Por que terceirizar a criação de conteúdo do seu blog?

Criar artigos para o próprio Blog demanda muito tempo, principalmente, quando se trata de conteúdos de qualidade. Então terceirizar a criação de conteúdo para ele é uma excelente alternativa para alavancar seus negócios online

Redação
Publicado em 06/03/2023, às 10h43 - Atualizado às 13h52

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Para conseguir criar um conteúdo completo e que, portanto, responda o máximo de dúvidas possíveis de seus leads, demanda tempo. E o tempo é um ativo que é bastante escasso devido a correria da rotina, tanto para as empresas quanto para as pessoas.

A criação de conteúdo para blog, via de exemplo, é muito importante para sempre manter contato com seu público. Mas como ter uma ótima criação de conteúdo que atenda ao público-alvo, que fale no tom correto e conquiste a atenção da persona? Afinal, não se tem muito tempo para se dedicar a produzir bons materiais, não é mesmo?

Se você ainda não sabe ou tem pouca ideia sobre o que fazer para construir conteúdo de valor para a sua persona, fique com a gente até o final. Durante este material você terá acesso a melhor forma de fazer isso. Assim, irá conseguir manter seu público-alvo interessado em sua empresa ao passo que economiza muito tempo.

Qual é a importância da criação de conteúdo para web?

Antes de entender o porquê de terceirizar a criação de conteúdo do seu blog, é preciso saber mais a importância de criar conteúdos na internet. De início, podemos afirmar que produzir materiais gratuitos para web é o primeiro passo para expandir qualquer negócio.

De acordo com alguns sites, o Google tem a capacidade de pesquisar entre 5 e 9 bilhões de resultados por dia. As empresas que produzem conteúdos gratuitos estão entre estes resultados e, por isso, possuem maior tráfego orgânico em seus sites. Isto significa que, em relação às empresas que não criam conteúdo para web, aquelas que fazem materiais e disponibilizam na internet, têm mais chances de fechar negócio.

Com certeza isto é mais do que um simples motivo para começar hoje mesmo a pensar em estudar meios de criar conteúdos para web. No entanto, destacamos mais 4 razões que revelam a importância de aplicar esta estratégia de marketing de conteúdo ao seu negócio. Confira cada uma delas a seguir.

Relação com os leads

Estabelecer uma comunicação constante com Leads (possibilidade de negócio) nem sempre é uma tarefa fácil. A tarefa pode ficar ainda mais complexa quando se trata da produção de conteúdo para a internet. Uma vez que isto significa produzir materiais que estejam de acordo com as diretrizes dos motores de busca, como o do Google.

Contudo, o estabelecimento de relação com o leads é fundamental para que a empresa se desenvolva no digital. Falaremos mais sobre este ponto ainda neste tópico. Conseguir interagir com os leads pode gerar muitos benefícios, tais como:

  • Mais tempo para administrar a empresa em outras atividades;
  • Pouco investimento e muito resultado;
  • Maior conhecimento sobre seu público-alvo;
  • E, como consequência disso tudo, identificação precisa de quem é a sua persona.

Cada um destes pontos serão melhor desenvolvidos a seguir, fique com a gente e descubra. 

Para descobrir como se comunicar com os leads a partir da criação de conteúdo para seu blog. Siga o passo a passo a seguir:

  1. Crie conteúdos gratuitos para visitantes;
  2. Considere o meio pelo qual os visitantes chegaram até seu site;
  3. Identifique qual a área de interesse do seu público-alvo (serve bem às empresas que têm diversos produtos ou serviços);
  4. Busque passar o conteúdo no seu tom de voz. Por exemplo, se é mais analítico, sério, descontraído, seguir neste estilo.

Leve em consideração cada um desses fatores antes de iniciar a produção de todo e qualquer conteúdo futuro. A dica é utilizar todo o material produzido até o momento para direcionar os novos blogposts.

