Quais os tipos de EPI mais usados nas empresas?

Quais equipamentos de segurança são os mais usados nas empresas?

Henrique
Publicado em 31/05/2021, às 10h24 - Atualizado às 11h13

FacebookTwitterWhatsApp
Pixabay
Pixabay

Os Equipamentos de Proteção Individuais com certeza são indispensáveis para garantir a saúde e a segurança física de todo funcionário.Todavia, a pergunta que não quer calar é, porque então ainda ocorrem diversos acidentes no ambiente de trabalho? Acreditamos, que o principal motivo é a falta de responsabilidade de ambas as partes, das empresas em não fornecer tais equipamentos para os seus colaboradores, e dos funcionários que muitas vezes não utilizam, mesmo estando a disposição. Em nosso artigo de hoje, vamos ajudar vocês trazendo informações a respeito de quais os tipos de EPI mais usados nas empresas, fique ligado aqui!

Para saber a importância do uso dos EPIS, basta olhar os noticiários, frequentemente nos deparamos com notícias de acidente de trabalho, o Brasil está em 5° lugar no ranking de países que mais tem acidentes desse tipo.

E não é por falta de legislação, a NR 6 “Norma Reguladora” estabelece várias obrigações em volta do uso dos EPIs, inclusive conceituando EPI como: “Considera-se Equipamento de Proteção Individual - EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. O seu uso sempre foi um desafio no convencimento, por parte da força de trabalho seja ela da construção civil, indústria, operação química, portuária, aeroportuária, tecelagem, e outras tantas que padecem de uma fiscalização adequada e da disseminação da cultura prevencionista, por parte de profissionais destas áreas, do corpo gerencial e principalmente dos trabalhadores que já vêm viciados com conceitos falhos e equivocados acerca deste e de outros temas.”

Por essa razão, é sempre válido alertar tanto empresas como os funcionários, a importância de colocar em prática o que a legislação pede, e a conscientização do uso dos EPIs. Para isso existem empresas no mercado, que prestam esse tipo de serviço em torno da área da Segurança do trabalho, como por exemplo a Veiga Gestão.

Se olharmos esse assunto, através de um viés histórico, desde o início dos tempos o ser humano busca sua própria proteção, de forma instintiva. Antes da revolução industrial, o homem não era visto como um sujeito de direitos, e sim como um objeto, uma máquina, que ao ser quebrada era substituída por outra, ou seja, naquela época não se tinha um olhar cuidadoso com o trabalhador, em preservar sua saúde física e mental.

Após a Revolução Industrial o patrão se dá conta, que simplesmente substituir um homem por outro, não é vantajoso para a companhia, gerando custos que poderiam ser evitados ou substituídos investindo em prevenção. A partir disso começa uma mudança de pensamento que  transforma e impacta diretamente as relações de trabalho e as ações de segurança dentro do ambiente de trabalho no mundo todo.

A evolução dos EPIs no Brasil, ocorreu de forma lenta e gradativa, de fato após Revolução Industrial muito se modificou nas relações de trabalho, porém um dos pontos fundamentais para um olhar mais atento para a segurança do trabalhador, foi a vinda de empresas estrangeiras, multinacionais para o nosso país, com a chegada delas, também vieram as novas tecnologias, tendências, ideias e conhecimentos sobre a área de segurança do trabalho.

Vamos descobrir quais os tipos de EPIs mais usados nas empresas? Continua aqui!

Tipos EPIs mais usados e suas especificações de acordo com NR6

  1. Capacete de Aba Frontal: A cabeça é a parte do nosso corpo que mais necessita de proteção, não é à toa que o capacete é um dos EPIs mais usados no mundo, protegendo contra impactos de objetos sobre o crânio.
  2. Luvas Descartáveis: Há uma variedade de luvas disponíveis no Mercado dos EPIs, luvas contra agentes abrasivos e escoriantes, contra agentes cortantes e perfurantes, contra agentes químicos, contra agentes biológicos, etc. Com o advento da pandemia, esse EPI foi muito requisitado na área da saúde.
  3. Sapatos de Proteção: Também um dos EPIs mais utilizados no mundo todo, muito utilizados em obras e indústrias, protegendo os pés de impactos de objetos, choques elétricos, agentes químicos, biológicos e térmicos, etc. 
  4. Óculos de Proteção: Protege os olhos do trabalhador contra: contra impactos de partículas, contra luminosidade intensa, respingos de produtos químicos etc.
  5. Aventais/Jalecos: Protege o corpo do trabalhador, contra agentes químicos, térmicos, radioativos, etc.
  6. Respirador purificador de ar: Protege as vias respiratórias, contra partículas e gases emanados de produtos químicos, poeiras, névoas, etc.

Existem muitos outros EPIs disponíveis no mercado, cada empresa irá utilizar um tipo de EPI levando em consideração o ramo que atua. Se você curtiu o nosso tema de hoje, sobre quais os tipos de EPI mais usados nas empresas, curta, comente e compartilhe com seus amigos.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!