Qual é a data correta para fazer a decoração de Natal?

Descubra mais sobre

Mateus
Publicado em 29/11/2022, às 15h12 - Atualizado em 30/11/2022, às 09h01

FacebookTwitterWhatsApp
Pexels
Pexels

Segundo a tradição cristã, a data adequada para colocar as decorações de Natal é o primeiro domingo do Advento, tempo litúrgico que dura quatro semanas e marca os preparativos para o nascimento de Jesus. Em 2022, essa data é domingo, 27 de novembro.

Pode ser de seu interesse saber um pouco mais sobre as decorações de Natal, para que assim, você possa escolher a que mais lhe chama atenção.

Os Papais Noéis

A imagem do Papai Noel surgiu da benevolência de um bispo chamado Nicolau.

Segundo a lenda, ele jogava moedas de ouro pelas chaminés das famílias mais pobres da Turquia e era considerado um santo pela Igreja.

A imagem moderna do Papai Noel aparecerá nos Estados Unidos. Papai Noel se transforma em um velho gordo de barba longa e terno vermelho, e dirige um trenó pela casa.

Os sinos

Os sinos de Natal são um símbolo de anunciar o nascimento de Jesus.

Isso porque, além de sinalizar a hora, os sinos também avisam as pessoas para se reunirem para os eventos.

Os sinos usados ​​para decorar as árvores e as portas também costumam aparecer nas canções natalinas. O mais famoso é "Bata o sino".

Os anjos

O anjo representa a figura de Gabriel, que anuncia a Maria que ela dará à luz Jesus.

Por isso são tão importantes nas decorações natalinas. Assim como Gabriel, um anjo que faz o papel de mensageiro de Deus anuncia ao povo o nascimento de Jesus.

Não é de admirar que os anjos sejam uma das maiores líderes de torcida neste Natal.

Ele não só existe isoladamente, como também é um dos protagonistas do presépio.

Os presépios

O primeiro presépio data de 1223 e foi ambientado na Itália por São Francisco de Assis, que quis mostrar aos fiéis como Jesus nasceu.

No início era realizado apenas na igreja até que sua reunião em família se tornou uma tradição.

Representa a cena do nascimento do Santo Menino Jesus.

Assim, além de Jesus e dos seus pais Maria e José, inclui os animais do estábulo que aqueceram Jesus, o anjo que anunciou o seu nascimento ao mundo, a estrela de Belém que indicou o caminho aos reis magos e aos três reis: Baltazar, Gaspar e Melchior.

Geralmente é removido em 6 de janeiro, data em que o rei encontrou a criança.

As guirlandas

Normalmente a guirlanda é representada por ramos verdes e frutas vermelhas. Simboliza a coroa de Cristo, e as bagas vermelhas representam o sangue de Jesus. O fato de ser usado na porta de casa também fez com que a família estivesse pronta para o espírito natalino, que é amor, paz, gratidão e preparação para o ano novo.

As estrelas

A estrela do Natal é aquela que indicava aos magos onde Jesus estava porque queriam adorá-lo.

Os mágicos seguiram esta estrela para encontrar o Santo Menino nascido em Belém, por isso também é chamado de Estrela de Belém.

Além de indicar o caminho para o Menino Jesus, a estrela também representa o próprio Jesus, que nasceu para guiar a humanidade.

Ainda hoje, a ciência tenta explicar sua origem como um fenômeno astronômico.

As bolas de Natal

São coloridas, de vidro, plástico, brilhantes e feitas à mão. Essas bolas são distintas na árvore de Natal e simbolizam a colheita. Eles representam a natureza. Antes eram maçãs e outras frutas. 

Mas, em muitos lugares, não tinham as frutas, ocasião em que uma artesã começou a confeccionar bolas de vidro. Ela era quem pintava e, por serem bonitas, as pessoas começaram a usar como tradição de decoração de Natal.

As velas

Segundo a lenda, na Alemanha, um velho costumava acender velas em frente à janela para iluminar o caminho dos pedestres.

Por isso, as velas natalinas assumem o papel de trazer luz para a vida das pessoas por conta do nascimento de Jesus, porque ele veio para dissipar as trevas e dissipar as trevas.

Portanto, as velas acesas na véspera de Natal, além de representarem a fé, também indicam a presença de Cristo naquele ambiente.

As árvores de Natal

Ela observou que o costume de decorar as árvores de Natal é anterior ao nascimento de Cristo. 

Era uma forma dos cristãos e até pagãos agradecerem ao deus Saturno pela fertilidade de suas plantações. Até que cerca de 1500 países começaram a usá-lo como decoração de Natal. 

O pinheiro é uma árvore que suporta neve e as folhas não caem, vêm de países de baixa temperatura. A árvore representa a vida, a esperança, e alguns católicos acreditam que por ser triangular, representa a Santíssima Trindade.

Os panetones

Vamos falar da gastronomia, mais precisamente, da iguaria indispensável na mesa do brasileiro: o panetone!

De ascendência italiana, reza a lenda que Tony era funcionário de uma padaria que estava esgotada com encomendas de Natal. Para isso, acaba cometendo o erro de fazer pão para o jantar da família do patrão na véspera de Natal.

O erro aconteceu tão suavemente que o patrão chamou o pão de "pani do Toni".

A iguaria se tornou decoração em muitos lugares do mundo.

Com isso, agora você sabe a data correta para fazer a decoração de Natal e, ademais, conheceu algumas das principais decorações.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!