Se quiser saber mais sobre comunicação com Leads, acesse: Leads: Como me comunicar de modo efetivo?

Geração de valor

Para que a dica anterior realmente funcione, isto é, estabelecer contato com os leads, é preciso construir conteúdos que gerem valor. Não tem muito a ver uma empresa do ramo de construção passar a produzir conteúdos sobre moda em geral. Há uma discordância entre os nichos.

Por sua vez, a criação de conteúdo para seu blog somente irá gerar valor após ter em mãos as preferências do seu público-alvo. Isto irá auxiliar na identificação, também, da Persona (cliente ideal de uma empresa). Gerar valor é o mesmo que criar ideias relevantes para quem, no futuro, irá adquirir seu produto ou serviço. Desse modo, para gerar valor você pode fazer o seguinte na construção do conteúdo:

  • Identifique o momento em que estão seus leitores, se no topo, meio ou final de funil de vendas. Não se engane, os conteúdos mudam de acordo com cada etapa.
  • Se imagine no lugar do público. Qual conteúdo gostaria de consumir? Qual seria o formato ideal? Gostaria de assuntos mais recentes ou antigos? E o tom de voz, mais sério ou descontraído?
  • Entenda que os leitores não precisam, necessariamente, ter os mesmos conhecimentos que você. Por isso, foque em fazer materiais didáticos, explique os termos técnicos, construa parágrafos simples e objetivos.
  • Reserve links importantes durante os materiais de blogposts a fim de que os leitores aprofundem os próprios conhecimentos.

Nenhuma das dicas se anulam. A verdade é que elas devem ser sempre revisadas antes e durante a criação de conteúdo do seu blog. Deixando tudo alinhado, a sua presença no digital será mais facilmente estabelecida. Falando nisso, confira o tópico a seguir, pois tratamos este ponto com mais detalhes.

Presença no digital

Ao passo que um site inicia o seu processo de criação de conteúdo dentro do próprio blog, o Google começa a observá-lo com outros olhos. Mas, claro, não é apenas um aglomerado de palavras, copiar partes de artigos da internet, juntar tudo e publicar. Há diversas regras a serem obedecidas e também condutas a serem executadas. Caso contrário, toda a sua estratégia de marketing não funcionará.

A IA (Inteligência Artificial) do Google, seus motores de pesquisa mais exatamente, são rigorosos. É muito comum a contratação de profissionais que não compreendem como criar conteúdo na internet e a empresa não obter bons resultados. Na verdade, termina por ser penalizada pelo Google e ver cair a sua colocação nos resultados de pesquisa.

Sendo assim, unir as dicas de criar conteúdo para web que estabeleçam conexão com o público-alvo e que gerem valor para ele, é o melhor caminho para ter presença no digital. Além do mais, outras dicas para construir presença no virtual estão elencadas abaixo. São elas:

  • Não despreze as Técnicas SEO (Search Engine Optimization);
  • Busque pessoas com experiência na criação de conteúdo para internet;
  • Utilize as redes sociais para gerar tráfego para seu blog;
  • Use o Google Meu Negócio a seu favor.

Superando estes passos iniciais, no tópico a seguir você irá conferir o principal resultado de criar conteúdos que gerem entretenimento e valor para seu público-alvo,  bem como te auxiliam a estabelecer presença no digital. Confira!

Para entender mais sobre as técnicas de SEO, veja: SEO: 7 melhores dicas para um ótimo ranqueamento no Google.

Posicionamento no Google

Por fim, mas não menos importante, a importância principal da criação de conteúdo para web é bem posicionar sua empresa no Google. Como dito, o Google consegue analisar bilhões de pesquisas e gerar a mesma quantidade de resultados por dia. Ser referência e chamar a atenção do Google entre toda essa quantidade de dados não é uma tarefa fácil.

Em razão disso é que a produção de conteúdo para internet é uma das estratégias mais utilizadas no nicho do marketing. Com ótimas práticas de SEO, bem como boas condutas de produção de conteúdo para web realizadas por um especialista no assunto, é possível se posicionar bem no Google.

