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Quais perfis recrutar para gerenciar o marketing digital da sua empresa?

Qual é o perfil de um bom profissional de marketing digital?

Henrique
Publicado em 04/08/2021, às 16h54 - Atualizado em 11/08/2021, às 09h00

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Imagem Quais perfis recrutar para gerenciar o marketing digital da sua empresa?

Quer internalizar o marketing digital da sua empresa, mas não sabe quais os perfis que precisa de recrutar e treinar? Vamos listar as diferentes profissões e perfis necessários para gerir o marketing digital na empresa. Esta não é uma lista completa, mas você ainda terá um painel grande o suficiente para escolher seu futuro colaborador.

6 perfis para gerenciar o marketing digital da sua empresa

1. O estrategista de marketing digital

Ele geralmente tem vários anos de experiência em empresas para as quais implementou importantes estratégias de marketing. Ele conhece os problemas e sabe como discutir com a administração os objetivos a serem alcançados.

Ele será o piloto a quem você confiará o volante para levá-lo longe. Ele gerencia equipes de produção e desafia com sucesso agências externas. Esse perfil é caro porque ele tem experiência e vale a pena.

Terá que estar acompanhado por uma agencia de marketing digital, por um ou mais colaboradores para trabalhar com ferramentas (vídeos, design, SEO, SEA) porque muitas vezes sabe pilotar mas não tem tempo ou o know-how para se produzir.

Perfil muito útil para grandes estruturas ou grupos que têm necessidades de longo prazo para apoiá-los em estratégia, ideias, conselhos, porém, pode ser inadequado para empresas menores que desejam resultados rápidos e baratos.

2. O editor/escritor Ux

O editor da web ou o escritor de Ux geralmente usam ambas as palavras, bem como UX e SEO, então eles são o perfil perfeito se você tiver necessidades de escrever conteúdo de blog. Mas também será muito útil para reescrever suas páginas como "know-how, história, quem somos" ou mesmo " fichas de produtos e listas de categorias".

Ele é muito proficiente em palavras, mas não conte com ele para fazer contas ... Portanto, tome cuidado com as solicitações de análises ou KPIs que não são necessariamente de sua responsabilidade.

Este é um perfil ideal se você está no processo de redesenho de um site ou melhor, se você está iniciando uma estratégia de marketing de entrada, porque ele gerenciará a escrita de conteúdo de qualidade para você.

3. Gerente de SEO

Mais versátil que o redator, o gerente de SEO sabe escrever, mas também conhece números , KPIs e análises. Ele também tem a capacidade de mergulhar no código-fonte de uma página para extrair informações úteis para referência natural.

Ele não é tão bom quanto o redator em encontrar a frase que resumiu tudo em 6 palavras, mas saberá colocar as palavras - chave em lugares estratégicos de suas páginas e posicionar seu site nos melhores resultados dos buscadores .

Este é o perfil para você se você tiver estatísticas que mostram que seu SEO gera apenas 15-30% do seu público . Será necessário dar um pouco de tempo para analisar as razões para esses dados fracos, mas então saberá como melhorar seu site como resultado.

4. O gerente de tráfego

O gerenciador de tráfego é o perfil perfeito para gerenciar campanhas publicitárias, SEO, e-mails, display, ads, etc. Ele é o garante de boa entregabilidade, audiências, conversões, otimizações de campanha. Ele tem uma visão ampla de ferramentas de comunicação e saberá interpretar KPIs e monitorar objetivos.

É bastante versátil, mas de repente pode ser um pouco caro. Tenha cuidado para não segmentar esse tipo de perfil se você só tiver redes sociais para gerenciar, por exemplo, porque ele rapidamente ficará em círculos.

Este é o perfil certo para uma empresa que já dispõe de várias ferramentas de marketing e comunicação . Ele sabe limpar, otimizar, medir e rentabilizar tudo isso para implantar ações em maior escala ao longo do tempo.

5. Analista de informações

Perfil muito especializado na análise de bases de dados, o analista de dados é um virtuose de dados e segmentação. Ele será capaz de extrair informações invisíveis para você antes e revelar tendências que são muito úteis para seus objetivos de marketing.

Não é função dele pedir-lhe que gerencie campanhas de aquisição ou crie um mailing, você deve ter em mente que este perfil é muito especializado em sua área, portanto não planeje confiar a ele a comunicação.

É certamente a profissão mais específica desta lista, o analista de dados será um especialista muito útil se você tiver milhares de dados para analisar e quiser obter o melhor deles para atingir seus objetivos. Por outro lado, se você tem um site que gera poucos dados por mês, esse perfil é totalmente inadequado.

6. O desenvolvedor web

O desenvolvedor, joia rara e procurada por todos, o trabalho que todos querem fazer se torna essencial amanhã ... É ele quem digita o código PHP, HTML, JavaScript, etc. É ele quem faz as interfaces web visível online, funcional, responsivo, ... ele pensa, codificar, depurar, testar.

Ele costuma ser ultra competente em seu campo, mas também não é o craque que conhece todos os CMS e estruturas, então tome cuidado para não solicitá-lo no Magento, WordPress, Prestashop, Shopify, Drupal, porque ele não se sentirá confortável com tudo.

Este é um perfil mais comumente encontrado em uma agência, mas para algumas estruturas de médio ou grande porte , ele tem seu lugar e pode ser muito receptivo a uma agência de marketing digital.

Quem recrutar, quem treinar?

Com tudo isso, você poderá ter melhor visibilidade dos perfis que precisará contratar para auxiliá-lo no dia a dia de sua empresa. Você também pode usar o treinamento para atualizar alguns perfis que já são muito bons em casa.

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