Sustentabilidade

Por que consumir de marcas eco-friendly?

Preservação do meio ambiente tem se tornado uma preocupação cada vez maior de consumidores e empreendedores

Henrique Gear SEO
Publicado em 27/07/2020, às 11h45 - Atualizado em 24/08/2020, às 00h25

FacebookTwitterWhatsApp
Reprodução/Internet
Reprodução/Internet

Atualmente, cada vez mais pessoas estão ficando conscientes da importância de adotar um estilo de vida que priorize a sustentabilidade do planeta. Preservar o meio ambiente e encontrar alternativas para que ele seja menos depredado é uma das principais preocupações que a humanidade enfrenta no momento.

Dessa forma, hoje, os consumidores estão mais exigentes sobre como as marcas produzem os seus produtos ou realizam a prestação de seus serviços. Eles pesquisam e cobram que as grandes companhias adotem uma , tendo o desenvolvimento sustentável como uma de suas prioridades. 

Ao promoverem essa transformação na maneira de gerenciarem o negócio, os empresários procuram tornar sua marca “eco-friendly”. Em português, o termo poderia ser traduzido como “amigável ao meio ambiente”, significando ter uma empresa que priorize a preservação da natureza.

Essa filosofia deve estar presente em todos os setores da empresa: nas ações, políticas, nos serviços que ela presta, na fabricação, na distribuição e na venda dos produtos. Os consumidores preocupados com essa causa analisam todo esse caminho, da origem da matéria-prima e os métodos de produção até a execução de tarefas.

No entanto, por que você, consumidor comum, deveria ter essa preocupação para consumir produtos e serviços de marcas que são eco-friendly? E como você pode identificá-los? Saiba mais abaixo.

Preservação do planeta

O principal motivo para adotar um estilo de vida eco-friendly e consumir marcas que tenham essa mentalidade é a preservação do planeta como um todo. Isso significa não apenas preservar o meio ambiente, a vida das plantas e dos animais, como também encontrar formas da sua própria qualidade de vida se tornar mais ecológica.

Ao comprar produtos de marcas eco-friendly, você tem certeza que aquele item não traz danos para a natureza. Em alguns casos, pode significar que aquele produto não conta com substâncias tóxicas em sua composição, que podem causar problemas de saúde para o seu corpo ou poluir o ambiente após a embalagem ser descartada.

Em outras situações, é ter a certeza de que aquele produto não foi testado em animais, preservando o bem-estar e a integridade dos bichos. O produto também pode ser eco-friendly se ele é feito seguindo as práticas de agricultura sustentável, causando menos danos ao solo e à natureza de uma maneira geral.

Identificação

A identificação de empresas que adotam práticas de produção sustentável não é nada complicado. Em supermercados, você pode averiguar se as embalagens contam com selos e símbolos que indicam que aquele produto é um amigo da natureza, adotando medidas de sustentabilidade durante toda sua produção.

Outra dica importante é pesquisar sobre como determinada empresa está lidando com a questão de um desenvolvimento sustentável. Você pode encontrar informações sobre como é a forma de produção do que ela está vendendo e ter a certeza de que o meio ambiente não é agredido neste processo.

Greenwashing

Pesquisar o histórico de ações adotadas por uma empresa se faz ainda mais necessário devido à prática de “greenwashing”. Isso é quando as empresas aproveitam a popularização da filosofia de consumo sustentável para realizar uma propaganda enganosa de seus produtos, atraindo mais consumidores.

Esse marketing trabalha no sentido de fazer com que um produto pareça ecologicamente correto, sendo que, na verdade, não é. Assim, pesquisar a origem do produto e entender se a produção dele abrange a sustentabilidade em todas as etapas é indispensável para garantir que o meio ambiente, de fato, esteja sendo preservado.

Qualidade de vida

Consumir marcas eco-friendly ajuda a natureza, mas você pode adotar outras práticas para promover esse estilo de vida. Se possível, ir para o trabalho ou para a escola a pé ou de bicicleta é uma medida de não poluir o ar com o uso de um automóvel.

Trocar o carro próprio pelo uso do transporte público também é uma forma de causar menos poluição atmosférica. Outra alternativa é ter um rodízio de carona para levar os colegas para trabalhar, diminuindo a quantidade de carros na rua. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!