DICAS

Primeiros socorros como agir em situações de gravidade?

O que se aprende em um curso de primeiros socorros?

Henrique
Publicado em 12/07/2021, às 11h26 - Atualizado em 13/07/2021, às 10h21

FacebookTwitterWhatsApp
Imagem Primeiros socorros como agir em situações de gravidade?

A prestação de primeiros socorros é a primeira coisa que uma pessoa deve ter quando passa por algum problema que pode oferecer risco de vida a ela.

Pesquisas demonstram que muitas pessoas poderiam não perder a vida se tivessem tido os primeiros socorros. Dessa forma dá para imaginar como os atendimentos são de vital importância para que a pessoa não tenha um agravamento.

Em um curso de primeiros socorros é aprendido todos os princípios básicos para que se possa oferecer um melhor atendimento para uma pessoa que está passando por uma situação de emergência.

Primeiros socorros como agir em situações de gravidade?

A quantidade de emergências médicas em nosso tempo é muito grande, infelizmente muitos atendimentos não acontecem a tempo de salvar a pessoa ou diminuir alguma sequela que poderiam ser evitadas.

Os primeiros socorros são a primeira prestação de ajuda a uma pessoa até a chegada de profissionais que possam esta realizando um atendimento mais especializado.

Tudo que for feito de início ajudará a pessoa não ter um agravamento como lesões e até para aliviar os sofrimentos que o acidentado possa ter.

Então veremos algumas formas de primeiro socorros no próximo no próximo tópico.

Cortes profundos

Esse tipo de situação é uma das mais recorrentes no pronto socorro, a gravidade da situação pode variar, mas a procedência pode ser a mesma em menor ou maior grau.

Dessa forma, se uma pessoa teve um ferimento independente da quantidade de sangramento é necessário lavar em água corrente abundantemente e depois enrolar em pano que esteja limpo ou então uma gaze.

Antes de levar ao hospital não tome algumas medidas que podem de repente agravar a situação, por isso não tome nenhum tipo de remédio e não coloque nada sobre a ferida para não provocar algum agravamento provocado por infecção.

No entanto, medidas naturais de primeiros socorros podem ser tomadas porque poderão ajudar no processo de recuperação da parte afetada.

O bom é sempre ter um kit de primeiros socorros para ajudar nesses momentos especiais, veja só alguns deles:

  • Soro fisiológico
  • Solução antisséptica
  • Gazes esterilizadas de vários tamanhos
  • Algodão
  • Luvas descartáveis
  • Ataduras
  • Esparadrapo
  • Curativo adesivo
  • Termômetro.

Desmaio

Esse caso é muito comum devido a diminuição de sangue para o cérebro, isso faz com que o organismo se proteja para não entrar em pane, desmaiando e fazendo com que numa posição horizontal chegue o fluxo sanguíneo para o cérebro seja melhorado.

Dessa forma o corpo tenta dar a sua ajuda, mas o problema não é tanto o desmaio  e sim como e onde ele ocorreu.

Isso é importante, mas as medidas a serem tomadas são as melhores possíveis, porque se uma pessoa cai perto de você então deve tentar segurar ela. Depois é só checar a sua respiração e inclinar sua cabeça para trás.

Logo depois é bom virá-la de lado para impedir que ela se engasgue com a própria saliva. Se houver curiosos se aglomerando para que elas se afastem, se a pessoa levantar, tente acalmá-la para que ela faça isso aos poucos para não ter um novo desmaio.

Veja se ela desperta, se isso não acontecer chame a ambulância, não jogue água no rosto e nem tente despertar ela abruptamente. No caso de haver um sangramento ou uma batida de cabeça não espere ela acordar, chame socorro.

Atropelamento

Infelizmente a quantidade de pessoas que são atropeladas no Brasil é muito grande, em 2013 foram mais de 7 mil pessoas atropeladas, nesta pandemia deu uma reduzida muito grande de 70% com 1940 pessoas.

Com uma situação dessas, certamente os primeiros socorros devem ser colocados em prática. Porém as medidas aqui não serão ativas como nos outros casos com relação a pessoa, a não ser o de pedir socorro.

Nesse momento, a melhor coisa que você pode fazer é conversar com a vítima, tranquilizando ela.

Qualquer forma de tentar ajudar ela mexendo pode causar um agravamento mesmo que você conheça alguma maneira de primeiro socorros. Porque se acontecer qualquer coisa a mais ao deslocar  a pessoa você não terá meios de ajudar.

Intoxicação

Esses casos acontecem muito como crianças, mas independente de ser adulto ou não é preciso lavar bem a boca com água corrente e tomar muita água, deixar a pessoa vomitar bastante para tirar o máximo de veneno do seu estômago.

Outra coisa que pode acontecer é a pessoa evacuar muito, mas esse tipo de situação é normal  porque é uma tentativa  do corpo de eliminar o que está sendo prejudicial.

Mas nesse processo é necessário ingerir soro caseiro, água de coco e bebidas isotônicas para evitar uma desidratação.

Você pode usar carvão ativado na água  porque ele ajuda a diminuir a absorção do veneno ingerido, mas isso terá melhor efeito se for feito logo depois da ingestão.

Afogamento

Para uma situação como essa, cada ponto a ser seguido pode ser uma situação de vida ou morte para a pessoa. Então  tire a pessoa da água e coloque ela de barriga para cima e puxar a sua cabeça para trás.

Logo depois vire ela para a lateral. Esse processo irá ajudar a água a sair com mais facilidade, mas se você não ver nenhuma resposta, não notando a respiração, faça o boca a boca.

Sendo assim você deve deitar a pessoa com a cabeça esticada para melhor entrada de ar, logo e seguida você segue esses passos:

  • Abaixe a língua da pessoa e vê se tem algo tapando a garganta
  • Tape as narinas dele com umas das mão depois de abrir zíperes ou botões da roupa dele
  • Depois que você fizer uma boa inspiração coloque a sua boca sobre a da pessoa
  • Sopre o ar com força sempre olhando para o tórax dela para vê se ela voltou a respirar
  • Sempre de uma afastada para ela expirar
  • Repita até ela voltar ao normal ou o socorro chegar.

Últimas considerações

Saber os primeiros socorros é vital para preservar muitas vidas que poderiam ser salvas se alguém pudesse ajudar antes que a emergência chegue.

Cada um desses passos são importantes, alguns deles mais simples que outros, mas que podem ajudar a evitar o agravamento da situação da pessoa.

O curso de primeiros socorros é muito importante para salvar muitas pessoas e ingressar no mercado de trabalho, ou para ajudar qualquer um que necessite.

Invista em um curso online com certificado seja um grande socorrista mesmo que não realize a profissão.

Gostou desse conteúdo? Qualquer coisa estamos aqui para esclarecer alguma dúvida.

Até a próxima!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!