No entanto, ressaltamos que para realmente ter maiores chances de ter boa posição no Google, é interessante, antes, conhecer bem esta ferramenta. Assim sendo, destacamos algumas dicas para você melhorar a sua posição no Google. Estas dicas também servem para quem ainda não deu início a sua estratégia. Para buscar o melhor posicionamento possível no Google, faça o seguinte:

  • Estude o algoritmo do Google;
  • Busque palavras-chaves Head Tail e Long Tail;
  • Gere boa escaneabilidade dos seus conteúdos do blogpost;
  • Cumpra a promessa para a qual seu artigo se propõe;
  • Utilize links internos em seu posts;
  • Adicione links externo de sites relevantes para o Google;

Faça a adaptação do seu site para mobile (confira o tópico sobre Mobile Friendly).

Estas são dicas ótimas para ter ciência do que deve ser feito basicamente. Contudo, não dispensam profissionais que realmente estudam e entendem a fundo sobre o assunto. Sejam profissionais de SEO, sejam Especialistas em Produção de Conteúdo para Web.

Se chegou até aqui é porque realmente busca entender a razão de terceirizar a criação de conteúdo do seu blog. Fique tranquilo(a), você já está próximo de descobrir, mas, antes, confira a seguir os benefícios imediatos da criação de conteúdo para a internet.

Quais são os benefícios imediatos da criação de conteúdo na internet?

Como abordado, criar materiais para o próprio Blog demanda muito tempo, isto se falarmos sobre conteúdos de qualidade. Além do mais, se destacar no digital por meio desta estratégia demanda empenho, insistência e ainda mais tempo. No entanto, não usar a técnica pode ser fatal para uma empresa, afinal, grande parte dos seus clientes está na internet.

Por isso, designar esta tarefa para alguém que conheça as melhores práticas para produção de conteúdo na web é o melhor a se fazer. E isso é bem mais relevante depois de toda importância apresentada nos tópicos recentes. 

Mas até agora você teve acesso aos benefícios de produzir materiais gratuitos para a internet. Contudo, é importante também dar destaque para os pontos positivos e imediatos que pode colher ao utilizar este tipo de estratégia de marketing. Veja os principais benefícios a seguir.

Mais tempo para gerenciar outras atividades da empresa

Afirmamos inicialmente que a construção de bons conteúdos para o Google despende muito tempo e que este é um ativo muito relevante. Seguindo esta linha de raciocínio, a proporção inversa de gasto de tempo seria a economia dele. Nesse sentido, ressaltamos mais uma vez a importância de delegar a tarefa de construção da presença digital da sua empresa para um terceiro. 

Fazendo assim, terá mais tempo para gerenciar outras atividades da empresa. E isto acontece em razão da criação de conteúdo para web ser algo metódico e detalhado de se fazer. Visto que há todo um processo, um passo a passo à construção de um único artigo, por exemplo. Para criar um blogspot de qualidades é preciso passar pelas seguintes etapas:

  1. Planejamento de conteúdo;
  2. Definição de pautas;
  3. Redação;
  4. Revisão;
  5. Testes;
  6. Análise;
  7. Reestruturação.

Estas são apenas a parte de roteirização de conteúdo que vêm antes de “colocar a mão na massa”. Há todo um trabalho e compreensão do objetivo da empresa por trás da criação do conteúdo em si. Por conta de tudo isso é que fica mais simples e mais barato para uma empresa delegar a construção deste conteúdo.

Pouco investimento e muito resultado

É normal que se pergunte o quanto será investido na contratação de um terceiro para produzir os conteúdos do seu nicho. Por isso, separamos este tópico exclusivamente para você que tem essa dúvida.

