DICAS

Quais as principais ações para prevenção de incêndio?

A importância da prevenção de incêndio

Henrique
Publicado em 09/12/2020, às 15h12 - Atualizado às 15h51

FacebookTwitterWhatsApp
Pixabay
Pixabay

A segurança de um estabelecimento deve ser prioridade para os donos, os funcionários que ali trabalham precisam se sentir seguros para desenvolverem as suas atividades de forma adequada. Assim, um dos quesitos que devem ser observados é a prevenção de incêndio

Incluir formas de que o ambiente não pegue fogo, é muito importante para garantir a segurança das vidas das pessoas. Para prevenir um incêndio é necessário a aplicação de diversas técnicas para ajudar no combate. 

Para que um lugar não sofra com um incêndio, é necessário que o local tenha a segurança completa. Isso quer dizer que se no ambiente são usados produtos inflamáveis, é preciso que o local onde isso é feito ofereça o mínimo de segurança para não pegar fogo. 

Qual a importância de evitar que um local pegue fogo?

Evitar que um incêndio aconteça é importante por diversos fatores, alguns são óbvios quando pensamos na situação. Por isso, elencamos os mais necessários:

  • Preservar vidas;
  • Evitar gastos;
  • Não danificar a estrutura;
  • Segurança.

Desse modo, a principal razão para evitar que ocorra um incêndio é que, dessa forma, você preserva a vida das pessoas. Logo, você evita que elas se machuquem ou, até mesmo, morram, por esse incidente. 

Um incêndio causa muitos estragos e traz muitas consequências para as pessoas e os donos do comércio. Sendo assim, prevenir também é uma forma de evitar gastos. 

Isso porque um incêndio de grandes proporções danifica o espaço físico, machuca as pessoas e destrói as mercadorias. Nesse sentido, o dono da empresa vai ter gastos com tudo isso. 

Ele vai precisar reconstruir o imóvel, investir dinheiro com a aquisição de novos produtos, pagar indenizações e tratamentos para os feridos e ainda pagar multas pelo acontecido.

Sendo assim, prevenir também evita que sejam necessárias novas reformas. E, por fim, prevenir garante o mais importante que é a segurança. 

Além disso, para que um comércio funcione é imprescindível agir de acordo com as leis, e uma delas é a Norma Regulamentadora 23 que diz que o dono deve ser responsável por fornecer um ambiente seguro e que siga todas as regras da legislação. 

Logo, se a lei não for cumprida, o empregador pode pagar multas ou ter o seu imóvel impedido de funcionar. 

Como prevenir incêndios

Para que um estabelecimento comercial funcione de maneira adequada é preciso que algumas normas sejam seguidas, entre elas as de prevenção de incêndio, confira algumas medidas para prevenir esse acidente:

1- Laudo de vistoria

Para funcionar de maneira legal é preciso que o imóvel tenha o AVCB, laudo de vistoria do corpo de bombeiros. Assim, você garante que o seu ambiente é seguro. 

Isso quer dizer que profissionais do corpo de bombeiros vão realizar uma vistoria no ambiente e dizer se está tudo certo ou não. 

Para saber se o seu estabelecimento precisa ou não, bem como quais são os procedimentos, faça um AVCB consulta e verifique como é o processo na sua região. 

É importante lembrar que para conseguir o laudo deve haver o pagamento de taxas, e se o seu local não for apropriado haverão gastos também com a compra de materiais. 

Para conseguir o laudo, os bombeiros vão analisar a estrutura física do ambiente e se há os equipamentos de segurança como extintores.

2- Equipamentos de segurança

Para que o ambiente seja seguro, é importante ter em locais estratégicos equipamentos de segurança como extintor de incêndio. Desse modo, em caso de incidentes, é possível que os próprios funcionários realizem o socorro, evitando que o fogo se espalhe. 

Além disso, instale sistema de sprinklers no local, para que assim que for identificado sinais de incêndio, o sistema seja acionado.

3- Saídas de emergência

O local deve ter saídas de emergência para que as pessoas do ambiente possam sair do lugar de forma rápida e segura. Além disso, as portas devem ser sinalizadas, para que na hora de serem usadas pelo público, elas sejam encontradas facilmente.

Por isso, pinte as portas com cores chamativas e use letras grandes para indicar que ali é a saída. Em caso de um possível incêndio, as pessoas ficam muito nervosas e desesperadas e não conseguem raciocinar direito, por isso é importante que as saídas sejam chamativas.

