiras.

A seguir, você conhecerá com mais detalhes os benefícios desse investimento para um e-commerce e como organizar as informações da sua loja virtual com mais qualidade e rapidez. 

Qual é a importância do banco de dados para uma empresa de e-commerce? 

Preparado para conhecer os benefícios do banco de dados para e-commerce? Confira 5 vantagens: 

1. Facilidade na administração dos dados

Em síntese, o banco de dados é uma ferramenta que permite armazenar e controlar as informações de uma empresa de maneira prática e didática. 

Dessa forma, todos os colaboradores da organização sabem onde estão os materiais mais importantes para uma reunião ou uma tarefa, otimizando a rotina de trabalho.  

2. Flexível à realidade do e-commerce 

A tecnologia permite a adequação ao porte, setor ou segmento da loja virtual. 

Por exemplo, um empresário de pequeno porte, com uma empresa que gera poucos arquivos e precisa de um nível de processamento mais restrito, pode optar por um banco de dados mais básico. 

Empresas que necessitam de um espaço maior, por sua vez, podem escolher uma tecnologia mais ágil, facilitando o desenvolvimento de um trabalho mais estratégico.  

3. Segurança

Ao usar o banco de dados, o e-commerce está menos sujeito a ataques e outros tipos de perdas. 

Por falar nisso, o Brasil é o sexto país com mais vazamentos, segundo a empresa Surfshark, especialista em privacidade e segurança online.

Podemos concluir, portanto, que o investimento em um banco de dados seguro é vital para o sucesso de qualquer negócio. 

4. Alinhamento das estratégias 

Com os dados disponíveis e com possibilidade de cruzamento de informações, os colaboradores do e-commerce podem ter um panorama mais completo da loja virtual e definir estratégias mais alinhadas com a realidade.

5. Recuperação das informações 

Ao usar uma tecnologia para gestão de dados, você pode recuperar as informações com mais rapidez e eficiência, evitando estresse e até a perda de credibilidade do negócio. 

Quem deve cuidar dos dados de um e-commerce? 

O Data Administrator (DBA), que na tradução literal significa administrador de banco de dados, é o responsável por gerenciar e planejar as informações de produção, podendo ser aplicado de maneira remota. 

Em linhas gerais, estas são as funções de um DBA:

  • Prover e otimizar um sistema de banco de dados ou de uma base de dados;
  • Realizar e monitorar o processo de instalação e de backup;
  • Garantir a integridade, por meio de atualização, acompanhamento e aperfeiçoamento da tecnologia;
  • Recuperar as informações ausentes ou que foram corrompidas;
  • Efetuar a limitação e a liberação de usuários para a utilização de dados específicos;
  • Assegurar a segurança e, por meio do acompanhamento, descobrir prováveis riscos nos processos no servidor. 

Vale a pena contratar um DBA terceirizado?

Sim. A propósito, a terceirização do DBA propicia diversos benefícios para um e-commerce, como: 

  • Liberar outros colaboradores do negócio para focar em demandas mais estratégicas;
  • Promover rapidez nos processos e emissão de relatórios do sistema de banco de dados;
  • Promover mais controle das informações;
  • Apresentar diferencial competitivo e aprimoramento de tecnologias.  

Organizar as informações do seu e-commerce parece uma tarefa complicada, mas não precisa ser, sobretudo quando você conta com profissionais e ferramentas de qualidade. Por isso, cuide da sua informação e evite dores de cabeça no seu negócio, ok?

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!