Geralmente as agências de marketing digital trabalham com pacotes de serviços, os mais comuns são os seguintes:

  • Gestão de tráfego;
  • Pré e pós-venda;
  • Conversão; 
  • Relacionamento com o cliente.

No último pacote, o de relacionamento com o cliente, é aquele que se liga diretamente com o que tratamos, a produção de conteúdo. Nesse sentido, é importante verificar quantos conteúdos são produzidos em cada semana. Pois, quanto mais conteúdos forem criados, mais opção o seu público terá para ler.

Porém, atenção! Opte sempre pela qualidade ao invés da quantidade. É melhor um conteúdo que prenda a atenção de seus leads e ajude-os de alguma forma, do que simplesmente um amontoado de palavras sem sentido. 

Os valores pagos pelos pacotes podem variar bastante. O custo pode girar em torno de R$ 1.500,00 à mais de R$ 10.000,00 a depender da agência e sua especialização.

Sabemos que nem todos têm todo esse dinheiro para investir, principalmente no início. Como também, às vezes é possível se sentir inseguro de investir na criação de conteúdo para web e não ter retorno. Desse modo, começar com valores menores é mais interessante.

Desse modo, fazer a contratação de um Redator Freelancer Especialista em Produção de Conteúdo para Web (contato ao fim do conteúdo) e que seja autônomo, pode valer mais a pena. Os valores para a criação de blogspot também variam bastante. 

O valor está em torno de R$ 500,00 a R$ 700,00 por mês para a produção de artigos de 500 a 1000 palavras. Isto levando em conta a produção de 5 bons artigos a cada semana. 

É um fluxo de conteúdo muito bom e que entre 2 a 3 meses é possível observar mais visitas no seu blog, o que também é ótimo. Afinal, como dissemos, mais visitantes irão melhorar a análise do seu público-alvo, identificar sua persona, ter presença no digital, além de ter uma base de contato maior. É exatamente sobre isso que falamos a seguir.

Maior base de contato de possíveis clientes

Especificamente neste ponto, é preciso se atentar a uma informação crucial. Dentro do marketing de conteúdo, é possível utilizar a estratégia de CTA (Call To Action). É a chamada para ação, em sentido literal. Bem como existe a técnica de fazer com que os seus leitores assinem a sua newsletter. Iremos aprofundar a seguir.

O CTA é bastante importante em todas as fases do funil de vendas, porém ainda mais no topo do funil. Pois que, no início do funil a empresa deve apenas produzir conteúdos que estabeleçam comunicação com seus leitores e não se promover. Nesse sentido, se a sua estratégia de marketing de conteúdo ainda está no topo do funil, se limite a fazer um CTA nos materiais para convidar seus leitores a assinarem sua newsletter, apenas.

Entretanto, se a sua estratégia está no meio do funil, fazer o convite para seus leitores adquirem a newsletter do site pode ser interessante. Desse modo, pode até mesmo ser estabelecida a assinatura como condição para conferir os conteúdos do seu blog. 

No meio do funil é possível fazer isso, criar esta espécie de “barreira” para selecionar apenas aqueles leitores que podem se tornar leads. Lembre-se, a assinatura do funil pode ser feita por meio do fornecimento do e-mail de cada leitor. Dessa maneira, terá mais pessoas para utilizar a estratégia de e-mail marketing.

No topo do funil não pode ser feito isso em razão de ser um momento dedicado a receber tráfego orgânico e conhecer seu público-alvo. Desta feita, siga o passo a passo abaixo. Se estiver no TOPO do funil, faça o seguinte:

  • Criação de conteúdo livre de impedimentos;
  • Aplicação de CTA nos conteúdos;
  • Convite para assinar sua newsletter e aumentar o número de contatos de leads.

Caso contrário, se estiver no MEIO do funil, faça o seguinte:

  • Criação de conteúdo com certo nível de impedimento;
  • Acesso ao conteúdo completo depois que assinar a newsletter;
  • Informar e-mail para acessar conteúdos ilimitados;
  • Enviar e-mail marketing da sua empresa para os e-mails informados.