Dessa forma, uma empresa de construção civil deve colocar portas de saída de emergência no seu ambiente, principalmente, para que as pessoas consigam sair rapidamente do local.

4- Faça treinamentos

Para que no momento do incêndio as pessoas consigam sair rápido, é importante que os funcionários conheçam bem o ambiente e saibam onde estão as saídas e equipamentos de segurança. 

Além disso, se o seu estabelecimento receber o público, é importante que os funcionários saibam orientar os clientes a forma como sair do local de forma segura. As pessoas que não conhecem o ambiente ficam desesperadas e podem se sentir perdidas nesses casos.

Por isso, a orientação dos colaboradores que foram treinados para saber como agir, pode ser fundamental para que um maior número de vidas sejam salvas.

Sendo assim, se o seu imóvel for um prédio com alguns andares, é necessário que haja pressurização de escadas para que a saída seja feita em segurança, por isso, a empresa deve fazer treinamentos para que as pessoas saibam como agir.

5- Faça inspeções

Faça inspeções regularmente para verificar a qualidade das instalações e dos equipamentos. Verifique principalmente, a rede elétrica para precaver que não haja fios desencapados ou com riscos de pegar fogo. 

As inspeções são importantes para garantir a segurança do ambiente, inclusive, elas servem também para procurar por vazamentos de gases. 

Sendo assim, uma empresa deve conferir o projeto de instalações elétricas para garantir que nada oferece riscos.

6- Tome cuidado com as tomadas

É normal que as pessoas coloquem um bejamin na tomada e liguem vários aparelhos ali.  O problema é que isso pode sobrecarregar a rede de energia e causar um curto-circuito ou, pior, algum aparelho ali ligado pode pegar fogo. 

Sendo assim, evite ligar diversos aparelhos na mesma tomada, por isso, antes de colocar o seu estabelecimento comercial para funcionar, faça um planejamento e coloque mais tomadas pelo ambiente se achar necessário. 

Por isso, no seu planejamento de sistema de incêndio inclua a instalação de mais tomadas, principalmente, para ter mais proteção no local.

7- Tenha equipamento que detectem fogo

Atualmente, já há disponível vários aparelhos capazes de detectar sinais de fogo, por isso, procure por eles e veja quais são os mais adequados para a sua empresa. 

As chances de prevenir que um acidente maior aconteça com esses aparelhos é muito alta, por isso vale o investimento.  

Um exemplo de aparelho é o detector de fumaça, que ao identificar sinais de fumaça aciona um alarme que permite que as pessoas consigam sair do lugar.

8- Mantenha o ambiente limpo

Pode parecer que a limpeza não influencia nesses casos, mas a verdade é que um ambiente limpo e com as coisas no lugar ajuda para que as pessoas consigam correr para encontrar as saídas.

Além disso, em um ambiente bagunçado, pode ser que hajam materiais que propaguem o fogo de forma mais rápida e contribuam para que o incêndio se alastre mais rapidamente. 

Sendo assim, uma empresa de treinamento industrial deve manter o local organizado para que as pessoas saiam mais rápido e o fogo não se espalhe pelo ambiente.

9- Cuidado com os produtos

Tome cuidado sobre onde os produtos são guardados, principalmente aqueles que pegam fogo facilmente. Isso porque, mesmo que sua empresa não use esses produtos na confecção das mercadorias, às vezes, eles são usados para a limpeza do local.

Um exemplo, é o álcool doméstico usado por muitos para desinfetar e limpar os lugares, por isso, certifique-se que esses produtos são guardados em locais seguros e longe do fogo. Assim, se o local tiver uma cozinha, evite guardar o produto perto desse cômodo. 

10- Mantenha o ambiente ventilado

Em locais abafados é mais fácil o fogo se propagar, além de que isso dificulta para as pessoas que estão no ambiente de respirar. 

Por isso, certifique-se que o seu estabelecimento é bem ventilado e com várias aberturas para entrada de ar.

Conclusão

Um incêndio pode causar grandes estragos físicos e na vida das pessoas, por isso, é importante que os estabelecimentos só funcionem depois que todas as medidas de proteção de incêndio sejam tomadas. 

Isso permite que vidas sejam salvas, que a estrutura do prédio seja preservada e que as mercadorias não sejam perdidas. Além disso, também é útil para que a empresa não atue de forma ilegal, bem como para que não hajam multas e gastos com indenizações. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!