OBSERVAÇÃO:Colocar a assinatura da newsletter como condição para acesso aos conteúdos do seu blog não significa impedir os leitores de acessar o blogspot caso não informem seus e-mails.

Como construir conteúdos relevantes na web?

Saber como construir conteúdos relevantes para web ultrapassa o simples conhecimento da importância e benefícios de usar esta estratégia em seu negócio. Um simples erro na maneira como ocorre a criação de conteúdo para seu blog pode fazer um estrago enorme em seu marketing de conteúdo.

Além disso, é importante estabelecer que a criação de conteúdo embora deva estar alinhado com a geração de leads, são elementos distintos dentro do marketing. É claro que com um bom material feito e publicado como blogspot, mais leads uma empresa terá.

No entanto, para isso acontecer é extremamente fundamental saber como construir conteúdos relevantes para web. Na verdade, compreender todo o processo ou ao menos parte dele que envolve a produção em massa de ótimos materiais para um site. Se você quiser saber mais sobre como construir blogposts relevantes na web, confira tudo a seguir.

Analise o seu público-alvo

Ao analisar o seu público alvo você deve levar em conta em que momento do funil de vendas ele está. Pois, como bem informado, os conteúdos a serem produzidos irão ser moldados ao passo que um leitor avança no funil de vendas. Para ficar mais claro destacamos a finalidade de cada etapa de um funil logo abaixo:

  • Topo do Funil -> Esta é a etapa de descoberta. Aqui o objetivo maior é a resolução de problemas das pessoas. O mais comum são os blogposts que tratam de diversos temas dentro de um nicho e que podem ser a causa de uma dúvida recorrente, por exemplo.
  • Meio do Funil -> Por sua vez, aqui é a etapa de consideração. Isto é, neste momento ocorre a conexão entre a descoberta de um certo problema e as possíveis soluções. Pode ser usada para preparar os leads para a venda de um produto ou serviço.
  • Fundo do Funil -> Por fim, o fundo do funil é onde acontecem as decisões dos leads, com que irão solucionar o problema descoberto. Assim, apresentar-se como solução e os benefícios da contratação é o ideal a ser feito.

Somente com base na análise dos leads é que será possível criar um bom conteúdo. Alguns especialistas consideram a análise do público-alvo como uma parte bastante importante para o planejamento do conteúdo. Por isso, muita atenção ao público-alvo.

Observe a sua concorrência

Por conseguinte, a dica infalível é a observação da concorrência. Não estamos falando sobre copiar os concorrentes, mas, sim, de considerar suas estratégias. Desse modo, será possível aprender com os erros deles e replicar, como seu diferencial, aquilo que já deu e ainda dá certo.

A replicação de boas estratégias não é copiar e colar os conteúdos, por exemplo. Porém entender, com base neste exemplo, que a criação de conteúdo no seu blog pode ser uma ótima ideia para ter fluxo constante de visitantes em todo seu site.

A ideia é acertar onde os concorrentes erraram, mas sem deixar de aperfeiçoar tudo aquilo em que acertaram.

Evite a autopromoção no topo do funil de vendas

Esta é uma dica, principalmente, para as empresas que ainda não têm experiência com a criação de um bom marketing de conteúdo. Bem como, nunca fizeram um funil de vendas.

Imagine que você vai pescar apenas com um anzol, sem isca, sem nada. Acredita que algum peixe vai ser atraído? A resposta é simples, não. Do mesmo modo, nenhuma chance de negócio vai aparecer se a todo momento, do começo ao fim do funil, uma empresa se autopromover.

Em grande parte das vezes o efeito é ao contrário, a empresa demonstra desespero e até perde os leads. Como apresentado, o topo do funil tem a funcionalidade de auxiliar na descoberta de um problema. O intuito é unicamente ajudar seus leitores por meio de informações de qualidade. 

Assim, o Google começa a ranquear bem a sua página na internet tanto por atender a demanda dos seus usuários quanto por oferecer valor para quem acessa seus materiais.

Entenda os problemas, dê solução

Uma vez que você se dá a oportunidade de ajudar os leitores, começa a entender as dores e anseios que carregam consigo. Por exemplo, ao considerar os conteúdos que mais são acessados no seu blog fica muito simples de desvendar o que o seu público-alvo está procurando.

Por sua vez, somente depois de compreender os problemas é que será possível oferecer a solução. Nesse caso, depois de ter informado bem seus leitores, ajudá-los a fazer uma conexão entre seus problemas e possíveis soluções e, por fim, se apresentar como solução mais adequada. 

Tudo isso demanda tempo, esforço e dedicação. Portanto, mais uma vez, busque profissionais que possam fazer isso, terceirize, ganhe tempo e veja o lucro da sua empresa crescer.

Mobile friendly

Lembra que falamos que o Google consegue fazer entre 5 a 9 bilhões de pesquisas todos os dias? Pois bem, cerca de 63% dessas pesquisas são feitas por meio de celulares nos EUA, conforme o site KryptonBPO. Já no Brasil, cerca de 155 milhões de brasileiros têm acesso à internet por meio de smartphones.

São dados gigantescos e que devem ser levados em conta. A partir disso surge a ideia de toda a empresa possuir um site Mobile Friendly. Em outras palavras, é ter as configurações do site voltadas para o uso não apenas de computadores, mas de celulares também.

Muitas vezes o site é mal configurado e alguns problemas surgem para o usuários de smartphone. Em razão disso, eles acessam o site e rapidamente saem. Desse modo, aumentando a taxa de rejeição, o que é mal visto pelos motores de busca do Google. Assim, o Google passa a entender que o site não é relevante.

Para ter um site mobile friendly busque evitar os principais problemas, são eles:

  • Observe se o site tem uma navegação simples para celulares;
  • ótimo nível de carregamento;
  • Site com layout responsivo, que se adapte a diferente tamanhos de tela;
  • Analise se o controle por toque está funcionando bem.

São os principais pontos a serem analisados. Para entender melhor, você pode acessar o seguinte conteúdo: Mobile friendly: o que é e as vantagens de ter um site otimizado para dispositivos móveis.

Contrate freelancers especialistas em produção de conteúdo para web

Por fim, levando tudo isso em conta, contrate freelancers especializados em Produção de Conteúdo para Web. A construção de conteúdo para internet não é criar um texto qualquer. Existem diversas etapas a serem observadas com calma a fim de que o resultado final seja colhido pelo cliente o mais rápido possível.

Esta dica é para quem ainda não se sente seguro em contratar uma agência de marketing ou tem pouca capital para investir. Ao contratar apenas um freelancer, além de economizar muito, você tem a chance de ver de perto como um conteúdo é produzido, ver tudo o que tratamos aqui na prática.

Para saber ainda mais sobre como construir um conteúdo relevante para web, acesse o link. Mas caso queira contratar um redator especialista em produção de conteúdo para web para melhorar a presença online de sua empresa, entre em contato.

Portanto, durante todo o conteúdo foi exposto alguns pontos relevantes a respeito da criação de conteúdo para web. Após este material, agora você já é capaz de compreender não apenas a importância, mas o porquê de terceirizar esta parte tão importante para sua empresa.

Além disso, a partir de hoje você já entende quais os benefícios imediatos de criar conteúdo gratuito para internet. Como também, sabe o mínimo necessário para produzir por si mesmo conteúdo relevante dentro do universo digital.

Para saber mais a respeito de como criar conteúdo de valor para a internet e seu público-alvo, curta e/ou comente este post. Assim, continuaremos produzindo materiais que te ajudem a entrar neste nicho tão importante para as pessoas e empresas.

Artigo feito em parceria com José Bernardino. Entre em contato!

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